sexta-feira, 4 de junho de 2010

BODEGAS ARZUAGA NAVARRO- QUEM IMPORTA É A DECANTER

Meninas e meninos,
Fiquei conhecendo os ótimos vinhos desta bodega em uma apresentação feita por Ignácio Navarro no endereço do Itaim do Restaurante do Le Vin, onde o restauranteur Francisco Barroso e sua mulher Nancy Mattos se esmeram no atendimento.
Degustamos 8 vinhos da bodega, todos de grande teor aromático, complexidade e equilíbrio, que me parece ser uma das muitas virtudes que seus vinhos apresentam.
Grandes vinhos de grandes safras foram abertos, como:
-Gran Reserva 2001 – D.O Ribera del Duero - 95% Tempranillo de vinhedos com mais de 90 anos; 5% C.Sauvig e Merlot.
-Gran Reserva 1996 - D.O Ribera del Duero - 90% Tempranillo de vinhedos com mais de 90 anos; 8% C.Sauvig e 2% Merlot
-Gran Arzuaga 2004- D.O Ribera del Duero - 95% Tempranillo de vinhedos com mais de noventa anos e 5% Blanca del País( Albillo- uva branca de mesa)- pisa à pé de todas as uvas, e a céu aberto:seu vinho mais emblemático aqui entre nós, segundo Ignácio.
-Reserva 2005- D.O Ribera del Duero- 98% Tempranillo e 2% C.Sauvig e Merlot
-Reserva Espacial 2004- D.O Ribera del Duero-95% Tempranillo; 5% Blanca del País
-Crianza 2006 - D.O Ribera del Duero - 90% Tempranillo; 7% C.Sauvig e 3% Merlot- vinho de olfato encantador, cítrico, floral, que abre após algum tempo um leque de especiarias.
-Pago Florentino 2007 da Bodega La Solana, um V.T(Vino de la Tierra) de Castilla.
-La Planta 2008- D.O Ribera del Duero - 100% Tempranillo- 13,5% álcool-também com a característica de ótimo olfato, com frutas e ligeira madeira, pois passa 6 meses em barris de carvalho francês e americano, longo em boca, com acidez e equilibado em taninos e álcool, denotando ser muito próprio para harmonizações, com cordeiro em várias cocções, cozidos, pois tem álcool para enxugar a suculência, e tapas com presunto. Também minha preferência pelas morcillas, me leva à crer que fique muito bom, pelo seu leque aromático.
Pela relação preço x qualidade dentre os vinhos apresentados, é um show!
A foto postada é da safra 2007
Grupo Le Vin
http://www.levin.com.br/
Decanter Vinhos Finos Ltda
http://www.decanter.com.br/
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: