sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Será o começo de tudo?


 
Meninas e meninos,
Esta notícia preciso compartilhar, será o começo de tudo?
Jornal Folha de São Paulo
vaivém
Por Mauro Zafalon

Produtoras de vinho do Brasil se unem para vender ao Japão

Em uma ação conjunta, e inédita, duas produtoras brasileiras de vinho começam a buscar o mercado japonês com visão de longo prazo.
Selecionadas pela importadora Ikemitsu, que esteve no Brasil em busca de parceiros em junho último, Casa Valduga e Miolo fazem o primeiro embarque de vinhos para o mercado japonês no próximo mês.
O Japão já estava no foco das exportações do Brasil, mas agora a Ikemitsu, devido à grande participação no mercado de bebidas japonês, ampliará a presença do vinho brasileiro naquele país, avaliam as empresas brasileiras.
O trabalho de exportação de vinho pelo Brasil não é fácil, mas vai ganhando espaço, afirma Elisa Walker, gerente de exportação da Casa Valduga.
A presença de uma importadora grande, como a Ikemitsu, e que está há 30 anos no mercado, vai dar maior capilaridade ao vinho brasileiro, acrescenta ela.
"Por ser uma empresa que se identifica com o mercado de bebidas, a Ikemitsu vai posicionar bem o produto brasileiro e permitir uma agregação de valor", diz Elisa.
Morgana Miolo, gerente de relações internacionais da Miolo, diz que a parceria entre empresas brasileiras na busca do mercado externo é importante porque abre caminhos ao produto nacional.
"Afinal, o Brasil ainda não é reconhecido no exterior como produtor de vinhos." No caso do Japão, além da distância, há uma grande diferença de cultura.
Essa parceria é importante porque com ela a oferta de vinhos se complementa. Além disso, é possível planejar onde o vinho vai estar: hotéis, restaurantes, lojas especializadas ou supermercados, aponta Morgana.
Aproveitando o fato que o Brasil estará na mídia internacional no próximo ano, principalmente devido à realização da Copa do Mundo, Casa Valduga e Miolo têm grandes planos para o mercado japonês.
A primeira espera colocar 40 mil litros no país asiático em 2014, enquanto a Miolo quer vender 100 mil litros. A atração dos japoneses pelo futebol poderá auxiliar na venda do produto brasileiro.
http://folha.com/no1371717
A foto é minha mesmo!
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Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

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