quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Novos vinhos da Vinho Sul




Meninas e meninos,
Uma nova série de rótulos de novos vinhos chegaram à vinho Sul, e foram apresentados em um almoço para grande parte dos jornalistas especializados.
R. Pouillon e Fils – Em Village de Mutigny, o até então experiente
produtor de uvas Roger Pouillon inicia, em 1947, a sua produção de
Champagne. Impulsionado e apoiado por Louis Baulant, excelente
enólogo da região e seu tio, Roger, viu seu negócio crescer e atingir uma qualidade inquestionável, prova disso: Seus Champagnes estão
presentes nas principais lojas e restaurantes, em um dos mercados mais difíceis; a própria França.
Os Champagnes R.Pouillons & Fils nas versões Carte Blanche 1ªCru Brut, um Blanc de Blanc; o Cuvée de Reserve Brut, corte tradicional com 70% Pinot Noir; e partes iguais de Chardonnay e Pinot Meunier, o espetacular Fleur de Mareuil Nature 1ª Cru, corte de partes iguais de Chardonnay e Pinot Noir.
H. Cuvelier e Fils – Criada por Henri Cuvelier em 1804, essa importante vinícola avança por Bordeaux e tem em seu portfólio Grands crus e Crus Bourgeois. Atualmente a frente da vinícola está Olivier Cuvelier, responsável por fazer vinhos como Château La Croix Saint Estephe serem apreciados mundo afora.
Degustei o Gulliver AOC Bordeaux 2008 e o L’Orangerie de Ferran 2008 um ótimo AOC Pessac Leognan
Benoit Valerie Calvet & Jacques Lurton– A jovem vinícola fundada em 1985 na
região de Bordeux iniciou suas atividades também comercializando
grandes nomes da região até lançar seus primeiros vinhos em 1987.
Desde o final dessa da década de 1990 a empresa não parou de
crescer, tanto em oferecer seus vinhos produzidos, quanto ofertando ao mundo vinhos da região.
Com dois vinhos, um Bordeaux Supérieur AOC 2009 e o que mais me chamou a atenção, o delicioso Sancerre 2010 AOC do Loire.
100% Sauvignon Blanc com 12,5% de álcool muito equilibrado com a acidez, sem passagem por madeira, fresco, agradável, mineral, cítricos de lima da Pérsia, fruta branca como Abricot, longo, acidez ótima para harmonizações, lembrei logo de algumas entradas com camarões, lulas e mariscos, um Ceviche, ostras, massas à base de molhos lácteos e queijos de cabra.
Não parei de degusta-lo um minuto sequer, vinho indicado para as festas de final de ano, onde entradas frias serão regaladas com sua presença.
Vinho Sul
www.vinhosul.com.br

Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: