sábado, 31 de janeiro de 2009

A expedição do reporter Horst Kissmann está prevista para iniciar amanhã.

Meninas e meninos,
A mais que prazerosa expedição que meu amigo Horst Kissmann deverá iniciar amanhã, pelo calendário previsto, denominada Minha Primeira Adega, terá a “árdua” tarefa de visitar e degustar os vinhos das vinícolas mencionadas abaixo.
Como já publiquei em Dezembro, para cada garrafa de vinho que o Horst trouxer para compor sua adega, outra será doada para o projeto social Gastromotiva.
A Expedição para montar a adega do Horst, terá a duração de 30 dias e percorrerá grandes vinícolas do Brasil, Uruguai, Argentina e Chile. Ao todo, serão mais de 10 mil quilômetros dentro de um carro, tudo por conta de um bom motivo: Buscar os rótulos que farão parte da Minha Primeira Adega.
Horst contamos com você para nos municiar de notícias ao longo da jornada.


Vinícolas que deverão ser visitadas nos países de origem.
Os rótulos escolhidos só serão divulgados no retorno da viagem.
Contato: David Hertze-mail: david@gastromotiva.org
Telefone: 11 3875.7189
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Delika uma casa que tem tradição em Búzios

Meninas e meninos,
Todos os dias recebo indicações de lugares que amigos visitam e me avisam da qualidade.
Agora recebo a indicação de uma casa que inaugurou o ano passado em Pinheiros, e que é advinda de Búzios.
Além dos sanduíches, tem saladas, grelhados e sopas.

No exato 11 de dezembro de 1980, Armação dos Búzios - RJ começou a degustar um dos melhores sanduíches do mundo, segundo seu clientes.
Sem nenhum exagero, a Delikatessen já fazia parte do folclore Buziano, fazendo muita gente trocar um prato tradicional de comida por um suculento sanduíche no Pão Sírio.
Tudo começou com uma pequena lojinha. Entre os anos de 81 e 83 o “Delika” (redução criada pelo público) estabeleceu-se na Praia dos Ossos, onde o lugar se tornou lendário, a ponto de 2.000 pessoas se acotovelarem na porta da loja em épocas de temporada. Até barraquinha de cachorro-quente apareceu em frente, por causa do grande movimento.
Segundo o proprietário, a loja fechava às 9 da manhã para abrir novamente às 10.

Quando o Delika se despediu do local, a Praia dos Ossos nunca mais foi a mesma. Mudou-se para um novo endereço no centro de Búzios onde ficou por mais 18 anos até que trocou de mãos, indo para o empresário Ricardo Dias, vindo de São Paulo, que tentou estabelecer-se na cidade onde tocou a casa por mais cinco anos, até que decidiu largar a tranquila Búzios pela “Louca Sampa”.
E trouxe pra cá a mesma casa, com os mesmos sanduíches, decoração, atendimento, conforto e tranqüilidade que a casa tinha em Búzios, para uma tranqüila rua do bairro de Pinheiros.

A casa foi reformada e adaptada para sua estrutura típica, que recebe os clientes em confortáveis sofás e mesas.
Os sanduíches são diferentes do padrão conhecido. Feitos somente no Pão Sírio, têm recheio saboroso e salada sempre super fresca, sem falar no molho rose que tem um segredo, que o Chapeiro e Sócio da casa, Nadival Mota, conhecido como Coco, não revela a ninguém.
Os recheios dos sanduíches (18 sabores no total), tais como filet mignon, frango, peito de peru, carne assada, rosbife com abacaxi e muitos outros, são os que dão o sabor especial.
Aconchego é outro ponto forte da casa, só mesmo visitando pra sentir o ambiente agradável com vídeos e música de boa qualidade.
Os clientes Buzianos recomendam aos Paulistas o sanduíche de carne assada com provolone e azeitonas verdes, sem falar no de frango grelhado ou a milanesa.
A casa também tem sopas e saladas em Buffets com ótimas opções. Diariamente são quatro opções de sopa e mais de 20 opções de saladas com preços mais que razoáveis: Buffet de Sopa por R$ 11,90(você pode se servir à vontade quatro tipos de sopas) e o Buffet de saladas por R$ 9,90(apenas no almoço), para acompanhar as saladas você também pode pedir um grelhado de filet mignon ou de peito de frango.
Os sanduíches que ficaram famosos na pequena cidade de Armação dos Búzios agora chegam a São Paulo com mais de 16 opções no cardápio, desde o delicioso Filé Mignom com Queijo R$ 15,60 ao Carne Assada com Provolone e Azeitona R$ 15, 70, até sanduíches para vegetarianos como o Berinjela grelhada com Queijo Minas por R$ 12,00.
Casa com decoração bem descontraída e ambiente aconchegante, com poucas mesas e muitos “sofás” com mesinhas de centro, onde você comer de maneira descontraída como se estivesse em Búzios, isso sem falar dos Shows em vídeo que rolam nas TVs de LCD distribuídas pelo ambiente.
A casa fica no Bairro de Pinheiros, na Rua Henrique Monteiro, 35, bem próximo das Avenidas Faria Lima e Rebouças.
Uma casa para se conhecer, tanto pelo ambiente como pela comida.
Não perca.
Delika:Rua Henrique Monteiros, 35
http://www.delika.com.br/
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Vinho nacional precisa de divulgação.

Meninas e meninos,

Vejo que o que o dito popular que cobra que não anda não engole sapo, se aplica.
Por muitas vezes em conversas, tenho inquirido o porque de não se fazer com o vinho, em termos de propaganda, o que é feito com outras bebidas, pois bem agora parece que vai!
Iniciativas de marketing que difundem os diferenciais da bebida nacional e os benefícios à saúde das pessoas, aliados à democratização do consumo, são as principais recomendações de um estudo encomendado pelo Instituto Brasileiro do Vinho IBRAVIN.
Finalmente as nossas recomendações, minhas e de outros que militam no meio dos consumidores, palestras, vitivinicultores, da enogastronomia e cursos, foram ao menos levadas à efeito.
Não é de hoje que levanto a bandeira da propagada institucional para esta bebida fermentada tão pouco conhecida e consumida, quando se compara aos destilados, por exemplo, em nosso país.
Creio ser o vinho pouco consumido pela falta de conhecimento da bebida, pelo preço, pela glamurização e pelo falso conceito de que vinho não se bebe sob temperaturas mais elevadas como as nossas.
Que diríamos então daquele destilados fartamente consumidos em países até mais quentes, ou mesmo dentre nós?
Vemos ao longo dos últimos anos, esforços hercúleos de vários vitivinicultores para ganharem escala dentro da mais alta qualidade, e terem como conseqüência um melhor preço.
Ainda por ser uma bebida pouco consumida, não se pode compará-la com a cerveja, outro fermentado, que, aliás, nunca deixou de lado ações de marketing muito vigorosas e maciças ao longo do ano, criando momentos propícios para a bebida, fosse no verão ou inverno, colocando produtos específicos e muitas vezes sazonais no mercado.
Trabalhei em um veículo de mídia que o mote era e é “Tirar a gravata do vinho”, colocando bem claro o desejo de democratizar o consumo bem orientado, sem ostentações e luxos supérfluos, que só encarecem e mitificam o vinho, em nada ajudando para seu maior consumo e conhecimento.
Esta pesquisa do IBRAVIN vem em boa hora para que possamos inclusive melhorar a imagem do vinho brasileiro tão mal compreendido e aceito por nossa população.
Temos obtido uma melhora significativa nos últimos anos em qualidade, lembrando que somos ainda muito jovens em experiência, quando comparados aos outros paises produtores, principalmente aos do continente europeu, mas a globalização tão funesta certas horas e em determinados temas, nos tem propiciado trocar experiências e fazer ajustes já feitos e tentados com sucesso em outros países, ajudando e muito nossa produção.
Os resultados da pesquisa feita com 1.037 pessoas entre 18 e 69 anos em três capitais do País – Porto Alegre, São Paulo e Recife foi revelado ao setor vitivinícola e à imprensa dia 20/01/09 em Bento Golçalves, mostrando que o desconhecimento do vinho não é somente por parte dos consumidores, mas também de alguns distribuidores e da rede varejista.
Com base nos dados de consumo, de comportamento perante o vinho, e nas preferências dos brasileiros destas três regiões diferentes, incluindo-se os canais de distribuição, o estudo será a base de todas as ações promocionais previstas pelo IBRAVIN este ano, com o objetivo de aumentar o consumo das bebidas derivadas de uva no Brasil.
Fonte IBRAVIN
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão




Unibroue lança edição limitada para comemorar 17º aniversário

Meninas e meninos,
Recebi de meus amigos Marcelo, Tatiana e Camila, que são da Bier & Wein, a notícia da chegada de mais uma cerveja com edição comemorativa, desta feita uma que quase completa a maioridade, pois faz 17 aninhos.
A Bier & Wein, fundada há 22 anos, é a maior importadora de cervejas especiais do Brasil, trazendo ao país marcas mundialmente conhecidas e prestigiadas e também uma expressiva linha de vinhos e espumantes, além de distribuir rótulos exclusivos de cervejas nacionais e águas saborizadas. Dentre as marcas de cerveja líderes no mercado, estão as alemãs: Erdinger – a cerveja de trigo mais conhecida e consumida no mundo, Warsteiner – pilsen top of mind alemã e HB - cerveja da prefeitura de Munique, que originou o tradicional Oktoberfest; as holandesas: La Trappe - produzida no Monastério de Koningshoeven, Urthel – receita belga produzida na Holanda e 8.6 strong lager – força e personalidade em cerveja; a austríaca Eggenberg – produtora da Samichlaus, a lager mais forte do mundo; as canadenses premiadas Unibroue; as nacionais: Dado Bier, Therezópolis e Bauhaus. Desde meados de 2006, a Bier & Wein assumiu também a distribuição nacional da cerveja irlandesa Guinness - ícone mundial de cerveja stout. Entre os vinhos, destacam-se os uruguaios Dante’s Irurtia, o chileno Panilonco - dos vinhedos Errázuriz-Ovalle (EOV), os argentinos Nesman e os conceituados espumantes alemães da Henkell & Co, além da distribuição da linha de águas saborizadas Neutra.

A Unibroue é uma companhia canadense de cervejas especiais, fundada em 1991 e especializada na arte da produção de cervejas artesanais por métodos tradicionais. A família de cervejas desenvolvida pela Unibroue é formada por vários diferentes tipos e cada um tem um sabor único e original. São cervejas com sabores, cores, texturas e estilos distintos, sendo todas de alta fermentação (tipo Ale) e refermentadas na garrafa. As cervejas são elaboradas sem produtos químicos ou aditivos e as matérias-primas são analisadas e certificadas.As cervejas Unibroue, como os vinhos, não têm data determinada de validade, mas sim a indicação do tempo de guarda recomendada, que varia de 2 a 10 anos. São produtos que continuam evoluindo dentro da própria garrafa e se tornam melhores ainda ao longo do tempo.A Unibroue é exportada para diversos países e é detentora de vários prêmios internacionais. Este ano, La Fin du Monde acaba de ser premiada com a medalha de ouro no World Beer Cup em San Diego na categoria estilo belga pale ale. Outra realização importante foi a classificação entre as 10 melhores cervejarias do mundo, em 1995 e em 1996, pelo “The Beverage Testing Institute of Chicago”, principal referência no mercado da indústria cervejeira. Ganhou também medalhas pela inovação e design de seus rótulos. No concurso internacional de cervejas “World Beer Championships” de 2006, conquistou medalha de ouro com as cervejas Trois Pistoles e “Unibroue 15” e medalha de platina com a La Fin du Monde.
Unibroue 17
A mais nova cerveja de aniversário da Unibroue, a Unibroue 17, é uma vintage ale que segue a qualidade, a tradição e o refinamento característicos da marca. De cor âmbar escuro e acentuada efervescência, é uma extra strong dark ale encorpada e bem equilibrada, complexa no paladar. Oferece um rico bouquet de intenso malte tostado e especiarias aromáticas. É surpreendentemente lupulada, com toques súbitos de café e carvalho. Unibroue 17 é refermentada na garrafa, assim como as outras vintage ales da Unibroue. Este processo ocorre ao se acrescentar quantidades precisas de levedura viva e açúcar antes do engarrafamento, aumentando a força, a efervescência e o sabor. Potente, contém 10% de teor alcoólico. Não espere para provar esta cerveja poderosa e garanta a sua garrafa, pois a edição é limitada.
Estilo: Belgian Style - Extra Strong Dark Ale
Teor alcoólico: 10%
Aparência: Coloração âmbar escura, com efervescência acentuada e persistentes anéis de espuma de cor creme.
Aroma: Complexo bouquet de malte tostado, notas de lúpulo e especiarias aromáticas com tons de baunilha.
Paladar: Intensamente maltado, levemente adocicado e surpreendentemente lupulado com traços de café e súbito final de carvalho.
Harmonização: carne assada de panela, lombo de porco temperado ou cordeiro assado, trufas de chocolate escuro, etc.
Embalagem: garrafa rolhada de vidro 750 ml.
Bier & Wein
Televendas: (11) 5643-8584 ou 5641-6669
sac@buw.com.br
Entrega gratuita para as capitais: São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Belo Horizonte, nas compras acima de R$ 150,00. Para qualquer localidade nas regiões Sudeste e Sul, gratuidade para valores acima de R$ 350,00.
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Bocuse d'Or teve brasileiros na disputa


Meninas e meninos,

A França venceu o 20ºconcurso mundial de confeitaria, 2º lugar foi Itália e no 3º lugar a Bélgica;Brasil ficou na 22ª posição.
O Concurso é paralelo ao Bocuse d'Or.

O Bocuse d´Or é o maior concurso da cozinha internacional. Realizado desde 1987, ocorre a cada dois anos em Lyon, na França, como vitrine para novos talentos. A 11ª edição está sendo realizada desde os dias 24 e vai até o dia 28 de janeiro de 2009 e tem delegações de 24 países.

A Associação Brasileira da Alta Gastronomia (Abaga), responsável pela escalação da equipe que representará o Brasil, selecionou profissionais com grande vivência na área gastronômica: o chef Mario Freitas de Barros, do restaurante Alfredo di Roma (Hotel Intercontinental), do Rio de Janeiro (RJ); a assistente Manuela Leão, estudante de Gastronomia da Universidade Anhembi-Morumbi, de São Paulo (SP); o capitão David Jobert, chef francês que morou dez anos no Brasil e trabalha atualmente no Hotel La Cigale, no Quatar; o jurado Marcelo Pinheiro, chef-executivo do Hotel Intercontinental, de São Paulo (SP); e o manager Jorge Monti, presidente da Abaga. Para participar, Mario Freitas de Barros teve que vencer o Concurso Azteca, o mais representativo da América Latina.


O cearense Mauro Freitas, chef do hotel InterContinental Rio, embarcou para Lyon, na França, para representar o Brasil no Bocuse D’Or _competição mundial de gastronomia criada por Paul Bocuse. Entre os pratos que Freitas fará, está um mignon em crosta de champignon e ervas, batata recheada com bochecha de boi e bacon

Chefe Rafael Barros-Confeitaria-Capitão candidato
Chefe Ramiro Berssaim-Confeitaria-Candidato
Chefe Cledivaldo Adja-Confeitaria-Candidato
Chefe Dario Viana-Confeitaria-Juri do Brasil
Chefe Mauro Freitas-Bocuse d `Or-Candidato
Manoela Leão-Bocuse d `Or-Assistente
Chefe Marcelo Pinheiro-Bocuse d`Or-Juri do Brasil
Chefe David Jobert-Bocuse d`Or-Capitão
Chefe Christian Formon-Bocuse d`Or-Fiscal
Lidia Alberte-Geral-Coordenãção
Edgar Duprat-Geral-TV Abaga / Special Gourmet
Pedro Valsassina-Geral-TV Abaga
Chefe Jorge Monti-Geral-Manager e promoter Brasil
Parabéns aos participantes.
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

ENAMORE vem pela Vinhos do Mundo

Meninas e meninos,
Depois de alguns dias onde a Internet era movida à manivela, e precisava de muitas voltas para se plugar, recebo esta novidade da Vinhos do Mundo, feito pela Bodega Renacer (que não desaba), e que tem um nome mais que sugestivo.
A Bodega Renacer produz vinhos distintos, modernos, com elegância e personalidade. Em suas etiquetas, se denota um estilo único focado nos aromas típicos desta variedade símbolo da Argentina.A bodega está ciente de que os melhores vinhos saem dos vinhedos mais bem cuidados, por isso, suas videiras são tratadas, cuidadas, e o crescimento é controlado, limitando assim a sua produção para melhor concentração de cores e aromas.Mendoza é um dos lugares mais privilegiados do mundo pelas condições que oferece para a produção de vinho. Estas condições excelentes são engarrafadas juntamente com os grandes vinhos que têm alcançado os mercados do mundo inteiro nos últimos anos. O futuro da variedade símbolo da região, o Malbec, é muito promissor como definido recentemente por Robert Parker.
Nesta família de produtores apaixonados e comprometidos com o objetivo de compartilhar sua devoção pelo vinho com o mundo inteiro, onde cada membro é considerado uma peça importante na elaboração, transmite a filosofia da Renacer: "Alcançar a mais alta qualidade dentro dos padrões internacionais mais elevados".
A vinícola situada em Perdriel, bem ao pé da Cordilheira dos Andes, combina o estilo medieval de sua torre de pedra com os mais modernos equipamentos técnicos. Os vinhedos que circundam a vinícola crescem nos solos franco-argilosos da Renacer, ideais para o cultivo dos melhores Malbec do mundo. Os vinhedos da Renacer estão localizados em Perdriel, uma zona única em Mendoza, onde o Malbec encontrou sua melhor expressão, devido às características de clima, altitude, solo e água.ENAMORE nasce em uma visita de Marilisa Allegrini a Mendoza. A prestigiada produtora de vinhos italianos encontrou em Mendoza condições privilegiadas para a elaboração de "Amarone", um dos mais famosos vinhos de Vêneto, na Itália. A idéia era aplicar a técnica utilizada na elaboração de Amarone, chamada apassimento onde as uvas são secadas naturalmente até perderem 1/3 do seu peso, nas uvas argentinas. Em conjunto com Paolo Mascanzoni, enólogo da vinícola Allegrini, Alberto Antonini, enólogo da Renacer, consegue dar vida a ENAMORE, um vinho de personalidade distinta, frutado, muito elegante e de grande estrutura. Jogando com as letras de Amarone, eis que surge ENAMORE. O amor nasce entre o velho e o novo mundo.

http://www.vinhosdomundo.com.br/
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Bota-fora World Wine 2009 oferece vinhos exclusivos com até 70% de desconto

Meninas e meninos,

Estou fora de São Paulo, mas fui avisado do inicicio da liquidação da World Wine que está imperdível.
Assim que voltar passo por lá para abastecer mimha adega.

A partir de amanhã até o dia 07 de fevereiro, a World Wine abre as portas de suas lojas para o tradicional Bota-fora anual, com descontos de até 70%. São mais de 300 rótulos em promoção entre tintos, brancos, rosés, espumantes, destilados e fortificados de diversas regiões do mundo, com preços a partir de R$ 16,00.
Dos mais de 300 rótulos em promoção, um dos destaques é o champagne Delamotte Rosé Brut, (90 pontos na Wine Spectator), uma ótima opção para o verão.
Alguns dos destaques do Bota-fora World Wine 2009 são: o tinto Amativo Salento IGT 03 da Cantele (Tre Bicchieri no Gambero Rosso 2006), o Castell de Falset 01 (89 pontos no Guia Peñin), o Montepulciano D’Abruzzo “Cerasuolo” DOC Rosé 04 da Vini Farnese, o Bordeaux Vin de Marque Sirius Blanc 05 e o raro fortificado Fondillón Gran Reserva Cosecha 1980.
Os vinhos em promoção poderão ser encontrados nas três lojas próprias da World Wine nos bairros paulistanos dos Jardins e Brás, e em Ribeirão Preto. As compras também podem ser efetuadas pelo Televendas: (11) 3383-7477.
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

sábado, 17 de janeiro de 2009

Nas livrarias o novo livro de Marcelo Copello

Meninas e meninos,

Recebi do meu amigo Marcelo Copello, enófilo radicado no Rio de Janeiro, editor de vinhos da bela Revista Adega, mentor e palestrante da Escola Mar de Vinho e colunista da Gazeta Mercantil, o recado que ele terminou seu mais recente trabalho.
Segue o lembrete:

"Pessoal, finalmente nasceu meu 4o filho, com 640 gramas, 330 páginas. Puxou o pai: bela capa e cheio de conteúdo!
Os Sabores do Douro e do Minho -Histórias, Receitas, Vinhos
já nas melhores livrarias da galáxia.
Saúde!
Marcelo"

Para comprar acesse o site Mar de Vinho, no link: http://www.mardevinho.com.br/livros/compre-livros-marcelo-copello .
Parabéns Marcelo e à todos nós que poderemos ler seus ensinamentos.
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

La Pasta Gialla é o mais novo italiano a prestigiar o Butantã


Meninas e meninos,
Fui convidado a conhecer a mais nova franquia da La Pasta Gialla, marca do chef Sergio Arno, sendo esta a de número 16, e que foi inaugurada no Continental Shopping.
Em um clima de descontração e alegria, formamos uma grande mesa, onde quase todos já se conheciam, e ainda fomos apresentados à franqueada Milena Vallocci, e algumas jornalistas e executivos do Shopping, o que tornou o almoço uma confraternização.
O cardápio:

Entrada de salada de folhas verdes com carpaccio parmesão e alcaparras, regadas ao molho de mostarda.
1º Prato-Ravióli de queijo de cabra ao molho de pêras e amêndoas, que harmonizou muito bem com um Sauvignon Blanc Coleccion Privada 2008 da Viña Casa Blanca, que estava muito bem equilibrado em acidez e álcool.
2º Prato-Paillard de filet mignon grelhado com risoto de castanhas do Pará, que harmonizei com um Santa Alvara Merlot.
Pudim de leite com crostata de amêndoas foi a sobremesa: Está com inveja?
Vá fazer uma visita à Milena e peça este mesmo cardápio!

O La Pasta Gialla existe há oito anos nos melhores endereços do Brasil. A nova loja, localizada no espaço gourmet do Continental Shopping, ganha destaque entre os seletos restaurantes já existentes no local. O cardápio fica por conta da variedade de massas e bruschettas, receitas assinadas pelo chef Sergio Arno.
Milena, uma farmacêutica bioquímica de formação acadêmica, apaixonada por restaurantes, se encantou quando conheceu o La Pasta Gialla Tamboré. Viu que aquele era o ramo de negócios em que desejava trabalhar, e foi atrás de seu objetivo. Descendente de italianos, Milena afirma que essa é a primeira de muitas lojas que pretende ter no ramo de alimentação.
“Sou moradora da região e conheço o potencial daqui. O público local precisa e merece ter um restaurante com uma culinária italiana mais sofisticada”, afirma Milena.

Vale ressaltar que o La Pasta Gialla está localizado em um Espaço Gourmet que recebe grande investimento do shopping. E neste conceito, o La Pasta Gialla sai na frente se torna o pioneiro a trazer este conceito para a comunidade.

Sergio Arno renomado chef de cozinha é proprietário de restaurantes como: La Vecchia Cucina,, Alimentari, Boteco da Pizza, Duets e 33. Sergio Arno que foi nomeado como “Melhor Chef de Cozinha Italiana da América Latina” pela Costigliole d'Asti na Itália, atualmente investe no ramo agropecuário.A Agropecus é marca criada por Sergio e seus sócios com o intuito de comercializar a carne de cabrito para o seu público final. O chef e empresário é autor de diversos livros, entre eles: “A cozinha do amor e da paixão”.

http://www.sergioarno.com.br/
Serviço
La Pasta Gialla
Site: http://www.lapastagialla.com.br/
Unidades São Paulo
Butantã
Continental Shopping
Av. Leão Machado, nº 100 / Loja P24 – Butantã.
Fone: 3714-0361
Funcionamento: 2ª a 5ª das 12h às 23 horas. 6º e sábado das 12h às 24 horas. Domingo das 12h às 20 horas.
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Sol de Sol, da Zahil é o vinho do ano, pela Prazeres da Mesa

Meninas e meninos,

Recebi o release dsete vinho que já prpvei e realmente é um espetáculo.

O belo Sol de Sol, da Viña Aquitania importado pela Zahil, foi eleito o vinho do ano no ranking da revista Prazeres da Mesa, uma das mais conceituadas publicações de gastronomia do mercado. Sol de Sol é o ícone da vinícola e um dos principais vinhos do Chile e da América do Sul.
É elaborado com uvas Chardonnay do vinhedo mais ao sul do país, em Traiguén, no Vale do Malleco. Possui muito das características dos vinhos de clima frio, apesar de esses vinhedos receberem boas doses de insolação. O solo é vulcânico e argiloso e um vento direto do mar alivia as videiras cansadas de chuva. O vinho é uma explosão de aromas e sabores e mostra evolução a cada safra.

Em 1984, os enólogos de Bordeaux, Bruno Prats e Paul Pontallier, decidiram procurar terras de qualidade para produzir vinhos no Chile. Em conjunto com outro craque, o enólogo Felipe de Solminihac, adquiriram no Vale do Maipo, próximo à cidade de Santiago, um lote de 43 hectares de terras aos pés da Cordilheira dos Andes, onde fundaram o Domaine Paul Bruno, que depois mudou para Viña Aquitania. Recentemente, uniu-se a eles Ghislain de Montgolfier, enólogo da região de Champagne. As videiras de uva tipicamente francesas (principalmente Cabernet Sauvignon) são plantadas em pé-franco, graças à ausência da phylloxera no país e com uma densidade de 1.700 plantas por hectare. Logo depois nascia o desejo de fazer um grande branco e um novo terroir chileno começou a ser procurado.

A revista traz ainda sua lista anual de vinhos com os 100 melhores do ano e o ranking com os vinhos que receberam as melhores notas ao longo das degustações comparativas do ano onde, novamente, a Zahil aparece com seus vinhos em maior quantidade e pontuação superior.

Sobre a Zahil
A Importadora completou 22 anos em maio de 2008 e tem como proprietários os irmãos Antoine Zahil e Serge Zehil. Jorge Lucki atua como consultor da Zahil desde 1999, desenvolvendo uma rigorosa seleção de cerca de 300 vinhos importados de 10 países.

A Zahil tem a exclusividade da importação e distribuição em todo o território nacional de grandes nomes como Casa Ferreirinha, da Sogrape, maior grupo viticultor de Portugal e que produz o ícone Barca Velha; Champagne Drappier; Maison Trimbach, da Alsácia; Domaine Leroy, da Borgonha; Château de Pibarnon, da Provence; Château Clarke, de Bordeaux; Michele Chiarlo, do Piemonte, na Itália; Bodegas Salentein e Rutini, da Argentina; La Rioja Alta, da Espanha, entre outros.

Zahil
Rua Manoel Guedes, 294 - Itaim. Tel.: (11) 3071-2900.
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Minha Primeira Adega-A Expedição.

Meninas e meninos,
Tenho uma notícia, aliás, já divulgada por outros amigos, mas não posso deixar passar em branco, tinto e espumantes.
Meu amigo Horst Kissmann, repórter de gastronomia da revista Prazeres da Mesa, e que tem se interessado e escrito muito de vinhos, está prestes a se jogar de cabeça em uma aventura que, ao menos a mim, dá uma ponta daquela invejazinha do bem, mas como diz Horst, a viagem servirá para incentivar que os sonhos sejam colocados em prática.
Ele seguirá em uma expedição pelo Brasil e países vizinhos, à procura de conhecer in loco os vinhos que devam abastecer sua adega.
Nome da aventura: MINHA PRIMEIRA ADEGA, claro que o Horst, acostumado aos belos caldos, terá muito trabalho, mas tudo em nome dos seus leitores e para aprimorar-se sempre.
Tentarei na medida do possível passar as informações que me forem sendo enviadas, e enquanto a viagem não começa, eis um pouco do que o próprio repórter relata:


“Bem, a viagem a que me proponho é uma grande aventura – conhecer de carro as regiões produtoras de vinhos no sul do Brasil, Uruguai, Argentina e Chile.

• Buscar in loco garrafas de vinho para rechear uma adega- Espumantes- Tintos- Brancos- De guarda- Fortificados
• Gerar conteúdo em vídeo, foto e texto para sites, revistas e jornais.
• Aprender sobre o mundo do vinho, personagens, culturas e países.
• Descobrir os segredos e dicas para se montar uma adega com especialistas.
• Inspirar outros para que desafiem seus próprios sonhos e os torne realidade.
• Envolver leitores e apoiadores em ações como chats, blogs, colunas e vídeos.
Visitarei produtores, falarei com enólogos e por fim, escolherei os rótulos que farão parte de minha primeira adega. A tarefa será árdua e prazerosa. Serão 30 dias de estrada percorrendo cerca de 10.000 quilômetros.
A data da partida está certa: 31 de janeiro de 2009.
Brindemos à vida!”.
Horst Kissmann

Acompanhe neste blog e no site da expedição
http://www.minhaprimeiraadega.com.br/
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

sábado, 10 de janeiro de 2009

"Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo".

Meninas e meninos,

Recebi da minha amiga mais que sensível, linda e inteligente Eva Maria(nomes fortes estes não?)
Esta postagem não precisa de muitos comentários, à não ser que a foto é do Pessoa e não do autor.
Abraços de luz e calor.

"Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo.
E que posso evitar que ela vá a falência.
Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise.
Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história.
É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma.
É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos.
É saber falar de si mesmo.
É ter coragem para ouvir um 'não'.
É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.
Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo".
Augusto Cury
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Arte Gelati- A Arte de se fazer sorvetes Premium

Meninas e meninos,
Aproveitando o verão que já está aí, nada melhor do que apreciar um bom sorvete.
Quem me manda a dica é meu amigo Luiz Barbosa que entende tudo de café gourmet.


"A Arte Gelati é uma empresa criada e gerida pela amiga Paula Saracchi, que surge de um antigo sonho desta engenheira de alimentos, mestre gelatiere, com longa experiência no setor e especialização na Itália onde produz sorvetes Premium" diz Luiz.
Paula Ayroza Saracchi. Paula teve seu primeiro contato com o mundo dos sorvetes em 1996, quando ainda cursava Engenharia de Alimentos, na Escola de Engenharia Mauá. Desde então essa paixão só vem crescendo.

Em 1998, elaborou e iniciou o curso de Tecnologia de Sorvetes da Escola SENAI “Horácio Augusto da Silveira” em São Paulo. Essa experiência de docência, ao longo de seis anos, foi extremamente enriquecedora. Sentia necessidade de ampliar seus conhecimentos na área, principalmente no que dizia respeito aos famosos GELATOS italianos.

Foi então à Itália, e no Centro de Formação ARTIGENIALE, com sede em Pádova, se aperfeiçoou, participando dos cursos de formação. Ali conheceu seu grande maestro, Pino Scaringella. Pino logo percebeu que ela tinha interesses não só de aprender sobre o GELATO italiano, mas de difundir essa cultura em seu país de origem, o Brasil. Daí veio o convite para que se tornasse a representante da escola no Brasil, função essa que exerceu até 2005. Nesses anos ela prestou consultoria a diversas empresas do setor de sorvetes, além de ter organizado cursos com Pino Scaringella no Brasil.
Na sua vivência no exterior, participou de diversas feiras internacionais. Esses anos de experiência foram fundamentais para sua formação e para hoje, poder realizar seu grande sonho: a ARTE GELATI. Em julho de 2007, Pino Scaringella veio a São Paulo e conheceu seu negócio. Nesta oportunidade deu a Paula o título de Mestre Gelatiere, conferido na Itália a profissionais extremamente qualificados.
São produtos de alta qualidade, sem defeitos, dezenas de sabores clássicos e especiais (alguns muito especiais), produzidos sob demanda (há pronta-entrega, consulte antes).
É fornecedora de restaurantes finos e cafeterias especiais em SP e região. Também desenvolve e produz gelatos e semifredos sob exclusividade.
Para consumidor final ou pouca quantidade (potes 1 litro): a retirar. Para gastronomia/cafeterias/volume (potes 1 litro ou 5 litros): oferece serviço de entrega.


Dica sobre a temperatura do sorvete:
A melhor temperatura para o consumo do sorvete, isto é, a temperatura na qual o sorvete tem sua melhor cremosidade, é por volta de -14ºC. Um freezer caseiro convencional normalmente se mantém a -22ºC, o que faz com que o sorvete fique duro na hora de servir.Portanto, para se apreciar melhor toda a cremosidade do sorvete, recomenda-se tirá-lo do freezer uns 15 minutos antes do consumo, para que o sorvete recupere toda a sua cremosidade.
Para contatos
http://www.artegelati.com.br/
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Vinhos da França com preços de novo mundo.

Meninas e meninos,
Faz quase um ano que tenho contato com uma nova iniciativa de um grupo empresarial de Vitória, no Espírito Santo.
Fui contatado para opinar sobre os vinhos que pretendem lançar no mercado, e desde o primeiro contato fiquei entusiasmado.
São vinhos para o dia a dia, honestos, equilibrados em álcool, taninos e acidez, bem vinificados, e que são ideais para a harmonização com gastronomia como, aliás, o são os vinhos do velho mundo.

O vinho o qual corresponde o rótulo mostrado é um Vin de Pays Doc Merlot/Cabernet Saivignon
50% cada.
Não posso ainda dar mais detalhes, porque não os temos à disposição em pontos venda, mas isto se resolverá em breve.
Digo que será uma ótima surpresa em relação à qualidade x preço.
Aguardem, pois assim que tivermos um posicionamento, aviso.
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

O Hotel & Spa do Vinho oferece aos seus hóspedes uma programação especial para celebrar a época da colheita.

Meninas e meninos,

Resolvi postar este informe do Hotel & Spa do Vinho que recebi, pois realmente vale a pena para quem puder conhecer.
Estive por lá em 2007, uns 6 meses após a inauguração, que aliás só fiquei sabendo depois do acontecido, e ainda que o serviço não estivesse totalmente engrenado, o que é compreensível até pelo porte do empreendimento, fui tratado com extrema simpatia e delicadeza, tanto pelo Hotel, como pela Miolo, parceira do mesmo.
Boa comida e uma carta muito boa, com vários representantes brasucas, local lindíssimo e de bom gosto e, o Spa então, é de primeiro mundo.
Segue o informativo:
Festa da Colheita, conheça como se faz o tradicional vinho doce, desde a colheita das uvas nos parreirais, ao som de um coral de descendentes de imigrantes italianos, desfrutando o melhor da gastronomia típica e podendo até esmagar as uvas com os pés, como nos velhos tempos.
Pacotes de 2 diárias* para duas pessoas com café da manhã, refeições conforme opção escolhida e Festa da Colheita (colheita das uvas, almoço típico com vinhos do Vale dos Vinhedos, coral e brítola).
Apartamento Regencial
Casal c/ meia pensão = R$ 894,00
Casal c/ pensão completa = R$ 1.194,00

Suíte Príncipe
Casal c/ meia pensão = R$ 1.164,00
Casal c/ pensão completa = R$ 1.464,00

Suíte Real
Casal c/ meia pensão = R$ 1.344,00
Casal c/ pensão completa = R$ 1.644,00
(Válido para todos os finais de semana de Fevereiro, exceto Carnaval)

Carnaval
Pacotes de 4 diárias* para duas pessoas com café da manhã e refeições dependendo da opção escolhida e Festa da Colheita (colheita das uvas, almoço típico com vinhos do Vale dos Vinhedos, coral e brítola).
Apartamento Regencial
Casal c/ meia pensão = R$ 1.896,00
Casal c/ pensão completa = R$ 2.496,00

Suíte Príncipe
Casal c/ meia pensão = R$ 2.382,00
Casal c/ pensão completa = R$ 2.982,00

Suíte Real
Casal c/ meia pensão = R$ 2.706,00
Casal c/ pensão completa = R$ 3.306,00
(Válido entre os dia 20 e 28 de fevereiro)
*Hospedagens com número de diárias diferente da opção enviada, favor entrar em contato para verificar disponibilidade e valores.
Spa do Vinho
Para tornar sua estada conosco uma experiência ainda mais relaxante, consulte-nos sobre os exclusivos tratamentos vinoterápicos de nosso Spa do Vinho Caudalie.
Programas a partir de R$ 150,00 por pessoa.
Colônia de Férias dos Vinhedos
Brincadeiras e aventuras desde a manhã até a noite.
Para crianças de 7 a 14 anos.
Valor por criança: R$ 45,00 por dia(incluso refeição, boné)
Reservas:
ou pelo telefone (54) 2102-7257.
Forma de pagamento:
Depósito bancário de 50% do valor do Pacote, até 30 dias antes da data de entrada.
Hotel & Spa do Vinho
RS 444 km 21 – Vale dos Vinhedos
Bento Gonçalves – RS 95700-000
Fone: (54) 2102-7200 Fax: (54) 2102-7213
http://www.spadovinho.com.br/
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Porto de Galinhas agora tem Vinícola Perini



Meninas e meninos,
Quais de nós que amamos os vinhos nunca pensou em tomar um espumante geladinho na medida certa à beira mar?
Tenho dito sempre que nossas vinícolas dão pouca importância para os locais de turismo pé na areia, e cidades litorâneas, quando se mencionam os espumantes.
Algumas delas já fizeram ações de marketing nas férias de verão em algumas praias, mas anda longe ainda o tempo em que veremos as pessoas carregando seus isopores com espumantes para a beira d'água.
Pois bem, o Restaurante italiano Paesano, em Porto de Galinhas – Pernambuco, anunciou parceria com a Perini, passando a oferecer aos seus clientes nove variedades de vinhos e espumantes da Vinícola para serem degustados junto às piscinas naturais de uma das mais belas praias do Nordeste brasileiro. Para harmonizar com sua culinária basicamente italiana, o Paesano, localizado em um dos maiores pólos turísticos do litoral sul pernambucano, agora disponibiliza em sua carta os Vinhos Casa Perini Chardonnay, Cabernet Sauvignon e Carmenère, além dos Espumantes Brut Rosé, Brut Champenoise, Brut Prosecco, Moscatel, Moscatel Aquarela e Vinho Licoroso, ideais para traduzir o espírito tropical do restaurante. Com espreguiçadeiras, mesas à beira da praia, área reservada ao ar livre e climatizada, o Paesano é comandado pelo Chef Mirco Folli, que afirma “a parceria com a Perini iniciou quando experimentei um vinho da marca e adorei. Eu gostei da qualidade da Vinícola, e o custo-benefício é imenso. Eu, como italiano, aconselho sempre os vinhos brasileiros, pois aqui há muitos de qualidade. Tenho certeza de que a nossa união vai dar muito certo.” Para Pablo Perini, responsável pelo Departamento de Marketing da Vinícola Perini, é uma satisfação ter a aprovação do Sr. Mirco, uma vez que é um italiano radicado no Brasil que foi conquistado pela qualidade dos Vinhos e Espumantes Casa Perini. “Ficamos muito contentes ao estabelecer esta bela parceria no seu novo empreendimento em Porto de Galinhas, não apenas por tratar-se de um local turístico que é referência internacional, mas principalmente por ser uma relação selada com um investidor do ramo que acredita na relação custo-benefício dos nossos vinhos e os oferece como diferencial. O Paesano trará a oportunidade dos consumidores degustarem um ótimo espumante com frutos do mar, tendo a beleza do mar de Porto de Galinhas ao horizonte como um convite à entrada no universo da enogastronomia.” Com adega para 500 garrafas, o restaurante Paesano serve, à la carte, massas frescas e caseiras, molhos e pratos diferenciados, tipicamente italianos. As duas sedes, em Recife e Porto de Galinhas, têm capacidade para 38 pessoas e funcionam de terça a sábado das 19h às 24h e no domingo de 12h às 16h.
http://www.vinicolaperini.com.br/
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Tornar o vinho mais assíduo nas taças brasileiras é fruto de ação conjunta.

Meninas e meninos,

Para logo iniciarmos o ano, gostaria de focalizar um ponto que tenho debatido e encontrado eco em muitas opiniões.
Para se criar a cultura de degustarmos vinhos, fico me perguntando se este título leva aos leitores a uma compreensão do que seria ação conjunta, e justamente por isso é que o escolhi.
Esta bebida maravilhosa em seus vários aspectos, desde a “simplicidade” de sua provável descoberta (algum dia, alguém deixou uma quantidade maior de uvas em um recipiente, que com o peso de umas sobre as outras, ocasionou o esmagamento das mesmas, e conseqüente inicio de fermentação das mesmas, que nada mais é do que o processo, rudimentar é claro, da vinificação).
Além deste, temos outros aspectos que nos levam a lembrar do vinho como bebida perfeita. Como exemplo, lembro o aspecto religioso que se lhe é atribuído.
O fácil acompanhamento das mais variadas refeições e gastronomias, já que temos uma grande quantidade de variações de sabores, aromas e graduações alcoólicas dependendo das uvas que o compõem, o que fica demonstrado pela cultura regional nos países mais tradicionais em vinificação.
Por ser uma bebida de teor alcoólico relativamente baixo, pode ser bebido pelos menos resistentes.
Os temos também para as ocasiões onde os doces e frutas estão à mesa, e por aí vai.
E por que então consumimos tão pouco este néctar se for comparado com outras bebidas?
Ou mesmo com o consumo de outros países, lembrando que o velho mundo, berço das colonizações do novo mundo, tem expressivos consumos?
No Brasil, tivemos influência dos portugueses, espanhóis, holandeses, franceses, e mais recentemente dos italianos e alemães, todos oriundos de cultura acostumada à vinificação e consumo de vinhos.
Por que então não assimilamos o hábito de consumo desta bebida?
Bem, creio que por algum tempo, por não termos uma produção suficiente, tanto em quantidade como qualidade, que pudéssemos chamar de vinho, o que nos últimos anos, já não serve de razão.
Gostaria de ver nossos vinhateiros, vinícolas, representantes de importadoras e governos, juntos em uma cruzada que propicie aos neófitos, a chance de conhecer o vinho, de prová-lo às refeições, e assim criar a cultura do conhecimento e a busca pelo aprimoramento.
Tanto tem se falado sobre os efeitos benéficos do consumo moderado do vinho, e pouco se vê de incremento de consumo.
Preços são talvez um obstáculo, mas vemos que os gastos com outras bebidas em muito superam o gasto eventual em uma garrafa de bom vinho.
Quando todos estivermos unidos em propagar a cultura da degustação do vinho, venderemos mais, e assim poderemos ter melhores preços, já que se ganha em escala, e também o salto qualitativo certamente.
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Safra histórica Lidio Carraro Grande Vindima 2005

Meninas e meninos,

Recebi esta notícia com alento, pois desde que provei alguns dos vinhos desta safra na própria vinicola, que espero ve-las à venda, e agora finalmente chega ao mercado.

O mercado deverá receber a partir de hoje, os aguardados vinhos da Lidio Carraro produzidos na safra 2005, considerada histórica pela qualidade, graças à sinergia entre uma condução de vinhedos meticulosa e o clima. Ao todo, serão lançadas no mercado 32 mil garrafas da linha Lidio Carraro Grande Vindima, de três variedades diferentes: Cabernet Sauvignon, Tannat e Quorum (uma assemblage das variedades Merlot / Cabernet Sauvignon / Tannat / Cabernet Franc). "Os vinhos são explêndidos", afirma o enólogo Juliano Carraro. O Lidio Carraro Grande Vindima Merlot, também da safra 2005, só estará disponível no inverno.
Três linhas da safra 2005 já se esgotaram antes mesmo de chegaram ao mercado (Singular Nebbiolo, Singular Tempranillo e o Elos Cabernet Sauvignon/Malbec). Segundo a diretora de marketing, Patrícia Carraro, parte do lote foi exportado e as demais garrafas foram compradas diretamente na vinícola situada no Vale dos Vinhedos por apreciadores dos vinhos top premium elaborados pela Lidio Carraro.
Quem quiser garantir a compra desta safra histórica da Lidio Carraro pode ir até a Boutique da empresa, na Estrada do Vinho, RS 444, Km 21, no Vale dos Vinhedos, ou fazer a encomenda pelo site http://www.lidiocarraro.com/.
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

A Escola do Vinho Miolo abre inscrições para Wine Day 2009

Meninas e meninos,

Nada melhor do que começar o ano agendando uma visita e curso de elaboração de vinhos, que é dado na Vínicola Miolo
O curso de um dia visa mostrar na prática todas as fases da elaboração de vinhos, e a Vinícola Miolo já está recebendo as inscrições para o Wine Day, curso de um dia de iniciação à elaboração de vinhos. O evento terá duas datas: 21 de fevereiro e 7 de Março, das 8h30min às 13h30min, na sede da vinícola, no Vale dos Vinhedos (Bento Gonçalves, RS). A primeira edição será direcionada para vinhos brancos, e a segunda, para tintos.

O curso tem por objetivo levar os participantes a entender cada processo da elaboração dos vinhos finos, da colheita ao envelhecimento. O curso inicia com uma palestra teórica sobre cada fase da elaboração de vinhos. Em seguida, os alunos são levados até os vinhedos, onde colhem as uvas, e depois seguem para a cantina para observar in loco o recebimento dos cachos, a fermentação e os demais processos de elaboração. Por fim, visitam as caves de envelhecimento. Em seguida, entenderão cada fase de elaboração do vinho com uma degustação que vai desde o mosto de uva até o vinho mais evoluído.
O Wine Day será conduzido pelo diretor técnico da vinícola, o enólogo Adriano Miolo, e por outros enólogos da empresa.
Ao final, será servido almoço italiano na Osteria Mamma Miolo, harmonizado com vinhos, e haverá a entrega dos certificados.
Programação Wine Day 2009
DATAS:
Vinho Branco: 21/02/2009
Vinho Tinto: 07/03/2009
LOCAL:Vinícola Miolo
RS 444, km 21 - Vale dos Vinhedos.
Bento Gonçalves - RS
INSCRIÇÕES/INFORMAÇÕES: Fones: 0800 970 4165 / (54) 2102 1512 c/ Gabriela,
ou através do e-mail: escoladovinho@miolo.com.br
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão