terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Livro reúne histórias dos 80 anos da Cooperativa Vinícola Garibaldi


Meninas e meninos,
Ainda em um ritmo meio lento e preguiçoso de inicio de ano, preparando novas matérias e artigos para os meio de mídia para os quais escrevo, fico pensando no que poderá ser deste nosso país desmemoriado, e eis que recebo a informação que abaixo transcrevo sobre o lançamento de livro contando a história de uma das mais antigas Cooperativas Vinícolas do Brasil, iniciativa louvável e que vem na direção de marcarmos nossa memória.
Vejam:
Ao completar 80 anos de fundação, a Cooperativa Vinícola Garibaldi apresentou aos seus associados, locais e estaduais, lideranças cooperativistas, empresariais e sociais, além de convidados o livro “La Nostra Cooperativa”, escrito pelo jornalista, Cassius André Fanti. O evento aconteceu no sábado, 22 de janeiro, data do aniversário.
A organização foi fundada em 1931 por 73 viticultores e chegou a ser a maior cooperativa vinícola do continente americano, com aproximadamente 1.300 associados. Atualmente é uma das cinco maiores do país na elaboração de espumantes, conquistando prêmios internacionais de referência.
O presidente da Cooperativa, Oscar Ló, destacou que a data significa mais do que a simples comemoração dos 80 anos. “Representa a consolidação de uma trajetória que iniciou baseado em uma necessidade e foi forjada pelo trabalho. Oito décadas depois, o legado dos fundadores da Cooperativa está fortalecido. Nem os sobressaltos da história apagam os desafios superados”, disse.
Salientou que ficou muito satisfeito com a publicação. “Confesso que, emocionado, recebi o resultado deste trabalho e, tenho a certeza, que o livro irá emocionar a muitos, por trazer lembranças que marcaram muitas vidas. Com 188 páginas, a publicação reúne histórias de diversos momentos da cooperativa, com a recuperação de fatos históricos e imagens que ilustram cada uma das fases pela qual passou. Ao folhear suas páginas o leitor irá perceber um aroma de uva, o qual foi misturado a tinta da impressão.
“O trabalho buscou apresentar a parte humana desta história. Registrar a história neste livro é o símbolo de que a organização não esqueceu seu passado e nem seus protagonistas, olhando para o futuro com o firme propósito de reafirmar sua qualidade e grandeza”, destacou o autor. O livro foi distribuído para aos associados e funcionários da empresa e será enviado a escolas e bibliotecas. A vinícola também deverá disponibilizar parte dos 1.000 exemplares, da primeira edição, para venda em seu varejo.

O AUTOR
Jornalista, formado pela Universidade de Caxias do Sul, e fotógrafo, Cassius André Fanti nasceu em Garibaldi (Rio Grande do Sul) em 1975. Atuou, desde 1994, em jornal, rádio e assessorias de imprensa de empresas, órgãos públicos e entidades empresariais. Atualmente é proprietário da Insieme – Soluções em Comunicação, que presta serviços nas áreas de comunicação, fotografia, editorial e produção de conteúdo para internet.
Foto: Igor Guedes
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: