sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Franciacorta Le Marchesine D.O.C.G. Rosè Brut Millesimato DOCG – 2007


 

Meninas e meninos,
Com uma frase muito feliz, “ Na Sicilianess si parla di gusto” ou seja, na Sicilianess se fala de gosto, creio que diga tudo sobre esta importadora, ainda pequena que tem ótimos produtos de algumas regiões italianas.
O espumante da Lombardia, o Franciacorta, é comparável aos melhores Champagnes e outros espumantes de estirpe, vinificados pelo mundo vinícola, e este que degustei é fantástico.
Corte de 50% Chardonnay e 50% Pinot Nero, a fermentação do vinho base se dá em aço, com leveduras selvagens. Para a segunda fermentação e espumatização, feita em garrafas pelo método clássico, elas descansam em temperaturas constantes e controladas por 36 sobre as borras, dando-lhe características marcantes das leveduras em autólise.
Para sua cor rosada, contribui a casta Pinot Nero, que quando do vinho base, fica em contato por tempo que o enólogo define para adquirir a cor desejada, no caso mais para casca de cebola do que salmão.
Perlage finíssimo, constante e duradouro, bonito de ver. No olfato um floral aparece de pronto, seguido de frutas vermelhas mais para frescas e de bosque que as maduras, algo de pitanga, cereja e framboesa. Os tostados aparecem em seguida. Em boca confirma os tostados e as frutas vermelhas, agora com predominância de cerejas, acidez espetacular, álcool de 12,5%, longo em boca, cremoso, delicioso.
Bom para acompanhar entradas à base de frutos do mar, saladas e queijos mais leves como os de mofo branco.Também para pratos de massas com frutos do mar, peixes mais delicados, aves assadas, enfim, um bom leque de harmonizações é possível com este vinho.
Para os que procuram Champagnes, é um belo exemplar de espumante, vale a pena conferir.
Sicilianess
http://www.sicilianess.com.br

Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

 

 

 

 

 

 

 




 

Nenhum comentário: