sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Martin Altorfer ou Don Martin, tem Malbec diferenciado.


Meninas e meninos,
Convidado pela Wine Lovers, das eficientes e lindas Cátia e Giselda, para um almoço no restaurante A Bela Sintra, encontramos à mesa o produtor dos vinhos Finca Altorfer, o Sr Feliz Martin Altorfer, que prefere ser chamado de Martin.
Degustamos antecipadamente dois vinhos da vinícola, e que já são objeto de importação da Wine Lovers, o Finca Altorfer Malbec 2008 e o Finca Altorfer Malbec/Cab Sauvignon 2007.
Confesso, que a mim coube dizer qual seria a ordem de serviço, e sem pestanejar, orientei que o primeiro fosse o Malbec e depois o corte, por pensar que o corte, safra mais antiga, e como todo blend, deveria ter o melhor das duas uvas e estar mais afinado.
Pois assim foi, e para o meu paladar, houve a confirmação do que pensei.
Mas, ao ver o cardápio que poderíamos escolher dentre algumas opções o Bacalhau a Truta, e outros mais, preferi o Arroz de Pato, que conheço a maestria da execução do chef, e por acreditar ser o mais apropriado para o corte de Malbec e Cab Sauvignon.
Explico que por ser mais aveludado e com ótima acidez, o corte deveria se sair melhor, pois o Malbec, elegante, floral e levemente adocicado, me pareceu mais apropriado ao Bacalhau.
Harmonização é esta maravilha porque não tem regras tão rigorosas que um vinho, diferente do outro, como o são todos, não derrube.
A melhor harmonização foi com o MALBEC com Arroz de Pato, ficando o corte para o Bacalhau.
Ambos são vinhos que deverão agüentar ainda um bom tempo, são alcoólicos, o Malbec com 14,9 % e o corte com 14,1%, mas equilibrados, com taninos macios, boa acidez, e apesar de passarem por madeira um período curto, deixam toques abaunilhados.
Viñas Don Martín S.A. é uma empresa vitivinícola de capital suíço, proprietária de 60 Ha de vinhedos a 1000 metros, zona de Alto Agrelo, Luján de Cuyo, Mendoza, Argentina.
Circundando esta área encontramos outras Bodegas famosas como Catena, Norton, Terrazas de los Andes. Dominio del Plata, Bodega Septima Codorniu, o que já mostra que ao menos terroir a finca tem, mas tem mais, tem enólogo dos bons, o engenheiro agrônomo famoso e respeitado Roberto de la Mota.

Restaurante Bela Sintra
Rua Bela Cintra, 2325 -
fone: 3082.0326
Viñas Don Martin
http://www.donmartin.com/
Wine Lovers
http://www.winelovers.com.br/
Até o próximo brinde!

Álvaro Céza Galvão

Nenhum comentário: