terça-feira, 15 de setembro de 2009

Quem conhece os vinhos feitos das uvas Lemberguer, Samtrot e Trollinguer?





Meninas e meninos,
Tenho sido convidado para as ações que o Consórcio de Exportadores de Vinho de Baden-Württemberg, estado Alemão, tem feito com o nome de DYADE52, desde a época da Expovinis deste ano.
O grupo vem mostrando a alguns de nós da mídia, seus vinhos.que têm características interessantes, ao menos os que degustei, e não ultrapassaram os 13,5% de álcool, com alguns chegando aos 11,5%, mas na média dos 12,5% em sua maioria; são fáceis de beber, e mostram qualidade.
São 6.000 hectares de vinhedos, e 7.000 famílias viticultoras que cultivam algumas variedades que confesso não conhecia, com alguns vinhos intrigantes.
-Samtrot 2007-Uva Samtrot, que em português quer dizer vermelho aveludado, casta que dizem ter evoluído da Pinot, mais especificamente da Pinot Meunier, só é encontrada em Württemberg, é fácil de beber, macio e com corpo médio.
-Lemberguer 2007-Uva Lemberguer, que tem mais caráter, mais tânica, e que amadurece em barris por períodos de quase um ano, gostei muito deste vinho, frutado e expressivo, de cor vermelho acentuado.
-Trollinguer 2007-Uva Trollinger de cor vermelho claro, é a casta favorita da região.
E também uvas que conhecemos como:
-Pinot Meunier 2007-Uva Pinot Meunier, usada em cortes do Champagne e aqui vinificada como varietal. Para mim ainda uma incógnita.
-Riesling 2008-Uva Riesling que não poderia faltar em se tratando de vinhos alemães.
-Pinot Noir 2007-Uva Pinot Noir, o mais alcoólico deles com 13,5%, bem diferente dos Pinot que tomei, pois seu terroir é também diferente.
-Pinot Grigio 2008-Uva Pinot Grigio também conhecida como Grauburgunder, da região de Baden.
Um pouco da história da Dyade 52:


“No início de 2008, 16 empresas do ramo vinícola criaram um escritório de exportações com a finalidade de contribuir para a exportação dos produtos de pequenas e médias Vinícolas, o Consórcio de Exportadores de Vinho de Baden-Württemberg.
Michael Dilewski ocupa desde 1º de agosto de 2008 o cargo de Director International Key Accounting e Fabiana Cherubim, na empresa há 1 ano e meio, fará a partir de outubro a consultoria para o Consórcio no Brasil.
Participamos da feira ExpoVinis deste ano e fomos o único representante da Alemanha nesse importante evento e depois da feira, ainda ofereceremos a importadores, público especializado e à imprensa, jantares especiais para degustação dos vinhos no Rio de Janeiro, em Brasília e em Blumenau.
Acreditamos que um produto para se tornar representativo de uma região precisa apresentar uma característica bem própria. Precisa ter um diferencial e um apelo emocional. A variedade dos vinhos da nossa região é típica. Leveza, elegância e qualidade – estas características distinguem-se particularmente em cada uma das castas de todos os vinhos da coleção DYADE52.
A palavra dyade vem do grego e significa ‘união harmoniosa de duas partes’, representando as duas regiões vinícolas, Baden e Württemberg. 52, porque em 1952 foram criadas as bases para o surgimento do Estado de Baden-Württemberg. É possível reconhecer os vinhos da marca DYADE52 nos três leões estilizados na etiqueta, que também estão presentes no brasão do estado originado a partir da unificação de 3 estados políticos. As cores do logo principal da Dyade, preto, vermelho e ouro são as mesmas presentes na bandeira alemã.
O estado alemão de Baden-Württemberg é conhecido pela sua produtividade, qualidade e criatividade e alcançou fama mundial não só porque é a sede da Mercedes-Benz e da Porsche. A produção de vinhos de qualidade também tem neste estado uma grande tradição.
A terra dos vinhos DYADE52 foi abençoada pela natureza e é rica em solos bem do jeito que as uvas gostam. Uma especialidade são as videiras em encostas e declives, cultivados há séculos em trabalho manual. O clima é ameno, mas também muito variado. É justamente a mudança entre calor e frio, sol, chuva e vento que marca o caráter individual dos vinhos alemães – ao contrário de regiões de cultivo com um clima quente constante. Só os melhores vinhos de Baden-Württemberg estão autorizados a usar o nome DYADE52. Enólogos e mestres de adega unem tradição e experiência às mais recentes descobertas, à criatividade e ao prazer em experimentar novos caminhos”

Quem está importando os vinhos da Dyade 52 é a Prime Wine, recém constituída para este fim pelo empresário Marcos Varella, que importará também de outros países.
Prime Wine
11 3313-0322
11 5054-0975
Dyade 52: Fabiana Cherubim
fabiana.cherubim@yahoo.de
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão


Nenhum comentário: