quinta-feira, 19 de julho de 2012

Grande degustação de vinhos Portugueses



Meninas e meninos,
Sob a competente estratégia de marketing, nomeada Vinhos de Portugal, mais uma vez vemos uma ação, onde os produtores de vinhos portugueses, premiados centenas de vezes durante o International Wine Challenge 2012 e o Decanter World Wine Awards 2012, nos mostram seus produtos.
Assim fazendo, além de estreitar nosso conhecimento com os belos vinhos produzidos em Portugal, levando ao conhecimento do mundo enófilo vinhos premiados, facilitam a interação com este pais europeu tão próximo a nós Brasileiros.
Fico pensando em como seria bom, com a mesma regularidade, competência e dedicação, que nossos vinhos Brasileiros, também pudessem sempre, com mostras grandiosas como estas, comparecer mundo afora para mostrar nossos produtos, mas enfim, esta é uma outra realidade. Orientadas por convidados especiais, as degustações comentadas, tiveram como tema os vinhos portugueses premiados pelo mundo, uma homenagem aos vencedores que colocaram Portugal entre os três países mais premiados na produção de vinhos, à frente de Itália, Espanha e Chile.
O evento é mais uma ação da marca Vinhos de Portugal, reforçando sua atuação e presença ao longo dos anos no mercado Brasileiro e estreitando os laços entre produtores e consumidores. “Levamos vinhos de mais de 95 produtores para serem degustados, além de criar a oportunidade de todos conhecerem quem está por trás de todo o processo”, afirma Nuno Vale, diretor de marketing da Vinhos de Portugal. Ainda de acordo com Nuno Vale, o evento guardou outras estratégias, sendo uma delas a final ao vivo do Portugal Wine Expert sob o comando do sommelier português José Santanita, do qual este que escreve, foi um dos jurados, motivo de postagem anterior
Com a presença de vários produtores e importadores, mostrando seus vinhos, a mostra foi um sucesso.
Na degustação comentada, à qual, participei, sob a condução de Guilherme Rodrigues, colunista da Revista Gosto, nos provamos onze vinhos dos mais premiados de Portugal.
Os vinhos selecionados para a ocasião foram, pela ordem de prova:
1-Esporão Private Selectio 2010
2-Malhadinha 2009
3-Marquesa de Cadaval 2010
4-Sanguinhal Touriga Nacional 2008
5-Follies Touriga Nacional 2008
6-Quinta do Cardo Grande Escolha 2009
7-Duorum Colheita 2009
8-Quinta do Crasto Reserva 2009 Vinhas Velhas
9-Ramos Pinto RP Tawny 10 Quinta da Ervamoira veja
10-Quinta do Portal Tawny 20
11- Quinta da Prelada Vintage 2004
Para não ficar aqui descrevendo sensorialmente todos os vinhos, selecionei dois vinhos tranqüilos e dois Porto.
Ganhou disparado em minha avaliação o Marquesa de Cadaval 2010, trazido ao Brasil pela Mercovino. Vinho D.O Tejo, Blend de Touriga Nacional, Trincadeira e Alicante Bouchet
Muitas especiarias, floral, frutas maduras, confirma em boca as especiarias como pimenta, e cravo, as frutas e chocolate, além de sutil cítrico, talvez em virtude de sua boa acidez,equilibrado em taninos e álcool.
Em segundo lugar ficou o Quinta do Crasto Reserva 2009 Vinhas Velhas, trazido ao Brasil pela Qualimpor, blend de mais de 25 variedades de vinhas com mais de 70 anos, com um frutado delicioso, chocolate, tostados, equilibrado em acidez, álcool e taninos.
Dentre os Porto, em primeiro, o Quinta do Portal Tawny 20, trazido ao Brasil pela Chaves Oliveira, com frutas secas, figos, floral exuberante.
Em segundo, Quinta da Prelada Vintage 2004, blend Touriga Nacional, Tinta Amarela, Tinta Roriz, Touriga Franca e Souzão, trazido ao Brasil pela Porto Mediterrâneo, que ainda se mostra novo, com taninos exuberantes, floral rico e frutas maduras. Veja
Mercovino
http://www.mercovino.com.br
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: