sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Festa de aniversário da Ana Import, e quem ganha presente são os convidados.


Meninas e meninos,
Estive como convidado em um jantar no La Tambouille, para brindar o aniversário de cinco anos da Ana Import, a importadora que a paixão pelos vinhos, fez com que o Cantor Bel Marques, da banda Chiclete com Banana, e sua mulher Ana Marques, começassem a importar seus próprios caldos.
Contamos com a presença de vários amigos da área, e também com convidados especiais do casal, que veio de Salvador para a ocasião.
Claro que em uma ocasião festiva como esta, os vinhos servidos, não poderiam ser menos festivos e para acompanhar o clima de alegria e descontração, foi-nos apresentada a Diretora Comercial da Valduero Bodegas y Viñedos, Carolina Garcia Viadero.
Com vinhedos em Ribera Del Duero e Toro, ela apresentou uma linha de vinhos que agora passam a ser importados pela Ana Import, que, aliás, o Bel me disse, hoje já terem passado dos 300 rótulos no portfolio da empresa.
Sem medo de errar, ao menos à mesa, onde estávamos, apesar de provarmos bons vinhos noite afora, um deles chamou a atenção de todos, soberbo:Arbucala 2006, de Toro, da uva Tinta de Toro, ou Tempranillo.
Frutas maduras em profusão, complexo, pois mudava com o passar do tempo, tanto no olfato, como em boca. Vinho especial elaborado com uvas a partir de vinhedos de 60 a 100 anos de idade em colheita manual.
Passa por 12 meses em barris de carvalho, e com seus 14,5% de álcool, que não se destacam nem no nariz e nem em boca, mostrando equilíbrio, faz com que seja um vinho gastronômico, para pratos mais corpulentos como o vinho.
Boa acidez, taninos macios e presentes, demonstrando que ainda se pode esperar boa evolução em garrafa por muitos anos.
Degustamos ainda o Abucala Essência Barrica 2007 e o Essência Jovem 2008, todos de Tempranillo.
De Ribera Del Duero, Carolina nos apresentou a linha Valduero Crianza 2007; o Reserva 2005, que estagia por 30 meses em barril e mais 18 meses em garrafa; o Reserva Premiun 2001 que permanece fantásticos 36 meses em barril e mais 30 em garrafa, um primor de vinho.
Ainda provamos o Gran Reserva 1999, que apesar de ser o mais senhorial da noite, ainda não me fez esquecer do Arbucala 2006.


ARBUCALA 2006

Arbucala, Valduero en Toro
Com o projeto da Ribera del Duero já estabelecido, em 1996 a família Garcia-Viadero iniciou uma nova etapa, agora com 56 hectares na denominação de origem de Toro, plantados com a variedade típica Tinta de Toro, seguindo assim a filosofia de sempre trabalhar com variedades locais e o objetivo de oferecer uma gama de vinhos jovens. A D.O. de Toro é formada por 17 municípios, de Zamora e Valladolid até o noroeste de Castilla y Léon. A família Garcia-Viadero escolheu o pequeno povoado de Valdefinjas, local de misteriosa beleza e especial vegetação baseada em pinhos e plantas aromáticas que rodeiam seus vinhedos. Localizado a 5 quilometros da vila de Toro, Valdefinjas é reconhecido como produtor de uvas de mais alta qualidade da região.
Hoje, as irmãs Carolina e Yolanda Garcia dirigem com garra e competência todos os projetos vinícolas da família e além de conquistar o grande público já conseguiram o reconhecimento da crítica especializada, com seus vinhos em alta cotação junto aos mais exigentes avaliadores.

Parabéns ao Bel e Ana Marques, e parabéns à turma que faz acontecer na importadora, comandada aqui em São Paulo pela Ana de Andrade, Gustavo Liedtke, na Bahia pelo André Pereira e tantos outros que não posso ficar citando, pois acabaria esquecendo de alguém e todos são muito importantes.
Ana Import
www.anaimport.com.br
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: