domingo, 30 de agosto de 2009

O Legado da Família Torres na Califórnia


Meninas e meninos,
Semana passada em jantar no belo restaurante do Alex Atala, o Dalva e Dito, tive a oportunidade de conhecer Doña Marimar Torres e sua filha Cristina.
Marimar, legítima representante da quarta geração de vitivinicultores de origem espanhola, foi embaixadora dos vinhos espanhóis nos Estados Unidos durante um grande período, antes de realizar seu sonho de ter seu próprio vinhedo.
Nascida em Barcelona, se fixou em São Francisco, em 1975 e começou a plantar as primeiras videiras em 1986, fiel ao legado da família de seguir o estilo europeu e a viticultura 100% orgânica.
Em Sonoma, a denominação Russian Valley é uma zona perfeita para o cultivo da Chardonnay, onde Marimar tem o Viñedo Don Miguel, em honra ao patriarca da família, com 12 ha de Chardonnay e outro tanto em Pinot Noir.
Em Sonoma Coast, no Vallle de Freestone, Marimar tem o Viñedo Doña Margarita em honra à sua mãe, onde em 72 há são plantadas as Pinot Noir.
Sua filha Cristina é a seguidora da tradição de Marimar e já se engaja no projeto, inclusive tem um rótulo de Pinot Noir dos Viñedos Don Miguel o Pinot Noir 2005 Cristina.
Provamos:
1-Chardonnay Acero 2007- Viñedo Don Miguel
Que leva este nome por não ter estagiado em barril, bem ácido e alcoólico, tem 14,2%.
2-Chardonnay 2004- Viñedo Don Miguel
Novamente a acidez presente, com lácteo e cítricos marcados.
3-Pinot Noir 2003- Viñedo Don Miguel
4-Pinot Noir 2006- Viñedo Doña Margarita.
Sendo este o mais frutado nos aromas dentre os Pinot provados.
5-Pinot Noir 2005 Cristina-Viñedo Don Miguel
Todos estes seus vinhos são trazidos ao Brasil pela Reloco, do amigo Humberto Cárcamo, que fazia tempos eu não via, e têm em comum sua alcoolicidade em torno dos 14% e sua ótima acidez, o que os torna, como sempre ressalto, sua aptidão para enogastronomia.
A Reloco tem em seu portfólio outros vinhos da família Torres, inclusive do Chile, da onde vem um dos meus rosados favoritos, o Santa Digna Rose.
Reloco Com Imp Exp.
http://www.reloco.com.br/
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: