quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

E vai rolar a festa: SPA do Vinho promove jantar harmonizado “História do Vale dos Vinhedos”



Meninas e meninos,
Evento abre oficialmente a vindima deste ano no Vale dos Vinhedos

 A Abertura Oficial da Vindima 2015 no Vale dos Vinhedos ocorre neste fim de semana e seu primeiro evento comemorativo será promovido pelo SPA do Vinho já na sexta dia 30/01.

Muita alegria, diversão e descontração farão parte de um jantar temático no Sapa do Vinho, onde a saga dos imigrantes italianos desde a difícil partida da Itália até o sucesso das grandes vinícolas gaúchas será cantada em verso e prosa.

 O SPA do Vinho, que além de hotel é o também o primeiro condomínio vitivinícola D.O. do país é uma estrutura sensacional que une o que de melhor pode haver em beleza, conforto, gastronomia e a harmonização do jantar temático com vinhos brasileiros, é verdadeiro luxo.
Há pacotes que resgatam o ritual da colheita incluindo a pisa.

O chef Felipe Pinelli preparou cardápio especial no Jantar Temático “História do Vale dos Vinhedos”, com inspiração na gastronomia veneta que inclui o prato da foto, o cordeiro ao molho de uvas, que já tive o prazer de provar, vale a pena conhecer mais sobre este evento. 
Visite e comprove
SPA DO VINHO AUTOGRAPH COLLECTION HOTEL & CONDOMÍNIO VITIVINÍCOLA /
VINOTHÉRAPIE BY CAUDALIE
www.spadovinho.com.br  
Até o próximo brinde!
 
Álvaro Cézar Galvão

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Quanto mais alta a temperatura do Champagne dentro da garrafa, maior a velocidade de saída da rolha.


                                                                                                          

Meninas e meninos,                                                                                                                

Lendo um texto mais antigo do querido amigo Marcos Piveta, no Jornal do Vinho<www.jornaldovinho.com.br> achei interessante artigo transcrito por ele, extraído de texto publicado pela FAPESP <http://revistapesquisa.fapesp.br/2013/01/11/alta-temperatura-acelera-rolha-a-55-kmh/>, e o publico na íntegra por vir de encontro ao que sempre falo nas palestras que dou sobre espumantes (têm pressão dentro da garrafa ao redor das 6 atm), lembrando que o Champagne é um espumante feito na região de mesmo nome.

Vamos ao texto:                                                                                                                

“Imagens de infravermelho feitas por uma câmera ultra veloz ajudaram a entender a dinâmica de uma cena comum nas festas de final de ano: o espocar de um champanhe.

A equipe do físico Gérard Liger-Belair, da Universidade de Reims Champagne-Ardenne, situada no coração da zona produtora do famoso espumante francês, filmou a saída de rolhas e o consequente escape de dióxido de carbono (CO2) em garrafas que haviam sido mantidas por 24 horas a três diferentes temperaturas, 4, 12 e 18 graus Celsius (°C) (veja artigo científico no Journal of Food Engineering http://www.sciencedirect.com/science/journal/02608774).                                              Os dados do experimento confirmaram que, quanto maior a temperatura do líquido, maior a pressão dentro da garrafa e, por tabela, maior também a rapidez e a quantidade de gás que deixa o recipiente ao ser aberto. A 18°C, a rolha salta da garrafa a uma velocidade de 55 quilômetros por hora e o volume de (CO2) disperso numa nuvem gasosa – não detectável na faixa da luz visível, mas sim no infravermelho – é enorme. A 4°C, a tampa de cortiça viaja a cerca de 40 quilômetros por hora e a nuvem é nitidamente menor”.                                                                         
“Também vimos que, de toda a energia produzida pela retirada da tampa, apenas 5% saem na forma de energia cinética”, diz Liger-Belair. “A maior parte da energia do sistema parece ser liberada como uma onda de choque, como o bang do estouro da rolha.”

Foto:Rolhas saltando de garrafa de champanhe: a 4°C (ao alto) a tampa sai a uma velocidade 30% menor do que a 18°C (abaixo)- © Gérard Liger-Belair   

Até o próximo brinde!

 

Álvaro Cézar Galvão