quarta-feira, 9 de março de 2016

Teve início sexta-feira passada, dia 4 de Março a segunda turma do curso de sommelier profissional da ABS-RS.


 

Meninas e meninos,

Promovido em parceria com a ABS-SP, de onde sou um dos formados neste curso há anos, as inscrições se esgotaram em tempo recorde para esta segunda turma do curso para sommelier profissional na ABS-RS.

Num local extremamente agradável, a Sala de Medalhas da vinícola Aurora, em Bento Gonçalves os alunos do curso durante os dias de 04 a 06 deste mês, tiveram, com o apoio dos professores da ABS-SP, o início do curso profissional de sommelier.

Promovido pelo capítulo gaúcho da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-RS), o diferencial deste curso é que ele é ministrado dentro de vinícolas; além da Aurora, participam também Miolo, Garibaldi, Salton, Valduga e Don Guerino.

O último módulo, o de serviço, será no SPA do Vinho, sede oficial da ABS-RS.
Com este atrativo, único no Brasil, muitos dos alunos inscritos são de outros estados como  Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina e até do Piauí,

A turma ainda tem alunos do interior do RS (Canoas, Caxias do Sul, Garibaldi, Vera Cruz, Ijuí, Carlos Barbosa e Bento Gonçalves), além da capital Porto Alegre. “Mesmo em um período de forte crise econômica, nos surpreendeu que as inscrições se tenham esgotado rapidamente. Foi até necessário abrir uma lista de espera”, conta Orestes de Andrade Jr., vice-presidente da entidade.

Mário Telles Jr., que também já presidiu o capítulo paulista da ABS, foi o responsável pelas aulas. Nessa fase, os alunos tiveram noções de harmonização, degustação, além de conhecerem as funções de um sommelier. Na oportunidade, também foram estudados os vinhos do Rhône, do Vale do Loire, da Alsácia, da Provence, do Sudoeste da França e do Languedoc-Roussillon. O segundo módulo, na vinícola Don Guerino, em Alto Feliz, entre 15 e 17 de abril, será ministrado por Arthur Azevedo, profissional que atualmente preside a ABS-SP.
Outros diretores da ABS-SP como José Luiz Borges, meu companheiro de Academia Brasileira de Gastronomia, também é professore do curso.

Além de profissionais ligados ao vinho, fazem parte do grupo de alunos, muitos de áreas distintas como advogados e profissionais liberais em variadas atividades.

SOBRE A ABS-RS

Entre os principais objetivos da ABS-RS está a formação de profissionais para a cadeia do vinho e da gastronomia. Com sede em Bento Gonçalves e unidade em Porto Alegre, a entidade espera somar forças no desenvolvimento do trade da região. Em 2015, o projeto se concentrou na serra gaúcha e na região metropolitana da capital gaúcha, dois fortes centros econômicos e intensamente ligados aos setores gastronômico e vinícola. A associação tem promovido cursos temáticos na capital gaúcha, além da realização do curso de Sommelier Profissional na serra gaúcha, em parceria com a ABS-SP.
Crédito da foto: Gilmar Gomes / Divulgação
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

 

Nenhum comentário: