terça-feira, 2 de junho de 2009

Erika Goulart-Brasileira faz bons vinhos em Mendoza

Meninas e meninos
Quando sou convidado para um almoço ou jantar com algum brasileiro que esteja fazendo vinhos, adoro a oportunidade.
Agora, quando um brasileiro está à frente de uma vinícola fora do Brasil, fico extremamente comovido, e foi o caso com a Finca Lugilde Goulart, onde Érika Goulart, brasileira está à testa dos negócios vitivinícolas em Mendoza –Argentina desta bodega.
O nome Goulart na Finca, veio em homenagem a Gastão Goulart, avô de Érika, que comprou os vinhedos em 1915, mais tarde totalmente recuperados por Érika e seu marido argentino, o Lugilde da marca.
Os vinhedos foram parar com Érika e Lugilde em 1996, e já em 2002 testaram as primeiras provas, mas somente em 2005 começaram a comercialização, que ainda não é grande, girando hoje em torno das 300.000 garrafas.
O jantar especial com harmonização de vinhos da vinícola Goulart ocorreu no Aguzzo, do eficiente Rezende, sendo os vinhos trazidos pela importadora Costazzurra.
Degustamos o Paris Goulart Reserva 2007, um corte de 60% Malbec e 40% C. Sauvignon com o Duetto de polenta branca e amarela, cogumelos frescos com pato desfiado e molho de trufas.
Esta harmonização ficou perfeita.
Para o Tagliatelle com agrião e carne de rabada desfiada, foi-nos servido o Goulart Reserva Malbec 2007, vinho estruturado e elegante, bom também para ser degustado sem gastronomia.
O Gran Vin de Goulart Malbec 2007 veio acompanhando a Carne bovina estufada com cebolas, vinho tinto e noz moscada.
Este vinho, ícone da bodega, é ainda jovem, podendo ser guardado por uns bons 5 anos.
A sobremesa, uma clássica Torta de musse de chocolate com nozes foi harmonizada com um vinho Brasileiro fortificado, o Portento da Quinta de Santa Maria, de SC.
Érika continue sua bela tarefa de dar ares de brasilidade no terroir de Mendoza.
Aguzzo Café e Cucina
http://www.aguzzo.com.b/
Importadora Costazzurra
http://www.costazzurra.com.br/
Finca Lugilde-Goulart
http://www.fincalugildegoulart.com.ar/
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: