quarta-feira, 28 de maio de 2008

ENOFORUM-CONSÓRCIO DE VINÍCOLAS ALENTEJANAS


Meninas e meninos,

Fui convidado para um almoço harmonizado com os recém chegados vinhos do consórcio de vinícolas do Alentejo, a ENOFORUM COMÉRCIO E EXPORTAÇÃO DE VINHOS S/A.

A Enoforum, empresa formada por 6 produtores alentejanos visando o mercado externo, lança os vinhos Alentex, marca de exportação, prevê vender 1 milhão de garrafas em 4 anos.

Nos foram apresentados 4 vinhos: os ALENTEX Branco, Rosé, Tinto e o Premium, todos DOC Alentejo.

Os vinhos Alentex , marca para exportação, são elaborados por dois enólogos de renome em Portugal - José Fonseca e Luís Duarte - priorizando as uvas típicas do Alentejo, região que vem se destacando pela alta qualidade de seus vinhos. A linha é composta por 4 vinhos que foram os apresentados e já citados: Alentex Rosé 2006 ( Castelão e Aragonês), Alentex Branco 2006 ( Antão Vaz e Arinto), Alentex Tinto 2004 ( Aragonês e Trincadeira) e Alentex Premium 2004 (também Aragonês e Trincadeira).

Para mim, que gosto muito dos rosados, e os que me conhecem sabem disso, foi o vinho que mais agradou, embora o branco também não tenha ficado atrás.

Os tintos, são bons para harmonizações, pois apresentam acidez, componente facilitador das mesmas.

Quem os importa é a TRANSAEX, sediada em Belo Horizonte, Minas Gerais.

A importadora Transaex já trabalha a comercialização dos Alentex no mercado mineiro e, agora, no paulista, prevendo chegar às principais capitais do Brasil até o início do segundo semestre.
“O Brasil está entre as nossas prioridades", afirma Delfim Costa, diretor-geral da Enoforum, empresa criada em fins de 2004 com um capital de 3 milhões de euros, sendo 55% das 6 adegas participantes e os demais 45% de duas empresas investidoras de Portugal. "O Alentejo é responsável por 47% do mercado português", diz Costa. As vinícolas que compõem a Enoforum são: Adega de Portalegre, Adega de Borba, Adega de Redondo, Adega de Vidigueira, Adega Carmin e Cooperativa da Granja. Juntas, elas somam mais de 50 milhões de litros de vinhos produzidos, o equivalente a mais de 60% do total da produção do Alentejo informa o diretor da Enoforum.
visite o site: http://www.enoforumwines.com/
Importadora Transaex - http://www.transaex.com.br/
Distribuidor em São Paulo: Santali - Fone: (11) 5685-5570

Até o próximo brinde!


Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: