quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Projeto Velho Amigo-PVA-Lança livro de receitas


Meninas e meninos,
Parece programado, mas não é, ao menos por nós mortais.
Postei sobre o projeto lindo do Márcio Berti o Chefs Especiais, e mencionei o Projeto Velho Amigo, do qual primeiro como sommelier, e depois como admirador, contribuo na medida do possível.
Pois bem, acabo de receber o Save the Date para o dia 23/03/2010 na Daslú, onde ocorrerá o lançamento do livro de receitas do PVA, colhidas nestes 10 anos.
Folder acima.
Projeto Velho Amigo
http://www.projetovelhoamigo.com.br/
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Receitas de aniversário dos anos 70 com a Chef Paty Galvão para o projeto CHEFES ESPECIAIS.


Meninas e meninos,
Mais uma vez, venho falar deste projeto, que para mim, junto com o Projeto Velho Amigo, é a forma mais carinhosa de cuidar de quem realmente precisa, sem afetação e criteriosamente.
Márcio Berti, abnegado empresário, cuida de realizar o que ele bem denominou: CHEFES ESPECIAIS.
São crianças com Síndrome de Down, que participam de aulas de culinária, com chefes renomados e com supervisão atenta do Márcio e voluntários.
Vejam a próxima empreitada que será na Hotec, onde dei algumas aulas de enogastronomia.

Aula de Gastronomia para Pessoas com Síndrome de Down na Facudade Hotec de São Paulo, COM O TEMA:
"Receitas de aniversário dos anos 70 com a Chef Paty Galvão"
A aula acontecerá no próximo dia 06 - sábado, às 14hs. na Faculdade Hotec de Gastronomia que fica na rua das Palmeiras, 184, ocasião em que os alunos do projeto Chefs Especiais, que em 2010 completará 4 anos, colocarão as mãos na massa e farão "receitas de aniversário dos anos 70".
As aulas acontecem uma vez ao mês e os alunos com muito entusiasmo literalmente colocam as mãos na massa e ao final degustam suas criações e servem os convidados.
Todos saem certificados pela participação.
A todos, alunos e convidados, a entrada é franca e com direito a degustação.
Para cada aula é convidado um Chef, auxiliado por alunos voluntários de faculdades de gastronomia. O projeto se matem com a doação de produtos por empresas apoiadoras.
NÃO ACEITA DOAÇÕES EM DINHEIRO.
Pessoas com sindrome de down que queiram participar da aula devem se inscrever até o dia 02.03 através do site
Apoio: Açúcar União - Mercado Municipal de São Paulo - La Grande Maison - Cia das Ervas - M.Dragonetti - Lojas Doural - Multicoisas - Carranca Design

Projeto Chefs Especiais
http://www.chefsespeciais.org/

Mais informações
Marcio Berti
(11) 8998-3677
mailto:info@phorbisassessoria.com.br
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Grand Cru leva Azienda Allegrini e Ópera ao Terraço Itália

Meninas e meninos,
Quando ano passado estive em companhia de Marilisa Allegrini, que veio acompanhada de Robin Shay, seu marketing manager, responsável pelas exportações para as Américas, tivemos um almoço dos mais festivos e acolhedores pela simpatia de ambos e pelos ótimos vinhos desta Azienda Italiana.
Agora, a Grand Cru me avisa que unirá em um jantar, além dos vinhos da Allegrini e Robin Shay, a música lírica e a arte gastronômica de meu amigo Chef Samuele Oliva, o competente e sempre risonho responsável pela cozinha do tradicional Terraço Itália.
Eu acredito que dentre o cardápio enogastromico-musical, as árias da Carmen e do Fígaro serão inesquecíveis: é imperdível!

Vejam release:
Importadora recebe representante da tradicional vinícola italiana para degustação seguida de jantar que harmonizará vinhos com óperas famosas na voz de Meghan Scheibal
Dando início à sua agenda de eventos para 2010, a importadora Grand Cru receberá em março o sommelier Robin Shay, gerente de exportação para as Américas da italiana Allegrini, a mais tradicional vinícola do Veneto. Shay participará de uma série de encontros, degustações e wine dinners pelo país com uma temática diferenciada, harmonizando os vinhos não apenas com excelentes pratos, mas também com óperas na voz da cantora lírica Meghan Scheibal. Em São Paulo, o encontro, que acontece no próximo dia 2 de março (terça-feira), no Terraço Itália, será conduzido da seguinte maneira: uma degustação de cinco rótulos harmonizados com algumas das óperas mais famosas seguido de um wine dinner com serviço completo. vagas são limitadas.
Confira a programação:
Degustação:
O Sole Mio
Pinot Grigio Corte Giara 2008 -
Che farò senza Euridice?
Allegrini La Grola 2005

La Habanera, Carmen
Santa Lucia
San Polo Brunello di Montalcino 2004

Voi che sapate, Le Nozze di Figaro
Allegrini Amarone 2004

Jantar:
Entrada
Carpaccio de Atum sobre Alface Americana com Azeite de Limão e Flor de Sal
Soave – Allegrini / Veneto
Prato Principal – opções
Brasato de Javali com Fettuccine na Manteiga de Garrafa e Sálvia
Prime Ribe grelhado com Lascas de Parmesão, Rúcula e Porcini com Risoto à Milanesa
Mediterra Toscana – Poggio Al Tesoro / Toscana
Sobremesa
Pastiera di Grano Padano com Sorvete Crocante
A vinícola do Veneto, existente desde 1535, é a mais tradicional produtora dos famosos Valpolicella e no Brasil é representada pela Grand Cru.
Serviço:
Degustação e Wine Dinner Allegrini no Terraço Itália
Data: 2 de março de 2010 (terça-feira)
Horário: 20h
Local: TERRAÇO ITÁLIA - Avenida Ipiranga, 344 - 41º andar - Centro - São Paulo/SP
Custo: R$ 160 / pessoa
Estacionamento não incluso.
RSVP: Marcelo Lardaro
Informações e reservas: 3062-6388 ou
Chef Samuele Oliva-Terraço Itália
http://www.terracoitalia.com.br/
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

BARBARIDADE BOTECO & RANGO INCREMENTA SEU BUFFET!


Meninas e meninos,
Minha amiga Marilú, da Blue Comunicações, me avisa que o Boteco & Rango, agora conta em sua carta de cervejas com a novidade CONTI PREMIUN.
Conhecendo a Bier & Wein Importadora e seus excelentes produtos, conhecendo a ótima cerveja Paulistânia, a marca puro malte da importadora(uma das melhores Lager que já provei), e que é feita na cervejaria Casa Di Conti, do grupo Contini, da cidade de Candido Mota, e que é também a responsável pela Conti Premiun, já se pode dizer que a união do Boteco & Rango, com a Conti Premiun e com a Bier & Wein tem tudo para ser mais um sucesso de vendas.

A Conti Premiun, cerveja chamada de a Premium das Premium tem na cidade de Candido Mota sua origem, assim como o prato que é o carro chefe da casa: o Derretido na Mandioca (ponta de costela bovina desfiada e regada ao azeite e alho acompanhada de purê de mandioca amarela).
Para acompanhar a Conti Premium, o Barbaridade aproveita e incrementa seu buffet de acepipes: tipos de lingüiça defumadas (normal, apimentada e com erva-doce), tremoço, além dos queijos, salsicha, frios, bolinho de carne, enfim, uma gama de porções elaborados a partir da tradição dos cardápio de botequim.
No Clube do Chopp, o Barbaridade fornece um cartão a preços ótimos, com direito a 50 calderetas (300ml) tanto do claro, como do escuro.
O Barbaridade preza pela qualidade de seus produtos e pelo atendimento, nesse sentido, busca sempre o que há de melhor no mercado renovando parcerias com fornecedores conceituados no ramo de bares e restaurantes além de introduzir novidades em matéria de alimentos e bebidas.
Para proporcionar um ambiente descontraído, foi resgatada a história e a agradável sensação de uma São Paulo antiga.
Só para dar aquela vontade nestes dias tórridos, a garrafa de Coni Premiun da foto divulgação, está do jeito que os botequeiros adoram.
Derretido na Mandioca R$ 23,00
Caldereta Chopp claro R$ 200,00
Caldereta Chopp Black Black R$ 230,00
Cervela Conti Premiun 600ml R$ 6,00
Barbaridade Boteco & Rango
Av. do Cursino, 989
115061.1062
Segunda-feira a Sábado
11 às 00 horas
60 lugares
Cartões de Crédito: todos – não aceita cheques – tickets – todos
Não possui área para Fumantes
Sistema Wi-fi gratuito
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Um Brinde a Coragem, Visão e responsabilidade Sócio Ambiental


Meninas e meninos,
Recebi da eficiente e linda Annete Conrradi, assessora da Vinícola Geisse, este relato que agora repasso na integra:

A Vinícola Geisse, ex-Cave de Amadeu, ícone na elaboração de espumantes finos na América do Sul, comemora os resultados da safra 2010.
Apesar das perdas consideráveis que o setor vem enfrentando em virtude do mau tempo, a vinícola comandada pelo reconhecido engenheiro agrônomo e enólogo Mario Geisse celebra a aposta que realizou na implantação do inovador sistema de tratamento TPC "Thermal Pest Control", que está permitindo cuidar de seus vinhedos sem a utilização de agrotóxicos. O TPC ajuda principalmente a fortalecer o sistema de autodefesa das plantas, possibilitando que estas tenham melhores condições de se defender dos ataques de fungos, bactérias e demais doenças, viabilizando que as plantas resistam sem a necessidade de defensivos químicos e ainda produzam uvas de excelente qualidade.
Com os resultados expressivos desta safra, dentro dos níveis de qualidade exigidos pela Vinícola Geisse para a elaboração de seus espumantes, Cave Geisse já celebra o terceiro ano de produção ecológica, permitindo a comercialização de espumantes sem resíduos químicos, com alto padrão de qualidade e sem prejudicar o meio ambiente.
Mario Geisse, responsável por trazer em primeira mão esta tecnologia para ser testada em seus vinhedos no Brasil, após realizar alguns testes com ela no Chile, diz estar muito entusiasmado com os resultados. "Estamos diante de uma verdadeira revolução verde. Eu não acreditava que o sistema TPC poderia ser tão eficiente no controle de pragas diante de um ano tão difícil para a agricultura no sul do país. Mantivemos a produtividade esperada e com plantas mais saudáveis, que consequentemente, geram frutas de melhor qualidade”.
Vinícola Geisse
http://www.cavegeisse.com.br/
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Quinta Mendes Pereira é estrela na revista Gourmet Magazine do El Corte Inglêz


Meninas e meninos,
Meus amigos da Quinta Mendes Pereira, Carlos Cruz e Raquel Mendes Pereira, me avisaram que a cadeia de lojas El Corte Inglêz, um dos maiores e mais bem posicionados empórios na área de vinhos em Portugal e Espanha, e que edita uma revista própria na área Gourmet em Portugal, direcionada ao seu público cadastrado, com tiragem de 8.000 exemplares, em sua edição de Janeiro (Inverno de 2009), além de ter dedicado seis páginas aos vinhos desta Brasileira que faz vinhos Portugueses, e que tive o prazer de conhecer e entrevistar faz alguns anos, diz ter vendido como nunca os vinhos da Quinta Mendes Pereira.
Com texto de Isabel Simões Marques e fotos de Ricardo Palma Veiga, falam de Raquel, natural de São Paulo, mas de origem Portuguesa, e casada com Português, radicou-se em Oliveira do Conde no conselho de Carregal do Sal, na região demarcada do Dão, na antiga Quinta da Sobreira, adquirida pela família em 1980, mas que só em 1996 iniciaram os primórdios do que viria ser a Quinta Mendes Pereira.
A parreiras, foram aos poucos sendo renovadas com as variedades tintas Aragonez, Alfrocheiro e Touriga Nacional, e com as brancas Malvasia Fina. Cercial e Bical.
No Brasil, que importa seus vinhos é a Malbec do Brasil.
Quinta Mendes Pereira
http://www.quintamendespereira.lojasonline.net/
Malbec do Brasil
http://www.malbecdobrasil.com.br/
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

UH-UH-HA-HA O CHURCHILL É NOSSO!

Meninas e meninos,
Como todos sabem, minha predisposição em falar dos vinhos Brasileiros estes anos todos se baseia em aspectos bem fáceis de se entender.
“Quem não se comunica se estrumbica”, já dizia o saudoso Chacrinha!
Os vinhos Brasileiros, ainda não se convenceram, apesar do bom trabalho agora feito pelo IBRAVIN, que têm que se comunicar e mostrar sua cara aos maiores interessados, depois da cadeia produtiva, que são os consumidores.
Sempre escrevi e falei que se tivéssemos o aumento do consumo, teríamos como baixar os preços, devido à escala de produção e vendas.
Quantas vezes não ouvi em palestras que dei com vinhos Brasileiros, me perguntarem porque os havia escolhido, e sempre disse que era por que são os mais desconhecidos dentre os consumidores, e que temos bons exemplares.
Ainda não os temos em quantidade expressiva de excelentes rótulos, mas os temos muitos bons e alguns até ótimos, em minha humilde opinião.
Sem comparações, por favor, pois ainda não temos terroirs tão bem definidos, tampouco cepas “emblemáticas” que os possamos descrever, e nem é esta a intenção, pois vinhos de lugares e climas diferentes, são diferentes.
Uma das uvas que particularmente me agrada muito, e sempre achei que poderíamos tê-la como uma das cepas mais proveitosas para vinhos é a Cabernet Franc, que a maioria dos viticultores conhece bem e algum dia plantou.
A Vinícola Valmarino é uma das que a utiliza em sua linha, e não é só ela, diga-se de passagem.
Sob a batuta da Eivin, distribuidora de vinhos Brasileiros, fiquei conhecendo um Cabernet Franc vinificado pela Valmarino, mas “afinado” por assim dizer pelo representante de uma tanoaria, a Taransaud, Nathan Churchill, e que trouxe barricas de carvalho americano top de linha, as “Canton Vintage”, com secagem natural por 24 meses, para provar que esta madeira quando bem trabalhada não faz tanta diferença quando comparada com as de carvalho francês.
Pois bem, uma partida de 600 garrafas(duas barricas) do Cabernet Franc da Valmarino foi parar nestas barricas novas que têm tostagem média plus, por exatos 10 meses e vinte dias.
Este vinho, denominado CHURCHILL, é complexo, exuberante, ao menos em sua safra 2006, a que degustei.
Ótimo no olfato, com acidez interessante e álcool bem comportado-12,5%, algo que tenho buscado cada vez mais para fugir dos bombados 14%, não que estes não me agradem, mas com estas temperaturas...
Vale a pena conferir.
Vinícola Valmarino
http://www.valmarino.com.br/
Nathan Churchill
11 3743-5546
Eivin
http://www.eivin.com.br/
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

EIVIN faz apresentação de vinhos Brasileiros de sua linha de distribuição.


Meninas e meninos,
Semana passada estive a convite de meus amigos da Eivin, Marcio Marson e Sônia Denicol, degustando alguns dos produtos distribuídos aqui em São Paulo.
Lá encontrei vários amigos do vinho, como o Beto Duarte, Didú, Marcos Piveta, Pagliari, Ralph e Silvia Franco. Se tiver esquecido de alguém, me perdoem, mas não anotei , simplesmente curti sua compnhias.
Alguns dos vinhos já são meus velhos conhecidos como os da Cordilheira de Santana dos também amigos Gladistão e Rosana, os próprios vinhos da Marson, e os do amigo Danielle, mas me chamaram a atenção especificamente alguns dos vinhos lá representados, com o Churchill, uma partida de Cabernet Franc da Valmarino, que o Nahan deixou em barricas mais tempo, o Sauvignon Blanc da Villagio Grando, mas começo pelo espumante rosado da Vinícola Santo Emílio, o STELLATO.
Vinho de altitude de Santa Catarina, mais precisamente de Urupema, com 13º de álcool, e um corte que tem se notabilizado pelo frescor e frutado, Cabernet Sauvignon e Merlot.
Devido ao corpo de média estrutura e seu frescor, a harmonização deste espumante tem gradiente amplo, desde entradinhas e canapés até pratos, tanto com peixes e frutos do mar, como aves mais delicadas e porque não, um porco, que não é carne vermelha como muitos pensam, mas com preparação mais sutil.

Vinificação: A primeira vinificação é realizada tradicionalmente em branco. A debourbage é feita com auxílio de enzimas pectolíticas e frio. A fermentação alcoólica ocorre à temperatura de 12ºC. Foram realizadas 2 macrooxigenações durante o período. A fermentação maloláctica foi realizada parcialmente para aumentar a complexidade aromática. A tomada de espuma se deu em tanques, método charmat longo, com sur lie de 3 meses..
Saiba mais sobre a Santo Emílio

Em 2003 a família Binotto adquiriu a Fazenda Quinta dos Montes, situada em Urupema – Santa Catarina - em um dos pontos mais altos e frios do Brasil, oferecendo um terroir propício ao cultivo de uvas de alta qualidade.
Iniciou um projeto de pesquisa para o plantio de uvas e a futura produção de vinhos. Reuniu expertises em seu time e foi buscar referências no mercado internacional e na produção de vinhos de classe mundial.
Dois anos de estudos e pesquisas intensas, sensibilidade e visão de futuro foram a sustentação para a formação da Vinícola Santo Emílio, que tem como vocação elaborar vinhos finos.
A meta da Vinícola para os próximos 5 anos é plantar 40 hectares de vinhedos, para a produção de vinhos tintos, brancos e espumantes. Somando-se ao crescimento da produção de vinhos, a empresa já está iniciando um projeto para a construção de uma das mais modernas vinícolas do país, na Fazenda Quinta dos Montes. Um dos focos deste projeto é o desenvolvimento do enoturismo na serra catarinense.
Eivin
http://www.eivin.com.br/
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Convite para o Lançamento Coleção Artesanato Serra Gaúcha


Meninas e meninos,
Mais uma ação interessante em Caxias do Sul.
Aproveitando a época da colheita e a festa da uva, e aliando ao artesanato local a atividade vitivinícola, recebi convite para o lançamento dia 19/02, quando será apresentada a coleção Videiras, cujo tema é este.
Vejam descritivo:

Temos a imensa satisfação de convidá-los para a apresentação da Coleção Videiras,
integrando o projeto de artesanato da Região Uva e Vinho. A Linha Videiras traz produtos
como embalagens para garrafa de vinho, almofadas, eco bags, quadros decorativos e
conjunto de porta copos.

A Coleção está inspirada nos parreirais dos municípios da Região Uva e Vinho, contando com
a participação de dezenas de artesãos. Todos os produtos, como embalagens para garrafa
de vinho, almofadas, eco bags, quadros decorativos e conjunto de porta copos,
têm como estampa padrão a folha de parreira
Lançamento dia 19 de Fevereiro de 2010 as 18:30 hs- Festa da Uva Pavilhão 1 Espaço do empreendedor
Caxias do Sul
Informações adicionais podem ser obtidas junto a:
Atuaserra,
54 3055 4487.
Até o próximo brinde!

Álvaro Cezar Galvão

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

IMPORTADORA RAVIN DA SHOW NO ROSMARINO.


Meninas e meninos,
Meus amigos da Ravin, Rogério e Alberto, importadora jovem de idade, mas com tempo suficiente de estrada e experiência de seus gestores, convidou a mim e a mais uma dezena de jornalistas e enófilos para uma degustação descontraída e elegante, em clima de “BEM VINDO 2010”.
Esta aconteceu em um local dos mais aconchegantes, e tradicional reduto do vinho, além da gastronomia impecável; estou falando do Rosmarino, das minhas amigas Stela Krempel e Ângela Amado, irmãs na vida e na arte.
Degustamos alguns dos rótulos comercializados pela Ravin, como o inatacável Sassicaia Bolgheri DOC 2006, da Tenuta San Guido, mas o que falar de vinhos assim?
Quero comentar que gostei de vários dentre os degustados, alguns já velhos conhecidos como os da Zuccardi.
Um Nero d’ávola, o Scinthili Nero d'Avola – IGT da vinícola Morgante, por exemplo, rico em aromas e sabores, aveludado e equilibrado.
O francês do Pomerol, Château Bonalgue 2004 um assemblage de Merlot(90%)e Cab Franc, com uma ótima acidez para harmonizar bem com várias gastronomias.
O Cote Du Rhone Rouge, vinho fresco, jovem, frutado, sem madeira e com as clássicas Grenache, Syrah, Mouvedre e Cinsault, .
Mas confesso que o meu eleito foi o espanhol da região de Toro, o Vega Sauco Piedras Crianza 2005, 100% Tempranillo, provenientes de vinhedos familiares antigos, que apesar de seus 14 meses em carvalho, até mais que a legislação pede para um Crianza, nada destoa, é totalmente equilibrado, e com acidez e álcool(14%) bastantes para encarar gastronomias várias.
Vega Sauco é uma vinícola familiar de caráter artesanal, onde parte da produção provém de seus próprios vinhedos. Tendo como base o varietal Tinto de Toro, a conhecida Tempranillo com o nome regional, a Vega Sauco elabora 3 tipos de vinhos que recebem a Denominação de Origem do Toro, nas modalidades Joven, Crianza e Reserva, além de novidades como o Piedras e o El Beybi que em pouco tempo se tornaram verdadeiras jóias espanholas.
Após colheita manual e prensagem com temperatura controlada, o vinho passa pelo processo de delestage - maceração com cascas e sementes, que deixa o vinho com um melhor aspecto visual - e descansa por 14 meses em carvalho, sendo 70% nas barricas de carvalho de origem francesa e 30% nas de origem americana.
Rosmarino
http://www.rosmarino.com.br/
Ravin
http://www.ravin.com.br/
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão




quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Emiliano comemora Valentine`s Day


Meninas e meninos,
Meu amigo José Barattino, premiado Chef do Hotel Emiliano, pede para avisar aos fóliões menos animados com a turbulência carnavalesca, e mais animados com as turbulências amorosas, sempre no melhor dos sentidos, que o Valentine’s Day poderá ser comemorado em grande estilo com ótimas sugestões de gastronomia e hospitalidade no Hotel Emiliano.
Confiram:
Para quem vai ficar em São Paulo durante o Carnaval e quiser sair da rotina, o Emiliano preparou ótimas opções para o mundialmente celebrado Valentine’s Day.
Um menu especial de quatro tempos estará disponível no Restaurante Emiliano nos dias 12, 13 e 14 de Fevereiro, além disso, preparamos um pacote especial que inclui hospedagem e jantar, para aqueles que preferem desfrutar o feriado a dois, no hotel mais exclusivo da cidade.
Para começar o Chef José Barattino sugere vieiras laminadas com vinagrete de laranja e gengibre com sal negro e olio biológico Manni ; como primeiro prato um ravióli de favas verdes com pecorino romano trufado; para o prato principal, 2 opções: Robalo de Paraty em crosta de pimenta de cheiro, tomates, berinjelas e abobrinhas caipiras refogadas ou Galinha D’angola recheada com miúdos, favas e vagens ao ristretto de vinho Marsala. Para finalizar a sobremesa Parfait de côco queimado com chocolate Manjari.
Hotel Emliano
Rua Oscar Freire, 384
113068-4390
http://www.emiliano.com.br/
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

CAFÉ DE BAIXA QUALIDADE: O CRIME NÃO COMPENSA!


Meninas e meninos,
Meu amigo Ensei Neto, um dos maiores conhecedores de cafés que conheço, através de seu blog, reproduziu matérias publicadas na Folha de São Paulo, e que posteriormente complementei com o site da ABIC, responsável pelo estudo.
Para mim, que tenho no vinho e na gastronomia, portanto por consequência, na enogastronomia uma paixão, admito logo de pronto que se aumentarmos a qualidade, teremos em curto espaço de tempo um aumento de consumo, claro que aqui não estou analisando preços, marketing, distribuição etc...
Mas as duas coisas estão ligadas, pois quando se reconhece a qualidade, temos mais prazer e melhor condição de consumo.
Vejam o que o Ensei colocou no blog:

“Duas matérias muito interessantes saíram na FOLHA DE SÃO PAULO no dia de hoje, com as seguintes chamadas: Consumo per capita do café se aproxima do recorde (no Brasil) e Baixa Qualidade derrubou o Consumo.
Na primeira, há um clima de otimismo com a retomada do crescimento do consumo per capita de café no Brasil, que alcançou 4,65 kg de café torrado em 2009, bem próximo do recorde histórico, que é de 4,72 kg em 1965. Segundo a ABIC – Associação Brasileira da Indústria do Café, esse retorno pode ser creditado à maior oferta de cafés de alta qualidade, bem como de novas formas de consumo como cappuccinos e outras bebidas, muito difundidas pelas inúmeras cafeterias Será pouco ou muito?
Em geral, o Cafezinho, símbolo do consumo do café no Brasil, é preparado a partir de uma concentração média de 10% m/v ou 100 g para 1 litro de água, que corresponde à tradicional receita de 5 a 6 colheres de sopa de café moído. Logo, esses 4,65 kg de café torrado equivalem a algo como 46,5 litros de café ao longo do ano consumido por um apreciador, o que corresponde a 930 xícaras de Cafezinho!
Na década de 60 o consumo caiu assustadoramente por diversos fatores: concorrência com novos produtos como refrigerantes, sucos, sport drinks (como o Gatorade) e, mais recentemente, água, simplesmente. E, como não poderia deixar de ser, havia uma percepção do consumidor de que o café vendido no supermercado era ruim.
Cresci em meio à essa percepção geral; obviamente não bebia e, muito menos, gostava de café, até que me “converti” ao final da década de 80.
A questão da qualidade e sua percepção pode ser explicada pela Fisiologia Humana.
Os chamados Sabores Básicos são o Doce, o Salgado, o Ácido, o Amargo e, o mais novo da turma, o Umami, descoberto pelos pesquisadores japoneses da síntese industrial do Glutamato Monossódico. São os sabores percebidos essencialmente na boca, mais particularmente na língua através de um incrível conjunto de Papilas Gustativas.
Podemos considerar os Sabores Básicos como super-hiper-importantes porque são sabores que podemos perceber mesmo quando estamos constipados. Os outros sabores precisam da ajuda no nariz para serem percebidos.
Quando o amargo, que é mais perceptível ao nosso paladar,é acentuado e desagradável, indicando defeitos, o doce deve vir em seu auxilio, portanto, haja açúcar para esconder os sabores ruins presentes num café com esse tipo de problema, principalmente o medicinal Fenólico, que é o principal responsável pela contrapropaganda de que beber café ataca o estômago. Na realidade, beber café com fermentados fenólicos ataca o estômago!
O Crime não compensa: colocar café de baixa qualidade pode fazer uma determinada marca conquistar uma fatia do mercado devido a um preço mais em conta, mas os resultados perante o consumidor são desastrosos”.
Segundo a ABIC-Associação Brasileira da Indústria de Café, mostra que este resultado aproxima o consumo per capita brasileiro ao da Alemanha (5,86 kg/habitante/ano) e já supera os índices da Itália e da França. Os campeões de consumo, entretanto, ainda são os países nórdicos - Finlândia, Noruega, Dinamarca - com um volume próximo dos 13 kg/habitante/ano.
Para complementar esta postagem, associo a matéria extraída do IBRAVIN, que em outras palavras e no tocante ao vinho, têm a mesma direção.


IBRAVIN
O início de uma nova Era. Assim poderá ficar conhecido o ano de 2009 para o setor vitivinícola brasileiro. Desde 2005, a comercialização de vinho só fazia cair no Brasil. De 293 milhões de litros de vinhos finos e de mesa colocados há quatro anos, despencamos para 214,5 milhões de litros em 2008. Por isso, os 240 milhões de litros de vinhos finos e de mesa elaborados no Rio Grande do Sul representam uma virada positiva para o setor vitivinícola nacional, que tem mais de 90% da sua produção instalada no RS. O incremento de vendas chegou a 12% em 2009! Vale lembrar que no início do ano de 2009, a meta traçada pelo Ibravin era estancar o ritmo de queda nas vendas que vínhamos sofrendo desde 2005. Dessa forma, encerrar o ano com resultados de dois dígitos, em um ano marcado pela crise econômica, foi uma vitória importante. Outro dado positivo de 2009 é que os estoques de vinho encolheram 17,5%, fechando o ano em 258 milhões de litros, frente a 313 milhões de litros de 2008. Os resultados positivos são animadores e mostram que o setor deve continuar investindo na promoção de vendas e no convencimento dos consumidores de que a qualidade dos vinhos verde-amarelos está em constante evolução. Mas o trabalho não pode parar. O sucesso dos espumantes e do suco de uva continua em alta. A comercialização de espumantes cresceu 18,25% em 2009, na comparação com 2008. E o suco de uma 100% natural encerrou o ano com um acréscimo de 39,4% nas vendas. Oxalá 2010 seja igual ou melhor do que 2009. Saúde e boa leitura!
IBRAVIN
http://www.ibravin.org.br/
Ensei Neto
http://coffeetraveler.net/
ABIC
http://www.abic.com.br/
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

BELVEDERE SILVER- A VODKA DE LUXO


Meninas e meninos,
Hoje temos nos mercados, Brasileiro e mundial, várias marcas de vodkas, que são espetaculares.
Este destilado deixou há muito de ser grosseiro e sem estilo, feito com os cereais ou tubérculos que se tivesse, à mão.
Hoje as mais refinadas técnicas de destilação, (bi, tri, tetra ou penta destiladas) muitas das vezes utilização de mananciais de águas puríssimas, ou poços artesianos especialmente perfurados pela pureza e propriedades da água, e de máster destilers, e maitres de chais, fazem desta bebida um marco de sabor, e elegância.
O grupo LVMH, onde meus amigos Sergio Degese e Karina Guarita, fazem a diferença, responsável pela importação da vodka Belvedere, uma vodka Polonesa tetra destilada, agora apresenta a versão Silver.
Introduzida na América do Norte em 1996, Belvedere criou um novo patamar para a excelência no segmento de vodkas de luxo. Hoje, o alto paladar e integridade Belvedere, conseguidos seguindo uma tradição artesanal polonesa de 600 anos, são reconhecidos internacionalmente por críticos e entusiastas de vodka.

BELVEDERE SILVER
Belvedere lança no mercado vodka super premium em uma garrafa elegante e festiva
Neste carnaval a família das vodkas super premium ganha um reforço. A vodka polonesa Belvedere, marca do grupo de luxo LVMH, traz para o Brasil a exclusiva Belvedere Silver em edição limitada extremamente elegante e festiva.
A garrafa é chique e ousada e incorpora a assinatura da marca Belvedere contra um fundo espelhado dando uma aparência moderna, tornando-se um produto indispensável para os amantes da bebida.
Belvedere Silver
SAC 11 3062-8388
http://www.belvederevodka.com/
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Vale dos Vinhedos espera receber mais de 35 mil turistas para a Vindima 2010

Meninas e meninos,
Recebi a programação das vinícolas para a colheita no Vale dos Vinhedos e a transcrevo abaixo
Vinícolas, hotéis, restaurantes e pousadas preparam atrações especiais para recepcionar o visitante
Quem visitar o Vale dos Vinhedos nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2010 terá um motivo a mais para se encantar com o principal roteiro enoturístico do Brasil. É tempo de colheita da uva na região e as cantinas, pousadas, hotéis e restaurantes reservam atrações diferenciadas ao visitante.
Atraídos pela possibilidade de colher uvas e degustar uvas e vinhos, além de participar de eventos típicos para celebrar a nova safra, cerca de 37 mil visitantes deverão estar desembarcando no Vale entre os meses de janeiro a março. A expectativa é da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale), embasada no crescimento de 15%, registrado no inverno deste ano. No primeiro trimestre de 2009, o Vale recebeu cerca de 32 mil turistas.
Como ocorre todos os anos, a vindima no Vale dos Vinhedos reserva ao visitante momentos de festa, alegria e de celebração com a chegada de mais uma safra. O perfume das uvas e o aroma do vinho podem ser sentidos em cada parada do roteiro. Parreirais carregados cobrem os vales formando um gigantesco tapete. Tudo gira em torno da colheita. É possível caminhar entre os vinhedos e degustar diretamente da videira diversas variedades de uvas, além de acompanhar de perto o início do processo de elaboração dos vinhos.
Para marcar este período e enaltecer a cultura do vinho, o trade turístico do Vale dos Vinhedos preparou atrações diferenciadas para o início de próximo ano. Confira abaixo a programação da Vindima 2010 no Vale dos Vinhedos.

Programação:

Festa da Colheita Hotel e SPA do Vinho Caudalíe
Local: Hotel e SPA do Vinho Caudalíe
Dias: sextas e sábados, entre 5 de fevereiro e 28 de março
Programação:
- Jantar temático “História do Vale dos Vinhedos” na Trattoria Damigiana, Prima Colazzione (café da manhã colonial) no quarto, passeio e colheita em parreirais centenários com brítola tradicional, almoço típico italiano ao ar livre ao som de coral de imigrantes italianos, pisoteio de uvas e degustação de vinho doce, Carte Du Jour no SPA Caudalíe, brunch ao espumante e late check out.
Mais informações e agendamento:
pelo telefone (54) 2102.7200 ou
pelo e-mail reservas@spadovinho.com.br

Festa da Vindima Casa Valduga
Local: Complexo Enoturístico Casa Valduga
Dias: aos sábados, de 30 de janeiro a 13 de março
Programação:
- Colazione (café da manhã típico italiano), colheita de uvas, passeio de dindinho, apresentação de coral com realização de sabrage (abertura de garrafas de espumante com antigas espadas) nos parreirais, degustação de vinhos e suco de uva, almoço harmonizado, visita à unidade de maturação, engarrafamento, envelhecimento e caves de espumantes, visita à unidade de vinificação, visita à Capela das Neves com relatos da história da imigração italiana, esmagamento de uva com os pés e jantar harmonizado de encerramento nos parreirais.
Mais informações e inscrições:
pelo telefone (54) 2105.3122 ou
pelo e-mail valduga@casavalduga.com.br


Dia da Colheita Pizzato
Local: Pizzato Vinhas e Vinhos
Dias: 6, 13, 16, 20 e 27 de fevereiro
Horário: das 9h às 13h
Programação:
- Visita guiada pelo proprietário da vinícola aos parreirais, acompanhamento das etapas de vinificação com acompanhamento do enólogo, pisa das uvas e degustação de vinhos finos. A programação é encerrada com um almoço harmonizado com vinhos e espumantes.
Mais informações e reservas:
pelo telefone (54) 3459.1155 ou
pelo e-mail pizzato@pizzato.net.

Cursos de degustação / harmonização
Local: Restaurante Don Ziero / Vinícola Cordelier
Dias: de segunda às sextas-feiras, no período entre janeiro e março
Programação:
- Horário: das 10h às 11h45min.
- Conteúdo: Curso de degustação com abordagem teórica sobre a história da viticultura, os processos de elaboração de vinhos e espumantes e noções de análise sensorial. Inclui o serviço de petiscos, a entrega de material didático e de certificado.
Mais informações e inscrições:
pelo telefone (54) 3453.7593 ou
pelo e-mail: donziero@cordelier.com.br

Degustação Top Premium Lidio Carraro
Local: Vinícola Boutique Lidio Carraro
Dias: Diariamente, sob reserva para grupos de até 14 pessoas
Horário: 19h
Programação:
- Degustação fechada da linha de vinhos especiais com apresentação de palestra sobre trajetória da vinícola.
Mais informações e agendamento:
pelo telefone (54) 2105.5555 ou
pelo e-mail atendimento@lidiocarraro.com

Wine Day Miolo
Local: Escola do Vinho Miolo
Dias: 06 de fevereiro - Vinhos Brancos e espumantes
13 de março - Vinhos Tintos
Programação:
- Horário: das 9h às 16h
- Conteúdo: Um dia acompanhando todo o procedimento de elaboração dos vinhos, desde a vista aos parreirais, colheita de uva, etapas de vinificação com degustação de mostos, visita às caves de maturação e envelhecimento, processo de rotulagem e engarrafamento. Curso de iniciação às análises sensoriais com degustação de vinhos. Encerramento com almoço harmonizado na Osteria Mama Miolo e entrega de certificados.
* Inscrições: Vagas esgotadas. Inscrições somente para a lista de espera.
Mais informações:
pelo telefone (54) 2102.1500 ou
pelo e-mail gabriela@miolo.com.br

Wine Maker Miolo – Aula Final Turma 2009
Dias: 14 a 17 de janeiro
Local: Vinícola Miolo
Programação: Último encontro da turma de Winemakers 2009. O encerramento do programa compreende a fase de engarrafamento e rotulagem dos vinhos elaborados pelos inscritos no curso. Programação exclusiva para os alunos da turma e para jornalistas interessados na cobertura do programa.
Mais informações e inscrições:
pelo telefone (54) 2102.1500 ou
pelo e-mail gabriela@miolo.com.br

Mais informações:
APROVALE – Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos
aprovale@valedosvinhedos.com.br
http://www.valedosvinhedos.com.br/
54 3451.9601
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Alemão com sotaque Argentino ou Argentino com sotaque Alemão?


Meninas e meninos,
Desde que provei pela primeira vez os embutidos caseiros do meu amigo Diethelm Maidlinger, tornei-me seu fã.
Diethelm é o chef do tradicional restaurante Bierquelle de tendências suíço-germânicas, e que após sair do endereço em Interlagos, ficou no Campo Belo por dois anos.
Agora mudanças de ares, transformam o alemão em argentino, explico: é que o Diethelm resolveu voltar ao seu antigo e tradicional endereço, Rua Prof Papini. 169- Interlagos e cede seu espaço para o novo restaurante argentino Palermo Viejo, do Chef Alejandro Fazzi.

Apesar de agora argentino, o restaurante manteve ainda pratos tradicionais alemães do Chef Diethelm, como suas salsichas e lingüiças caseiras e fondues servidos durante o inverno, tão requisitados pelos habitues da casa. Uma união inusitada e cheia de boas pedidas para quem aprecia comer bem!
O Restaurante Palermo Viejo passa a oferecer pratos típicos argentinos, com destaque especial aos cortes de carne, como o Bife Palermo Viejo (corte especial da casa - R$ 39,90) e o Ojo de Bife (miolo de contra filé - R$ 39,90), além de deliciosas sobremesas como as Panqueques de Dulce de Leche Argentino (deliciosas panquecas recheadas com doce de leite - R$ 13,00). Para acompanhar a refeição, a casa oferece uma carta com 21 rótulos de cervejas especiais, entre elas a 1795 (Rep. Tcheca) e a Warsteiner Dunkel (Alemã), excelentes opções para harmonização com os grelhados, que meus amigos da importadora Bier & Wein trazem ao Brasil.
Restaurante Palermo Viejo
Rua Pascal, 608 - Campo Belo - São Paulo-SP
2ª a sábado, das 12h às 24h e domingos das 12 às 17h.
11 3805-2213
palermoviejo@uol.com.br
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

CHEF MARIANA VALENTINI ASSUME DISCIPLINA NO SENAC


Meninas e meninos,
Minha amiga Mariana Valentina, chef de cozinha eficiente e linda, me avisa através da não menos amiga, a também linda e eficiente assessora Marilu Peretti, que a Mariana assumiu a disciplina de Cozinha Italiana da Faculdade SENAC, curso de Cozinheiro Chefe Internacional da instituição.
Após 11 anos percorridos em sua carreira e há 1 ano no comando de seu restaurante, o Valentina, Mariana Valentini irá dividir a cozinha italiana por região, explicando os temperos, ingredientes, pratos e receitas típicas de cada cidade.
Para ilustrar as aulas Mariana usará as fotos que ela mesma fez quando esteve na bota, cursando História da Gastronomia Italiana, que também será base para suas explanações.

Mariana Valentini iniciou sua carreira no Carlota como cozinheira, ficou por lá 2 anos; foi como chef de Cozinha para o Café Journal, reformulou o cardápio da casa, treinou o catering da cozinha; atuou por 3 anos e saiu de lá para novos desafios: ir para Itália se especializar na cozinha italiana.
Por lá, estudou a história da cozinha italiana, para poder resgatar as verdadeiras receitas da região de Siena, na Toscana. Ainda em Siena, o chef Alessandro Segatto a chamou para chefiar a cozinha do seu Risotteria, voltou ao Brasil e ficou ao lado de Segatto por um ano, foi para uma empresa de consultoria, onde coordenou a cozinha experimental para várias empresas: Quaker, Sadia, Garoto, Arroz Tio João, Santa Marina, entre outras; além de prestar consultoria para o Café The House.
Escreveu por um período duas colunas no site Gastronomia e Negócios, onde contava dicas de uma chef, e receitas; além de seu próprio blog, onde conta suas experiências com as panelas.
Mariana Valentini é formada em hotelaria pelo Senac, fez mais de 15 cursos de especialização na área, inclusive sobre segurança alimentar e hoje faz parte de um grupo de estudos da História da Gastronomia na USP.
O cardápio é diário, o buffet de saladas também muda a cada dia, nos pratos principais sempre tem uma carne, ave, peixe e um prato vegetariano.

RESTAURANTE VALENTINA
http://www.valentinarestaurante.com.br/
Rua Dr. Renato Paes de Barros, 62 – Itaim
Fone: 3167.2988
Estacionamento Conveniado
Acesso para portadores de deficiência física.
Funciona de segunda a sexta-feira das 12 horas às 15 horas.
Cardápio em Braile
Tickets: TR, VR, VisaVale e Sodexo.
Cartões de crédito: Visa e Mastercard
Capacidade: 80 pessoas sentadas.
Ar Condicionado.
Sistema Wi-fi
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Promoção IPA - Compre 1 caixa e ganhe outra grátis!


Meninas e meninos,
Meus amigos da Boxer, importadora de excelentes cervejas, dentre as quais a Guinness, está com uma promoção imperdível para os apreciadores das cervejas Pale Ale.
A Boxer oferece para cada caixa de Greene King IPA em lata, outra caixa como promoção, devido ao vencimento da data de validade estar chegando ao seu término.

As cervejas Ale, são de alta fermentação, geralmente são mais encorpadas e com teor alcoólico maior que as tipo Lager, que são de baixa fermentação.
Existem numerosas variedades de “Ales” na Grã-Bretanha assim como em outros paises, tal como a Mild Ale (mais leve), que é uma cerveja mais doce e escura com relativamente pouco lúpulo; Pale Ale (clara), um pouco mais seca, de cor clara e um sabor de lúpulo mais evidente do que a “mild ale”; e bitter (amarga) e stock (encorpada) Ales, o termo mais recente reservado para cervejas superiores.
IPA da Greene King se carateriza pelo sabor fresco, lupuloso e com um paladar limpo e amargo.
IPA significa Índian Pale Ale, um tipo de cerveja particularmente fermentada para exportar para os ex-patriados na época da Raj (lidero das Hindus) da Índia.
O Lúpulo tem um efeito preservativo, uma quantidade incomum de lúpulos foi usado no processo de fermentação para conservar a cerveja durante a longa viagem.Greene King IPA é fermentada em Bury St. Edmunds por mais de 100 anos e até hoje tem o sabor e aroma distinto, fresco e lupuloso.
Greene King IPA é a numero um em cervejas amargas no sul da Inglaterra e a terceira mais vendida no Reino Únido!
Lupulosa, fresca, limpa, seca,
Tipo: Ale (forte e escura)
Embalagem: 24 X 500ml Latas/ 8 X 500ml Garrafas
Teor Alcoólico:
Lata 3,6%
Garrafa 5%
Fabricante: Greene King
Origem: Inglaterra
Boxer do Brasil
http://www.boxernet.net/
11 -3361 3233
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Landelia Petit Verdot está no Bazar de Verão ANA IMPORT


Meninas e meninos,
Minha querida amiga Ana de Andrade pede para avisar que o bazar de vinhos com preços promocionais da Ana Import, já começou.
Eu, que adoro o Landelia Petit Verdot, e sei qie está entre os vinhos com preços especiais, vou garimpar algumas garrafas.
Entrem no site e vejam quais e quanto custarão os vinhos do bazar.


Promoção de Vinhos muito especiais, com descontos de 15% a 50%Válido até 28/02/10 A importadora de vinhos “Ana Import”, confirmando seu estilo único e sua inovadora seleção entre os mais deliciosos vinhos do mundo, está realizando um bazar muito personalizado, preparando uma lista dos seus vinhos mais exclusivos e consagrados que serão colocados a preços verdadeiramente promocionais. O Bazar Ana Import acontece até o dia 28 de fevereiro, apresentando algumas marcas surpreendentes entre seus vinhos franceses, italianos e portugueses, chilenos e argentinos e que agora chegam a ganhar descontos de até 50%.
As compras podem ser feitas no show room da importadora, ou por telefone (11) 3951.4333, com entrega em 48 horas na grande São Paulo. Para compras acima de R$ 250,00 não será cobrada taxa entrega para toda São Paulo. São aceitos os cartões: Visa, Master e Amex.


Ana Import, empresa especializada em trazer ao Brasil uma bem dosada aquarela entre os bons vinhos do mundo, foi idealização e realização de Aninha Marques, mulher do cantor Bell Marques. A implantação desta importadora de vinhos foi um projeto arrojado, concretizado através de uma determinação característica da personalidade de Ana Marques, e tendo como fator propulsor a sua paixão pelo mundo dos vinhos. E tudo isso, naquele cenário de azul, muito sol e o mar de Salvador, Bahia!...Inaugurada em junho de 2005, a Ana Import é uma importadora com sede na Bahia e filial em São Paulo. A empresa hoje já compete no acirrado mercado do vinho como gente grande! E traz com exclusividade mais de 300 rótulos de regiões como Chile, Argentina, Itália e França, e agora também Portugal. E continua crescendo a cada ano, inovando constantemente com seu apurado elenco dos bons vinhos da Europa e da América do Sul.O Mercado de atuação da importadora não pára de evoluir e abrange praticamente todas as grandes capitais do Brasil. Seus produtos são distribuídos e disponibilizados ao consumidor final através das principais lojas de vinho, também encontráveis nos melhores restaurantes, bem como estão a venda no site da empresa e em suas lojas (Salvador) e filial paulista – com entregas em domicílio.
Ana Import
http://www.anaimport.com.br/
Contatco com a Ana de Andrade
11 3951.4333 / 9963.3898
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão