sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Expedição Brasil Gastronômico: no cardápio, receitas e a cultura de um País que é puro sabor.


 

 

 


Meninas e meninos,
Minha querida amiga Guta Chaves avisa que a noite de autógrafos do Livro Brasil Expedição Brasil Gastronômico será dia 25 de Novembro as 18:30 h na Livraria Cultura: Av Paulista, 2073 Piso térreo.
Idealizado por Rodrigo Ferraz que contou com a colaboração da historiadora Dolores Freixa e da jornalista gastronômica, Guta Chaves, o livro será lançado pela editora Melhoramentos em parceria com a editora Boccato.

“Quisemos mostrar que gastronomia é muito mais que o trabalho na cozinha, envolve pessoas anônimas que se dedicam a plantar, colher, transportar e vender produtos frescos, de qualidade, marca da nossa cultura”, defende Rodrigo Ferraz, idealizador da Expedição.
Em 2012, a equipe do Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes colocou o pé na estrada e percorreu mais de 18 mil quilômetros em uma expedição que visitou 51 cidades, de seis estados, para pesquisar a cadeia produtiva da gastronomia – região, produto, produtor, centro de distribuição e consumidor final. Todo esse trabalho foi registrado e agora é apresentado ao público.

A “Expedição Brasil Gastronômico” foi criada para pesquisar e divulgar os processos produtivos específicos de todos os estados brasileiros. Desde o plantio e exploração da matéria-prima até a produção, passando pelos centros de distribuição – cooperativas locais, mercados e feiras – e ainda a oferta ao consumidor final: há um pouquinho de tudo nesse verdadeiro banquete literário.
A pesquisa e as experiências da equipe foram registradas em fotos, vídeos e em um diário de bordo. Todo o conteúdo está disponibilizado gratuitamente pelo site: www.gastronomiatiradentes.com.br 

 E NÃO SE ESQUEÇAM QUE AGORA O BLOG VIROU SITE NO ENDEREÇO
www.divinoguia.com.br
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

 

 

Nenhum comentário: