sábado, 30 de maio de 2015

Sospirolo da Monte Reale Valdemiz vinhos finos e tábua de frios do Ovo e Uva Vinho& Comida.


Levei o Sospirolo ao Ovo e Uva para degustar junto a uma Porchetta, mas, antes, tábua de frios que ninguém é de ferro.
Com registros de família datando de 1300, nos arredores de Feltre, Itália, desde esta época, já eram vitivinicultores.
Em 1700 a família se muda para o Valle del Mis, distrito de Sospirolo, província de Belluno, Trento e Nova Pádova.
Quando os parreirais foram atingidos pela filoxera, Pietro Mioranza decide-se partir para a América.
Em 15 de Janeiro de 1884, Pietro desembarca em Porto Alegre e segue para a colônia de Caxias, onde lhe destinam o lote número 13 do Travessão Alfredo Chaves. Pietro é um dos primeiros a chegar ao local, e o batiza como Nova Veneza.
Do Valle del Mis na Itália, Pietro Mioranza trouxera algumas mudas de videira, a semente da tradição vinícola Valdecir Mioranza transplantada na América. Em pouco tempo, Pietro torna-se o maior produtor de vinhos de Nova Veneza.
Em 1972, Valdecir Mioranza, bisneto de Pietro, juntamente com mais seis amigos fundou a Vinhos Monte Reale. Em 1993 Valdecir assumiu o controle acionário da Monte Reale, a partir desta data se iniciaram os investimentos em tecnologia, a fim de produzir vinhos de alta qualidade.
Em 1999 iniciou-se a reforma e reestruturação da Monte Reale, pensando no vinho fino, gastronomia e enoturismo. Criou-se então a marca de vinhos finos Valdemiz. A primeira safra foi elaborada em 2000 e o lançamento em 2002 juntamente com o empreendimento já reformado. A partir desta data nossa linha de produtos conta com os vinhos finos Valdemiz, e com os vinhos de mesa e sucos Monte Reale.
Do conhecimento e dedicação legados pela família, Valdecir Mioranza preserva a tradição de mais de sete séculos cultivando uvas e fazendo vinhos.
Da linha reserva, além do Sospirolo, temos o Touriga Nacional; Val 13 Reserva; Merlot Reserva; Cab.Sauvignon Reserva e Tannat Reserva.
O Sospirolo 2005 é um corte com 5 uvas sendo cerva de 60% Merlot e Cabernet Sauvignon, com os outros 40% divididos entre Cabernet Franc; Tannat e Ancellota.
13% de álcool, 12 meses em barricas francesas de 2º uso, sua cor mostra certa evolução, mas não caracteriza os 10 anos que tem, contendo ainda no olfato frutas bem maduras, algo balsâmico, um toque animal, ligeiro mineral, todos estes confirmados em boca, aliados às especiarias que aparecem e uma deliciosa acidez. Taninos ainda presentes, mas já totalmente integrados, mostra ainda que poderá ir bem mais longe em idade, pois o tripé para o bem envelhecer, álcool, taninos e acidez ele tem.
Recomendo que os amantes dos bons vinhos em geral, e dos Brasileiros em particular procurem este vinho, certamente irão se apaixonar, como eu.
Monte Reale Valdemiz vinhos finos
www.montereale.com.br
Ovo e Uva Vinho & Comida
http://www.ovoeuva.com.br
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

 

 

terça-feira, 19 de maio de 2015

Dia do Vinho 2015 tem maior adesão de empreendimentos em todos os tempos.


 
Meninas e meninos,

Todos os anos divulgo as festividades do Dia Nacional do Vinho, que foi instituído no primeiro domingo de junho de cada ano no Rio Grande do Sul, e foi promulgada em 12 de dezembro de 2003.

Nesta edição, por sinal, a maior em adesão com 249 empreendimentos envolvidos no Dia do Vinho 2015, e com maior duração: entre 22 de Maio e 7 de Junho, onde teremos uma inspiração nacional para o evento, tendo apoio das prefeituras municipais de Antônio Prado, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira e Veranópolis, além da Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin), Associação dos Produtores de Vinhos de Pinto Bandeira (Asprovinho), Sindicato da Indústria do Vinho, do Mosto de Uva, dos Vinagres e Bebidas Derivados da Uva e do Vinho do Rio Grande do Sul (Sindivinho-RS), Roteiro dos Vinhos de São Roque/SP, Vinhos da Campanha Gaúcha, Atuaserra, Bento Convention Bureau, Caxias do Sul Convention & Visitors Bureau, Phoenix Eventos e Verallia.

Lembro que as cidades envolvidas no RS são a maioria, mas temos uma opção paulista que é a cidade de São Roque com o Roteiro dos Vinhos.

“O grande trunfo do Dia do Vinho é a integração. Seja entre três mercados intimamente ligados, que avançam muito quando trabalham juntos, seja entre as várias regiões participantes, que agora começam a se expandir pelo Brasil. À medida em que se amplia esta rede de empresas, municípios, entidades e territórios engajados no evento, cresce também a diversidade de opções para o público apreciar derivados da uva, gastronomia e hotelaria”, comenta o presidente do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Moacir Mazzarollo.
Informações no site www.diadovinho.com.br
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão