quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

São Valentim, o sacerdote dos apaixonados



Meninas e meninos,

Como sou um eterno enamorado, repasso o que me enviou o boletim France Guide.

Valentim, conhecido como São Valentim, foi um sacerdote católico que viveu em Roma no século III durante o reinado do Imperador Cláudio II.
São Valentim era um sacerdote que casava os soldados, apesar do Imperador ter proibido o casamento dos homens jovens que deviam integrar o exército.
Apesar desta proibição, os jovens casais recorriam ao padre Valentim que os casava em segredo. Infelizmente, o sacerdote foi descoberto e preso pelo Imperador Cláudio II que ordenou decapitá-lo um 14 de Fevereiro do ano 270.
Estando preso, Valentim conheceu Asterius, oficial encarregado de vigiá-lo , pai de Júlia uma pequena menina cega de nascimento, a quem Valentim concedeu a visão em nome de Deus. O milagre de Júlia, foi motivo suficiente para que Asterius e sua família aceitassem a religião cristã, mas não serviu como argumento para convencer Cláudio II a cancelar a ordem de executá-lo dia 14 de Fevereiro. No cárcere, momentos antes da execução, Valentim escreveu uma carta à Julia, na qual lhe pediu para não se afastar dos caminhos de Deus assinando com a frase: “Do teu Valentim”. Isto iniciou a tradição de enviar cartas nesta data.
O Vaticano canonizou o sacerdote Valentim no ano 496 depois de Cristo. O Papa Gelásio estabelece a data da morte do sacerdote Valentim, dia 14 de Fevereiro, como o dia de São Valentim, um dia para exprimir os sentimentos do amor, celebrando assim o poder do espírito sobre o mundo material.Hoje em dia o corpo de São Valentim conserva-se na Basílica de mesmo nome que fica situada na cidade italiana de Terni. Cada 14 de Fevereiro celebra-se neste templo um ato de compromisso por parte de diferentes casais que querem casar-se no ano seguinte.
“Extraído do boletim France Guide” http://br.franceguide.com

Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: