terça-feira, 23 de setembro de 2008

Vínea Store e os vinhos da Casa Marin


Meninas e meninos,
Todas as vezes que estive a convite, nos encontros promovidos pela Loja Importadora Espaço Gourmet VÍNEA STORE, posso dizer sem medo de errar, que foram momentos de puro êxtase.
Walter Souza, Adriana Souza e equipe descobriram uma maneira além de muito simpática, também didática de aproximar o produtor dos vinhos que eles trazem ao país, com os jornalistas, sommeliers e colegas que vivem do vinho e para o vinho.
Fórmula secreta? Inusitada?
Que nada, mas da maneira como eles o fazem, parece que estamos no quintal de casa, conversando com um parente que veio de mais longe e que nos visita de quando em vez.
Aliando ao prazer de termos as perguntas respondidas por quem faz aquele determinado vinho, temos o convívio com os amigos do meio, regado aos bons caldos “peneirados” pelos Záckia, Walter e equipe, além da gastronomia executada lá mesmo, pelas Chefs Fabíola Gouveia e Lílian Barros, esta última convalescendo de uma cirurgia e que em breve estará em nossos encontros novamente.
No nosso último encontro, tivemos a visita da eleita “Business Woman of the Year” em 1998, a enóloga chilena Maria Luz Marin, fundadora e proprietária da bodega butique Casa Marin, cujos vinhos estão entre os mais aclamados do Chile, e são importados com exclusividade pela VÍNEA STORE.
Maria Marin foi a primeira mulher a trabalhar na produção de vinhos no Chile, não sem razão, em 2004 entrou para a seleta lista inglesa “The Business Woman of the Drinks Industry”
Maria Marin disse-me que uma das coisas que mais a agrada nas visitas ao Brasil, é que cada vez mais ela percebe, o que a deixa muita satisfeita, nosso interesse pelo aprendizado da enogastronomia e do vinho.
Ela faz com os vinhos, é realçar o que as uvas daquela safra estão à dizer.
Utiliza todas as insolações em suas terras, e com diversas altitudes, para fazer dos seus vinhos, exemplares únicos de um terroir que ela ajudou a desbravar, o Valle de San Antônio, na cidade de Lo Abarca, na parte mais próxima do Oceano Pacífico.
Fomos recebidos com um coquetel:
Sopa de Açafrão ao Cartagena Chardonnay e Tartar de Salmão, que acompanhou o vinho da safra de 2002, ainda com reflexos verdeais e muito frutado ao nariz,vinho do Valle de Casablanca.
Entrada- Mini Abobrinhas com Camarões e Salada Verde ao Molho de Queijo de Cabra, e o vinho foi o para mim extasiante Laurel Sauvignon Blanc 2005 do Valle de San Antonio- Lo Abarca, frutado lembrando a pêras e lichias nos aromas, e na boca um finalzinho de abacaxis em calda, com ótima acidez, bastante fresco para se tomar desacompanhado ou com gastronomia.
Prato principal- Perdiz Confitada no Azeite de Tomilho com Batatas Gratin, e o vinho o estupendo Litoral Pinot Noir 2003, que para completar a festa, comparados com a safra de 2004. Para mim, o 2003 é mais encantador no nariz, mas o 2004, faz a imaginação alçar vôos mais altos, e quem esperar verá.
Sobremesa- Mix de Frutas com Calda Cítrica de Laranja e Pimenta Dedo de Moça ao Duo de Sorvetes.
Não preciso nem dizer que ficou o desejo de “quero mais” destes encontros.
Obrigado aos amáveis anfitriões, à generosidade das explicações de Maria Marin, à equipe.
Na VINEA STORE encontramos a linha completa dos vinhos da Casa Marin.
VINEA STORE: Rua Manuel da Nóbrega, 1014 – tel 11 3059-5205.
http://www.vineastore.com.br
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: