sexta-feira, 31 de julho de 2009

Extrato do grão do café pode evitar a halitose.


Meninos e meninas,
Este espaço é principalmente dedicado ao estilo de vida, digo, ao bom estilo de vida, na melhor das interpretações, então vejam que boa notícia:
Recebi do meu amigo Ensei Neto, que sabe tudo de cafés, esta notícia que para nós amantes desta bebida é “auspiciosa”, mas principalmente para quem padece do mal, é simplesmente o máximo!
“Esta notícia foi garimpada e enviada pelo Companheiro de Viagem Aluizio Amorim, da bela “Floripa”.
Segundo a BB Press, pesquisadores da Universidade de Tel-Aviv descobriram que o extrato do grão de café pode causar inibição da bactéria responsável pela halitose, mais conhecida como mau hálito ou “bafo de onça”.
Segundo a notícia, os cientistas pretendem desenvolver linhas de pesquisa para isolar a substância com essas promissoras propriedades a partir desse extrato e, em seguida, estabelecer estudos para aplicações industriais e criação de produtos como chicletes e balas que iriam atacar diretamente a causa desse terrível mal que assola a humanidade…
Bem, fiquei pensando cá com os meus botões: como o artigo já estava condensado, sem grandes explicações, muitas dúvidas ficaram sem respostas.
Primeiro: não ficou claro que se o extrato é de grãos crus ou de grãos torrados. Em cada situação, a lista de substâncias presentes possui considerável diferença.
Segundo: de qual das espécies mais usuais de café estava sendo considerada para este trabalho (Coffea arabica ou Coffeea canephora?). Pelo mesmo motivo, cada espécie apresenta, em seus grãos, uma composição diferente de substâncias e, mesmo considerando-se aquelas que estão presente em ambas, seus teores podem diferir.
Terceiro: também não está claro que tipo de grão, quanto à sua maturação, está sendo estudado. Do ponto de verde até o plenamente maduro há um aumento impressionante de componentes no interior do grão, responsáveis, após um correto processo de torra e de uma extração adequada, pelas notas de aroma e sabor, além de aspectos específicos como doçura e acidez.
Quarto: por questão de sigilo de pesquisa, obviamente não mencionaram qual é a fantástica molécula que faz esse trabalho maravilhoso.
Portanto, até que estas questões sejam esclarecidas, na dúvida, recomendo que todos bebam várias xícaras ao dia de excelentes cafés…”
Extraído do blog do Ensei
http://coffeetraveler.net/
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: