quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

CAFÉ DE BAIXA QUALIDADE: O CRIME NÃO COMPENSA!


Meninas e meninos,
Meu amigo Ensei Neto, um dos maiores conhecedores de cafés que conheço, através de seu blog, reproduziu matérias publicadas na Folha de São Paulo, e que posteriormente complementei com o site da ABIC, responsável pelo estudo.
Para mim, que tenho no vinho e na gastronomia, portanto por consequência, na enogastronomia uma paixão, admito logo de pronto que se aumentarmos a qualidade, teremos em curto espaço de tempo um aumento de consumo, claro que aqui não estou analisando preços, marketing, distribuição etc...
Mas as duas coisas estão ligadas, pois quando se reconhece a qualidade, temos mais prazer e melhor condição de consumo.
Vejam o que o Ensei colocou no blog:

“Duas matérias muito interessantes saíram na FOLHA DE SÃO PAULO no dia de hoje, com as seguintes chamadas: Consumo per capita do café se aproxima do recorde (no Brasil) e Baixa Qualidade derrubou o Consumo.
Na primeira, há um clima de otimismo com a retomada do crescimento do consumo per capita de café no Brasil, que alcançou 4,65 kg de café torrado em 2009, bem próximo do recorde histórico, que é de 4,72 kg em 1965. Segundo a ABIC – Associação Brasileira da Indústria do Café, esse retorno pode ser creditado à maior oferta de cafés de alta qualidade, bem como de novas formas de consumo como cappuccinos e outras bebidas, muito difundidas pelas inúmeras cafeterias Será pouco ou muito?
Em geral, o Cafezinho, símbolo do consumo do café no Brasil, é preparado a partir de uma concentração média de 10% m/v ou 100 g para 1 litro de água, que corresponde à tradicional receita de 5 a 6 colheres de sopa de café moído. Logo, esses 4,65 kg de café torrado equivalem a algo como 46,5 litros de café ao longo do ano consumido por um apreciador, o que corresponde a 930 xícaras de Cafezinho!
Na década de 60 o consumo caiu assustadoramente por diversos fatores: concorrência com novos produtos como refrigerantes, sucos, sport drinks (como o Gatorade) e, mais recentemente, água, simplesmente. E, como não poderia deixar de ser, havia uma percepção do consumidor de que o café vendido no supermercado era ruim.
Cresci em meio à essa percepção geral; obviamente não bebia e, muito menos, gostava de café, até que me “converti” ao final da década de 80.
A questão da qualidade e sua percepção pode ser explicada pela Fisiologia Humana.
Os chamados Sabores Básicos são o Doce, o Salgado, o Ácido, o Amargo e, o mais novo da turma, o Umami, descoberto pelos pesquisadores japoneses da síntese industrial do Glutamato Monossódico. São os sabores percebidos essencialmente na boca, mais particularmente na língua através de um incrível conjunto de Papilas Gustativas.
Podemos considerar os Sabores Básicos como super-hiper-importantes porque são sabores que podemos perceber mesmo quando estamos constipados. Os outros sabores precisam da ajuda no nariz para serem percebidos.
Quando o amargo, que é mais perceptível ao nosso paladar,é acentuado e desagradável, indicando defeitos, o doce deve vir em seu auxilio, portanto, haja açúcar para esconder os sabores ruins presentes num café com esse tipo de problema, principalmente o medicinal Fenólico, que é o principal responsável pela contrapropaganda de que beber café ataca o estômago. Na realidade, beber café com fermentados fenólicos ataca o estômago!
O Crime não compensa: colocar café de baixa qualidade pode fazer uma determinada marca conquistar uma fatia do mercado devido a um preço mais em conta, mas os resultados perante o consumidor são desastrosos”.
Segundo a ABIC-Associação Brasileira da Indústria de Café, mostra que este resultado aproxima o consumo per capita brasileiro ao da Alemanha (5,86 kg/habitante/ano) e já supera os índices da Itália e da França. Os campeões de consumo, entretanto, ainda são os países nórdicos - Finlândia, Noruega, Dinamarca - com um volume próximo dos 13 kg/habitante/ano.
Para complementar esta postagem, associo a matéria extraída do IBRAVIN, que em outras palavras e no tocante ao vinho, têm a mesma direção.


IBRAVIN
O início de uma nova Era. Assim poderá ficar conhecido o ano de 2009 para o setor vitivinícola brasileiro. Desde 2005, a comercialização de vinho só fazia cair no Brasil. De 293 milhões de litros de vinhos finos e de mesa colocados há quatro anos, despencamos para 214,5 milhões de litros em 2008. Por isso, os 240 milhões de litros de vinhos finos e de mesa elaborados no Rio Grande do Sul representam uma virada positiva para o setor vitivinícola nacional, que tem mais de 90% da sua produção instalada no RS. O incremento de vendas chegou a 12% em 2009! Vale lembrar que no início do ano de 2009, a meta traçada pelo Ibravin era estancar o ritmo de queda nas vendas que vínhamos sofrendo desde 2005. Dessa forma, encerrar o ano com resultados de dois dígitos, em um ano marcado pela crise econômica, foi uma vitória importante. Outro dado positivo de 2009 é que os estoques de vinho encolheram 17,5%, fechando o ano em 258 milhões de litros, frente a 313 milhões de litros de 2008. Os resultados positivos são animadores e mostram que o setor deve continuar investindo na promoção de vendas e no convencimento dos consumidores de que a qualidade dos vinhos verde-amarelos está em constante evolução. Mas o trabalho não pode parar. O sucesso dos espumantes e do suco de uva continua em alta. A comercialização de espumantes cresceu 18,25% em 2009, na comparação com 2008. E o suco de uma 100% natural encerrou o ano com um acréscimo de 39,4% nas vendas. Oxalá 2010 seja igual ou melhor do que 2009. Saúde e boa leitura!
IBRAVIN
http://www.ibravin.org.br/
Ensei Neto
http://coffeetraveler.net/
ABIC
http://www.abic.com.br/
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

BELVEDERE SILVER- A VODKA DE LUXO


Meninas e meninos,
Hoje temos nos mercados, Brasileiro e mundial, várias marcas de vodkas, que são espetaculares.
Este destilado deixou há muito de ser grosseiro e sem estilo, feito com os cereais ou tubérculos que se tivesse, à mão.
Hoje as mais refinadas técnicas de destilação, (bi, tri, tetra ou penta destiladas) muitas das vezes utilização de mananciais de águas puríssimas, ou poços artesianos especialmente perfurados pela pureza e propriedades da água, e de máster destilers, e maitres de chais, fazem desta bebida um marco de sabor, e elegância.
O grupo LVMH, onde meus amigos Sergio Degese e Karina Guarita, fazem a diferença, responsável pela importação da vodka Belvedere, uma vodka Polonesa tetra destilada, agora apresenta a versão Silver.
Introduzida na América do Norte em 1996, Belvedere criou um novo patamar para a excelência no segmento de vodkas de luxo. Hoje, o alto paladar e integridade Belvedere, conseguidos seguindo uma tradição artesanal polonesa de 600 anos, são reconhecidos internacionalmente por críticos e entusiastas de vodka.

BELVEDERE SILVER
Belvedere lança no mercado vodka super premium em uma garrafa elegante e festiva
Neste carnaval a família das vodkas super premium ganha um reforço. A vodka polonesa Belvedere, marca do grupo de luxo LVMH, traz para o Brasil a exclusiva Belvedere Silver em edição limitada extremamente elegante e festiva.
A garrafa é chique e ousada e incorpora a assinatura da marca Belvedere contra um fundo espelhado dando uma aparência moderna, tornando-se um produto indispensável para os amantes da bebida.
Belvedere Silver
SAC 11 3062-8388
http://www.belvederevodka.com/
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Vale dos Vinhedos espera receber mais de 35 mil turistas para a Vindima 2010

Meninas e meninos,
Recebi a programação das vinícolas para a colheita no Vale dos Vinhedos e a transcrevo abaixo
Vinícolas, hotéis, restaurantes e pousadas preparam atrações especiais para recepcionar o visitante
Quem visitar o Vale dos Vinhedos nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2010 terá um motivo a mais para se encantar com o principal roteiro enoturístico do Brasil. É tempo de colheita da uva na região e as cantinas, pousadas, hotéis e restaurantes reservam atrações diferenciadas ao visitante.
Atraídos pela possibilidade de colher uvas e degustar uvas e vinhos, além de participar de eventos típicos para celebrar a nova safra, cerca de 37 mil visitantes deverão estar desembarcando no Vale entre os meses de janeiro a março. A expectativa é da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale), embasada no crescimento de 15%, registrado no inverno deste ano. No primeiro trimestre de 2009, o Vale recebeu cerca de 32 mil turistas.
Como ocorre todos os anos, a vindima no Vale dos Vinhedos reserva ao visitante momentos de festa, alegria e de celebração com a chegada de mais uma safra. O perfume das uvas e o aroma do vinho podem ser sentidos em cada parada do roteiro. Parreirais carregados cobrem os vales formando um gigantesco tapete. Tudo gira em torno da colheita. É possível caminhar entre os vinhedos e degustar diretamente da videira diversas variedades de uvas, além de acompanhar de perto o início do processo de elaboração dos vinhos.
Para marcar este período e enaltecer a cultura do vinho, o trade turístico do Vale dos Vinhedos preparou atrações diferenciadas para o início de próximo ano. Confira abaixo a programação da Vindima 2010 no Vale dos Vinhedos.

Programação:

Festa da Colheita Hotel e SPA do Vinho Caudalíe
Local: Hotel e SPA do Vinho Caudalíe
Dias: sextas e sábados, entre 5 de fevereiro e 28 de março
Programação:
- Jantar temático “História do Vale dos Vinhedos” na Trattoria Damigiana, Prima Colazzione (café da manhã colonial) no quarto, passeio e colheita em parreirais centenários com brítola tradicional, almoço típico italiano ao ar livre ao som de coral de imigrantes italianos, pisoteio de uvas e degustação de vinho doce, Carte Du Jour no SPA Caudalíe, brunch ao espumante e late check out.
Mais informações e agendamento:
pelo telefone (54) 2102.7200 ou
pelo e-mail reservas@spadovinho.com.br

Festa da Vindima Casa Valduga
Local: Complexo Enoturístico Casa Valduga
Dias: aos sábados, de 30 de janeiro a 13 de março
Programação:
- Colazione (café da manhã típico italiano), colheita de uvas, passeio de dindinho, apresentação de coral com realização de sabrage (abertura de garrafas de espumante com antigas espadas) nos parreirais, degustação de vinhos e suco de uva, almoço harmonizado, visita à unidade de maturação, engarrafamento, envelhecimento e caves de espumantes, visita à unidade de vinificação, visita à Capela das Neves com relatos da história da imigração italiana, esmagamento de uva com os pés e jantar harmonizado de encerramento nos parreirais.
Mais informações e inscrições:
pelo telefone (54) 2105.3122 ou
pelo e-mail valduga@casavalduga.com.br


Dia da Colheita Pizzato
Local: Pizzato Vinhas e Vinhos
Dias: 6, 13, 16, 20 e 27 de fevereiro
Horário: das 9h às 13h
Programação:
- Visita guiada pelo proprietário da vinícola aos parreirais, acompanhamento das etapas de vinificação com acompanhamento do enólogo, pisa das uvas e degustação de vinhos finos. A programação é encerrada com um almoço harmonizado com vinhos e espumantes.
Mais informações e reservas:
pelo telefone (54) 3459.1155 ou
pelo e-mail pizzato@pizzato.net.

Cursos de degustação / harmonização
Local: Restaurante Don Ziero / Vinícola Cordelier
Dias: de segunda às sextas-feiras, no período entre janeiro e março
Programação:
- Horário: das 10h às 11h45min.
- Conteúdo: Curso de degustação com abordagem teórica sobre a história da viticultura, os processos de elaboração de vinhos e espumantes e noções de análise sensorial. Inclui o serviço de petiscos, a entrega de material didático e de certificado.
Mais informações e inscrições:
pelo telefone (54) 3453.7593 ou
pelo e-mail: donziero@cordelier.com.br

Degustação Top Premium Lidio Carraro
Local: Vinícola Boutique Lidio Carraro
Dias: Diariamente, sob reserva para grupos de até 14 pessoas
Horário: 19h
Programação:
- Degustação fechada da linha de vinhos especiais com apresentação de palestra sobre trajetória da vinícola.
Mais informações e agendamento:
pelo telefone (54) 2105.5555 ou
pelo e-mail atendimento@lidiocarraro.com

Wine Day Miolo
Local: Escola do Vinho Miolo
Dias: 06 de fevereiro - Vinhos Brancos e espumantes
13 de março - Vinhos Tintos
Programação:
- Horário: das 9h às 16h
- Conteúdo: Um dia acompanhando todo o procedimento de elaboração dos vinhos, desde a vista aos parreirais, colheita de uva, etapas de vinificação com degustação de mostos, visita às caves de maturação e envelhecimento, processo de rotulagem e engarrafamento. Curso de iniciação às análises sensoriais com degustação de vinhos. Encerramento com almoço harmonizado na Osteria Mama Miolo e entrega de certificados.
* Inscrições: Vagas esgotadas. Inscrições somente para a lista de espera.
Mais informações:
pelo telefone (54) 2102.1500 ou
pelo e-mail gabriela@miolo.com.br

Wine Maker Miolo – Aula Final Turma 2009
Dias: 14 a 17 de janeiro
Local: Vinícola Miolo
Programação: Último encontro da turma de Winemakers 2009. O encerramento do programa compreende a fase de engarrafamento e rotulagem dos vinhos elaborados pelos inscritos no curso. Programação exclusiva para os alunos da turma e para jornalistas interessados na cobertura do programa.
Mais informações e inscrições:
pelo telefone (54) 2102.1500 ou
pelo e-mail gabriela@miolo.com.br

Mais informações:
APROVALE – Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos
aprovale@valedosvinhedos.com.br
http://www.valedosvinhedos.com.br/
54 3451.9601
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Alemão com sotaque Argentino ou Argentino com sotaque Alemão?


Meninas e meninos,
Desde que provei pela primeira vez os embutidos caseiros do meu amigo Diethelm Maidlinger, tornei-me seu fã.
Diethelm é o chef do tradicional restaurante Bierquelle de tendências suíço-germânicas, e que após sair do endereço em Interlagos, ficou no Campo Belo por dois anos.
Agora mudanças de ares, transformam o alemão em argentino, explico: é que o Diethelm resolveu voltar ao seu antigo e tradicional endereço, Rua Prof Papini. 169- Interlagos e cede seu espaço para o novo restaurante argentino Palermo Viejo, do Chef Alejandro Fazzi.

Apesar de agora argentino, o restaurante manteve ainda pratos tradicionais alemães do Chef Diethelm, como suas salsichas e lingüiças caseiras e fondues servidos durante o inverno, tão requisitados pelos habitues da casa. Uma união inusitada e cheia de boas pedidas para quem aprecia comer bem!
O Restaurante Palermo Viejo passa a oferecer pratos típicos argentinos, com destaque especial aos cortes de carne, como o Bife Palermo Viejo (corte especial da casa - R$ 39,90) e o Ojo de Bife (miolo de contra filé - R$ 39,90), além de deliciosas sobremesas como as Panqueques de Dulce de Leche Argentino (deliciosas panquecas recheadas com doce de leite - R$ 13,00). Para acompanhar a refeição, a casa oferece uma carta com 21 rótulos de cervejas especiais, entre elas a 1795 (Rep. Tcheca) e a Warsteiner Dunkel (Alemã), excelentes opções para harmonização com os grelhados, que meus amigos da importadora Bier & Wein trazem ao Brasil.
Restaurante Palermo Viejo
Rua Pascal, 608 - Campo Belo - São Paulo-SP
2ª a sábado, das 12h às 24h e domingos das 12 às 17h.
11 3805-2213
palermoviejo@uol.com.br
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

CHEF MARIANA VALENTINI ASSUME DISCIPLINA NO SENAC


Meninas e meninos,
Minha amiga Mariana Valentina, chef de cozinha eficiente e linda, me avisa através da não menos amiga, a também linda e eficiente assessora Marilu Peretti, que a Mariana assumiu a disciplina de Cozinha Italiana da Faculdade SENAC, curso de Cozinheiro Chefe Internacional da instituição.
Após 11 anos percorridos em sua carreira e há 1 ano no comando de seu restaurante, o Valentina, Mariana Valentini irá dividir a cozinha italiana por região, explicando os temperos, ingredientes, pratos e receitas típicas de cada cidade.
Para ilustrar as aulas Mariana usará as fotos que ela mesma fez quando esteve na bota, cursando História da Gastronomia Italiana, que também será base para suas explanações.

Mariana Valentini iniciou sua carreira no Carlota como cozinheira, ficou por lá 2 anos; foi como chef de Cozinha para o Café Journal, reformulou o cardápio da casa, treinou o catering da cozinha; atuou por 3 anos e saiu de lá para novos desafios: ir para Itália se especializar na cozinha italiana.
Por lá, estudou a história da cozinha italiana, para poder resgatar as verdadeiras receitas da região de Siena, na Toscana. Ainda em Siena, o chef Alessandro Segatto a chamou para chefiar a cozinha do seu Risotteria, voltou ao Brasil e ficou ao lado de Segatto por um ano, foi para uma empresa de consultoria, onde coordenou a cozinha experimental para várias empresas: Quaker, Sadia, Garoto, Arroz Tio João, Santa Marina, entre outras; além de prestar consultoria para o Café The House.
Escreveu por um período duas colunas no site Gastronomia e Negócios, onde contava dicas de uma chef, e receitas; além de seu próprio blog, onde conta suas experiências com as panelas.
Mariana Valentini é formada em hotelaria pelo Senac, fez mais de 15 cursos de especialização na área, inclusive sobre segurança alimentar e hoje faz parte de um grupo de estudos da História da Gastronomia na USP.
O cardápio é diário, o buffet de saladas também muda a cada dia, nos pratos principais sempre tem uma carne, ave, peixe e um prato vegetariano.

RESTAURANTE VALENTINA
http://www.valentinarestaurante.com.br/
Rua Dr. Renato Paes de Barros, 62 – Itaim
Fone: 3167.2988
Estacionamento Conveniado
Acesso para portadores de deficiência física.
Funciona de segunda a sexta-feira das 12 horas às 15 horas.
Cardápio em Braile
Tickets: TR, VR, VisaVale e Sodexo.
Cartões de crédito: Visa e Mastercard
Capacidade: 80 pessoas sentadas.
Ar Condicionado.
Sistema Wi-fi
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Promoção IPA - Compre 1 caixa e ganhe outra grátis!


Meninas e meninos,
Meus amigos da Boxer, importadora de excelentes cervejas, dentre as quais a Guinness, está com uma promoção imperdível para os apreciadores das cervejas Pale Ale.
A Boxer oferece para cada caixa de Greene King IPA em lata, outra caixa como promoção, devido ao vencimento da data de validade estar chegando ao seu término.

As cervejas Ale, são de alta fermentação, geralmente são mais encorpadas e com teor alcoólico maior que as tipo Lager, que são de baixa fermentação.
Existem numerosas variedades de “Ales” na Grã-Bretanha assim como em outros paises, tal como a Mild Ale (mais leve), que é uma cerveja mais doce e escura com relativamente pouco lúpulo; Pale Ale (clara), um pouco mais seca, de cor clara e um sabor de lúpulo mais evidente do que a “mild ale”; e bitter (amarga) e stock (encorpada) Ales, o termo mais recente reservado para cervejas superiores.
IPA da Greene King se carateriza pelo sabor fresco, lupuloso e com um paladar limpo e amargo.
IPA significa Índian Pale Ale, um tipo de cerveja particularmente fermentada para exportar para os ex-patriados na época da Raj (lidero das Hindus) da Índia.
O Lúpulo tem um efeito preservativo, uma quantidade incomum de lúpulos foi usado no processo de fermentação para conservar a cerveja durante a longa viagem.Greene King IPA é fermentada em Bury St. Edmunds por mais de 100 anos e até hoje tem o sabor e aroma distinto, fresco e lupuloso.
Greene King IPA é a numero um em cervejas amargas no sul da Inglaterra e a terceira mais vendida no Reino Únido!
Lupulosa, fresca, limpa, seca,
Tipo: Ale (forte e escura)
Embalagem: 24 X 500ml Latas/ 8 X 500ml Garrafas
Teor Alcoólico:
Lata 3,6%
Garrafa 5%
Fabricante: Greene King
Origem: Inglaterra
Boxer do Brasil
http://www.boxernet.net/
11 -3361 3233
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Landelia Petit Verdot está no Bazar de Verão ANA IMPORT


Meninas e meninos,
Minha querida amiga Ana de Andrade pede para avisar que o bazar de vinhos com preços promocionais da Ana Import, já começou.
Eu, que adoro o Landelia Petit Verdot, e sei qie está entre os vinhos com preços especiais, vou garimpar algumas garrafas.
Entrem no site e vejam quais e quanto custarão os vinhos do bazar.


Promoção de Vinhos muito especiais, com descontos de 15% a 50%Válido até 28/02/10 A importadora de vinhos “Ana Import”, confirmando seu estilo único e sua inovadora seleção entre os mais deliciosos vinhos do mundo, está realizando um bazar muito personalizado, preparando uma lista dos seus vinhos mais exclusivos e consagrados que serão colocados a preços verdadeiramente promocionais. O Bazar Ana Import acontece até o dia 28 de fevereiro, apresentando algumas marcas surpreendentes entre seus vinhos franceses, italianos e portugueses, chilenos e argentinos e que agora chegam a ganhar descontos de até 50%.
As compras podem ser feitas no show room da importadora, ou por telefone (11) 3951.4333, com entrega em 48 horas na grande São Paulo. Para compras acima de R$ 250,00 não será cobrada taxa entrega para toda São Paulo. São aceitos os cartões: Visa, Master e Amex.


Ana Import, empresa especializada em trazer ao Brasil uma bem dosada aquarela entre os bons vinhos do mundo, foi idealização e realização de Aninha Marques, mulher do cantor Bell Marques. A implantação desta importadora de vinhos foi um projeto arrojado, concretizado através de uma determinação característica da personalidade de Ana Marques, e tendo como fator propulsor a sua paixão pelo mundo dos vinhos. E tudo isso, naquele cenário de azul, muito sol e o mar de Salvador, Bahia!...Inaugurada em junho de 2005, a Ana Import é uma importadora com sede na Bahia e filial em São Paulo. A empresa hoje já compete no acirrado mercado do vinho como gente grande! E traz com exclusividade mais de 300 rótulos de regiões como Chile, Argentina, Itália e França, e agora também Portugal. E continua crescendo a cada ano, inovando constantemente com seu apurado elenco dos bons vinhos da Europa e da América do Sul.O Mercado de atuação da importadora não pára de evoluir e abrange praticamente todas as grandes capitais do Brasil. Seus produtos são distribuídos e disponibilizados ao consumidor final através das principais lojas de vinho, também encontráveis nos melhores restaurantes, bem como estão a venda no site da empresa e em suas lojas (Salvador) e filial paulista – com entregas em domicílio.
Ana Import
http://www.anaimport.com.br/
Contatco com a Ana de Andrade
11 3951.4333 / 9963.3898
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão