quinta-feira, 29 de maio de 2014

Seminário sobre a Bourgogne com Jean Claude Cara que disse:“Quer conhecer um pouco dos vinhos da Bourgogne, fique lá ao menos um ano”.


 

Meninas e meninos,
Tenho ao longo desta minha vida de enófilo praticante, frequentado muitos cursos e seminários ligados ao tema, que só me engrandecem em conhecimento e experiência.
Alguns deles são bons, outros medianos, poucos são ótimos, mas raros são excelentes.
Ser um curso ou seminário excelente requer modéstia, humildade, além do conhecimento de quem ministra.
Foi o que vi no seminário ministrado pelo amigo Jean Claude Cara sobre os vinhos da Bourgogne e uma de suas 5 grandes regiões produtoras, Chablis promovido pelo BIVB (Bureau Interprofissionel des Vins De Bourgogne em conjunto com o SENAC.
Começo com uma citação do Jean, feita no final das sete horas e meia de seminário:
“Para os profissionais do vinho, se pudesse dar um conselho, diria que se especializem em uma região, com sua história, sua tradição, suas lendas, sua gastronomia, sem perder tempo em querer saber tudo e de tudo sobre o mundo vitivinícola global”.
Perceberam a grandeza do conselho?
Parabéns Jean, e felicito ao SENAC pela parceria com o BIVB, além de incitar aos participantes das duas turmas que tiveram o privilégio de participar do seminário que pratiquem o conselho do Jean.
Ainda postarei sobre os belos vinhos dos dois painéis, mas não posso deixar de registra que nas duas baterias de degustação. A primeira com vinhos das 5 regiões e a segunda com Chablis que os que mais me agradaram foram na primeira bateria o Chablis 1ºer Cru Vaillons 2010 Jean-Paul e Benoit Drouhin e no segundo o Chablis 1ºer Cru Montmains 2010 Joseph Drouhin.
O primeiro com olfato a frutos secos, sutil anis ao fundo, cítrico, confirmados em boca e acidez boa.
O segundo, cítrico, mineral(fósforo leve e um calcário a giz) em boca frutado cítrico confitado, seco, longo, redondo ótimo!
Será coincidência ou descubro aqui uma tendência?
Preciso urgentemente degustar muitos mais exemplares destes para tirar a prova.
www.brasilbourgogne.fr

VEJA SEMPRE O SITE  WWW.DIVINOGUIA.COM.BR
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão