quarta-feira, 21 de maio de 2008

GRAPPA DA CHÂTEAU LACAVE CHEGA AO MERCADO


Um novo produto da marca Château Lacave está no mercado:
A Família Basso, proprietária do Château Lacave desde 2002, está ampliando e inovando a família de produtos da marca com vários novos vinhos, uma Vodka, a Cristal, e agora outro destilado, a GRAPPA.
Esta grappa é feita pela destilação das cascas de uvas Cabernet Sauvignon já fermentadas Depois são destiladas em alambiques até atingir a graduação de 40 % v/v de álcool”, conforme explica o enólogo do Château Lacave, Silvânio Antônio Dias.
A Origem da Grappa:
A grappa é uma bebida de origem italiana onde era produzida desde o século XII, mas considerada bebida de menor valor. Só no século XX passou a ser tratada como um produto de requinte e a freqüentar locais luxuosos, ao lado dos melhores cognacs e single malts escocêses.
A grappa resulta da destilação do bagaço fermentado da uva, chamado de vinaccia, originalmente destinada ao aproveitamento do álcool residual após a elaboração do vinho. Sua matéria-prima, portanto, é a sobra da fermentação constituída de cascas, polpas e sementes remanescentes da prensagem das uvas. A destilação é feita em pequenos alambiques de cobre, logo depois de o bagaço ser separado do vinho. A grappa em geral não é envelhecida, porém as poucas exceções têm a palavra invecchiata grafada no rótulo.

Para uma maior qualidade, passou a ser produzida com uvas de uma só variedade, escolhidas entre as mais perfumadas para conferir um aroma elegante ao produto. Antes da moda, as grappas eram genéricas, identificadas apenas pelo nome do produtor. Agora, a exemplo dos vinhos, passaram a ser varietais e trazem o nome da uva declarado no rótulo. São as chamadas monovitigno. Aguardente similar é elaborada também em Portugal com o nome de bagaceira; na França, como marc; e em outros países em versões regionais.

O resultado da destilação é uma bebida forte, com teor alcoólico entre 40% a 50%, semelhante a cachaça. As grappas de hoje são menos agressivas que as antigas, com mais atenção dispensada à fruta que ao álcool, o que as torna mais suaves. Com isso, muitas pessoas que rejeitavam o produto por ser muito rústico e forte agora estão se tornando fãs da bebida.
Na Itália costuma ser misturada ao café ou servida após a refeição como digestivo. Pode também ser usada na cozinha. Devem ser servidas em cálices pequenos, na temperatura ambiente, para pronunciar os aromas e sabores que lembrem as uvas de origem. Em vez de garrafas convencionais, as novas grappas são comercializadas em recipientes com grande variedade de formatos e tamanhos, muitas vezes de cristal soprado. Essas garrafas são verdadeiras obras de arte de criativos artesãos italianos, que valorizam o conteúdo devido à graciosidade e à leveza de suas linhas.
A mais nova integrante da família de produtos Château Lacave passa a compor um mix de diversos vinhos varietais, três vinhos Assemblage, dois espumantes, vinhos bi-varietais Reserva, o Anticuario Reserva Especial e a Vodka Cristal.
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: