terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Verão, saúde e vinhos como negócio.


Meninas e meninos,
Depois de alguns dias sem me comunicar com vocês pelo DivinoGuia, novamente desejo a todos um ótimo ano de 2011, com muita paz, saúde e prosperidade.
Como sempre lembro, este espaço é feito para eu mostrar sob minha ótica, tudo o que possa nos causar prazer em gastronomia, bebidas, vinhos, enogastronomia, águas, cafés, viagens e saúde claro.
Falando em saúde, estamos no verão, e com ele o abuso de exposição aos raios solares, cuidado!
Bebidas nas praias e piscinas, pensem sempre nas mais leves, como os espumantes, principalmente os Brasileiros, as cervejas, que assim com as uvas que são a matéria prima dos vinhos, têm uma maior parcela de água em sua composição.
Muita água para hidratar e todas aquelas precauções já muito conhecidas para evitar maiores danos à saúde.
Mas cuidado com o lixo!
Recebi uma ótima notícia que me chegou das amigas da CH2A, assessoria das mais competentes sobre a novidade em vinhos:
A importadora Wine Stock e a Cultinvest Asset Management acabam de lançar um produto inédito no Brasil que vai movimentar o mercado de vinhos raros e aguçar os paladares dos wine investors: o Bordeaux Wine Fund Multimercado, que aplicará 100% em um fundo offshore cuja carteira é composta por vinhos finos de produtores consagrados da região de Bordeaux, na França.
Os vinhos que compõem a carteira de investimentos do fundo offshore são ativos negociados na Liv-ex, a bolsa eletrônica especializada em vinhos localizada em Londres, e têm como parâmetro comparativo o Liv-ex Fine Wine Investables Index, que conta com uma carteira de vinhos de 24 produtores top de Bordeaux, sendo um dos melhores índices de investimento no setor. Este índice aumentou 48% em 2010, acumulando alta de 36% em euros até novembro. Nos últimos cinco anos, a rentabilidade alcançou 135% em euros.
Não é bacana saber que podemos nos aventurar em adquirir e em investir em ótimos vinhos, tanto como negócio como para que possamos ter ao nosso alcance por preços mais vantajosos os caros e míticos rótulos?
Não à toa que minha coluna no Jornal Vinho & Cia é: VINHO QUE NEGÓCIO É ESSE?
CH2A
http://www.ch2a.com.br/
Wine Sotck
http://www.winestock.com.br/
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão


Nenhum comentário: