quarta-feira, 23 de setembro de 2009

DEGUSTAÇÃO DE VINHOS BRASILEIROS SAFRA 1999


Meninas e meninos,
Antes de partir para aventuras além mar, vejam esta degustação que participei semana destas.
Se eu ficar algum tempo sem postar, é por causa da dificuldade encontradas, mas assim que possível, retomo os posts
.

A convite do Jornal Vinho & Cia, onde sou colunista da seção Vinho Que Negócio é Esse? e do Rancho do Vinho Morumbi, fizemos com alguns convidados enófilos, e com a presença dos sócios do Rancho do Vinho, Daniel Coelho e Dr Costela uma degustação muito interessante para todos nós.
Vinhos Brasileiros da safra muito significativa de 1999.
Convidadas também as esposas, que mesmo que não sejam enófilas no sentido literal, sempre acompanham seus maridos nas libações, ao menos em casa não é?
Degustamos às cegas oito vinhos, sendo um deles um “surpresa”.
Notamos que ao menos dois vinhos, sem citar quais, pois não é minha intenção criar polêmicas com vinhos que não sabemos se quando foram comprados há anos, estavam sendo devida e corretamente armazenados, pois sei que foram guardados de acordo com todas as boas condutas após serem adquiridos, estavam bastante turvos e com sua cor denotando um envelhecimento e decrepitudes acentuados.
Mas para nosso espanto, após deixá-los abrir mais, e no palato, estavam bons ainda para a degustação.
Mas, tenho que admitir, que a questão levantada pelo Daniel, sócio do Rancho, de que vinhos com aquele aspecto, não poderiam ser levados à mesa de seus clientes, pois mesmo que estes sejam bastante experientes em degustações de vinhos, o visual já não aconselharia o serviço.
Também tivemos opiniões que para clientes mais experientes, este aspecto isolado não seria muito problema, mas, até provarmos que Carolina de Sá Leitão, não é caçarolinha de assar leitão, parafraseando o poeta: Inez é morta!
Vamos aos vinhos pela ordem de colocação:
1-Lovara Gran Reserva Cab. Sauvignon 1999
2-Lote 43 1999
3-Baron de Lantier Merlot 1999
4-Chateaux de Lamarque-vinho surpresa-Corte Bordalês
5-Marson Gran Reserva-Cab.Sauvignon 1999.
6-Baron de Lantier 1991-Cab Sauvignon
7-Don Laurindo Reserva Tannt 1999
8-Don Laurindo Gran Reserva 1999
Vejam que afinal, nossa produção vitivinícola surpreende, não a mim que me dedica aos vinhos Brasileiros desde sempre, mas aos menos avisados, sobre a qualidade de nosso produto, que se ao menos ainda não é a que podemos e esperamos alcançar, não a é de todo ruim. Na foto os sócios do Rancho Daniel Coelho e Celso Frizon entusiasmados com a degustação inédita.
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão


3 comentários:

Daniel Perches disse...

Álvaro
Que bom ver que temos vinhos nacionais desse ano que ainda estão bons. Eu provei alguns (nenhum desses que vocês provaram) e já estavam praticamente "mortos". O difícil agora é achar esses vinhos pra comprar, não é mesmo? Se souber onde tem, avisa a gente.
Abraços
Daniel Perches

Eugênio Oliveira disse...

Olá Álvaro, gostaria de saber se você já provou o vinho brasileiro Chardonnay Zero So2 do Marco Danielle, e o que você achou ?

Obrigado e um abraço.

Álvaro Cézar Galvão disse...

Daniel, todos os vinhos degustados eram de en+ofilos que os guardara.Muitos destes aliás, nem mesmo as vinícolas os têm.
O que importa +e que podemos guardar sim alguns dos exemplares paratestes futuros, pois temos vinhos longevos sim senhor.
Abraços de luz
Álvaro

Eugênio,se é o mesmo que me perguntou anteriormente sobre o vinho do Marco Danielle, sim eu degustei e o achei ótimo, como aliás todos os vinhos dele, ao menos digo para meu paladar.
Abraços de luz
Álvaro