quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

O MERCOSUL e CHILE contribuiram com mais da metade deste mercado, obtendo 55,56% das exportações de vinhos para o Brasil

Meninas e meninos,
Meu amigo de longa data Adão Morellatto, consultor internacional na área de vinhos, que diz nada entender de vinhos, mas entende como ninguém de vinhos bons e baratos, e que vendem bem por aqui, me manda e transcrevo sua mais recente pesquisa, onde lembra que O MERCOSUL + CHILE contribui com mais da metade deste mercado, obtendo 55,56%.

1° CHILE: Cada ano se consolida com o principal exportador, com surpreendente participação de 30,29% e seu crescimento em 2009 foi de 21,29% sobre 2008. Um detalhe chama atenção neste exportador, pois mesmo tendo perdido, um dos principais importadores, manteve seu crescimento e participação, devido ao fato de que, a cada dia, há uma pulverização de produtores e marcas. Os supermercados que são grandes importadores deste país contribuíram em muito com este desempenho positivo. Há que se levar em conta que houve um acréscimo nos último quadrimestre em importação originada deste país, em detrimento da Argentina, só para mostrar esta relevância, nos últimos 4 meses de 2009, o Chile exportou 46% de todo o volume de 2009, claro indício de forte migração de vinhos adquiridos da Argentina para o Chile, pelas grandes redes de supermercados.

2° ARGENTINA: Diferentemente de anos anteriores em que apresentava um crescimento médio de 25%, em 2009, contribuiu com apenas 4,72% e mantendo uma participação de 24,31%. Este índice muito baixo, já mencionamos acima, são evidências dos problemas de restrições aduaneiras, que influenciou em sua atuação. Chama-nos atenção que houve uma valoração de 8,5% nos valores que adentraram em nosso mercado, mostrando que estamos passando por um processo qualitativo. Em média hoje, os vinhos argentinos estão com valoração superior em 19,64% sobre os vinhos chilenos, que ainda são penalizados por uma alíquota de impostos, que em 2011 serão totalmente zerados, por acordo bilaterais.

3° FRANÇA: Conforme descrevemos acima, mudando a sistemática de análise, este país passa para terceira posição, pois sua exportação de Champagne, tem um valor altíssimo. Sua participação em 2009 foi de 14,19%, tendo crescido 6,78%, sua valoração média em 2009 foi de US$ 7,27 por garrafa.

4° ITÁLIA: Em 2009, a importação de Espumantes deste país, leia-se (Prosecco), teve um baixíssimo desempenho, contribuindo com apenas 7,58%. Este valor reflete a forte valoração que sofreu este tipo de vinho na Itália, por volta de 20%. Sua contribuição foi de 12,82% e apresentou crescimento negativo de 10,74%, o pior desempenho de um país europeu em 2009.

5° PORTUGAL: Também apresentou um crescimento negativo de 1,35% e sua atuação foi de 11,61%.

6° ESPANHA: Este país continua seu crescimento, não muito rápido, mas em franco crescimento, pois nos últimos 8 anos, cresceu 189%. Em 2009, apresentou uma performance de 5,75% e sua participação foi de 3,75% em Share Value.
DEMAIS: Os demais exportadores contribuíram com um total de apenas 3,03% e menos de 1% para cada exportador. (África do Sul, Alemanha, Austrália, N. Zelândia, Uruguai e U.S.A).
Obs. Este dados são apenas interpretativos de números copilados do MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO e ADUANA BRASILEIRA, de minha inteira responsabilidade.


ADÃO MORELLATTO
INTERNATIONAL CONSULTING
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NEXTEL: 55 11 7712.0022 - ID 55*50837*23
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Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

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