quinta-feira, 21 de maio de 2009

Os vinhos da denominação de Ribera de Guadiana chegam ao Brasil


Meninas e meninos,
Fui convidado a conhecer alguns dos vinhos da Bodegas Viticultores de Barros, em um encontro onde alguns empresários da região da Extremadura Espanhola que têm interesse no mercado Brasileiro, organizaram.
Um esforço das instituições Fomento de Mercados de Extremadura e Câmara de Comércio de Badajoz, com o apoio da linda Nazaret Castro Buzón, do departamento de imprensa da Embaixada da Espanha.
O interesse comercial da Espanha no Brasil é crescente, e os produtos muito variados, são de boa aceitação pelo nosso mercado.
Quanto aos vinhos, degustei os brancos Emperador de Barros 2008 das uvas Cayetana(autóctone) e o Macabeo.
Os tintos Emperador Tempranillo; Vizana Crianza Tempranillo e um rosado de Syrah.

Dentre os brancos o da uva Cayetana me agradou bastante, com ótima persistência, com frutas brancas, maçã verde e goiaba tanto no olfato como na boca.
O Macabeu precisa de tempo maior para abrir e também se revela muito equilibrado e aromático. Dentre os tintos, gostei do Vizana Crianza 2005 Tempranillo, com ótima acidez, e apesar dos 14,5% de álcool, é super equilibrado e não incomoda. Floral e frutas se sobressaem.

Ainda menos conhecidos do que os Rioja ou Ribera de Duero, os vinhos da região espanhola de Extremadura, englobados pela Denominação de Origen Ribera del Guadiana, estão entre os mais reconhecidos da Espanha.
Mesmo que na Extremadura sejam utilizados mais de trinta tipos de uvas para a elaboração de vinhos, as principais são: Tempranillo, Macabeo, Cabernet Sauvignon, Garnacha e Merlot. Os vinhedos e a produção do vinho se estendem por toda a região extremenha. As áreas incluidas na D. O. Ribera del Guadiana são as seguintes:
Montanchez
Cañamero
Ribera Baja(Badajoz)
Ribera Alta(Mérida)
Tierra de Barros
Matanegra
A Comunidade Autónoma da Extremadua está subdividida em 24 comarcas , 11 na província Badajoz e 13 na província de Cáceres.

Os vinhos de Bodegas Viticultores de Barros são representativos da região. Sua alta qualidade tem sido avaliada por publicações como a Wine Spectator. Em março de 2008, Robert Parker e Jay Millar, dois dos mais influentes no mundo do vinho, incluíram uma das variedades da bodega, o Emperador de Barros Macabeo 2007, no artigo “A melhor compra de vinhos brancos Espanhois por 20 dólares ou menos”. A pontuação que ele obteve de paladares tão exigentes foi de 86 pontos sobre 100.

Além disso, o Guía Peñín 2008, uma referencia na Espanha, tem outorgado excelentes qualificações aos vinhos de Viticultores de Barros. O Vitanza 2003, por exemplo, conseguiu 82 pontos sobre 100.
www.viticultoresdebarros.com
www.comercioextremadura.org/index.php?id=257
http://www.fomentomercados.com/
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: