quinta-feira, 1 de março de 2012

MS Import mostra os novos vinhos Italianos de seu catálogo no ótimo Osteria Del Pettirosso.

Meninas e meninos,
Em degustação promovida pela MS Import, do amigo Marcos Simonsen, com a valiosa colaboração de sua assessoria, o Gabinete de Comunicação, gente competente no que faz, tive a oportunidade de constatar tudo o que os amigos que já haviam estado na Osteria Del Pettirosso do Chef Marco Renzetti e de sua mulher a Érika, me diziam.
Quanto aos vinhos, como a MS tem hoje no catálogo cerca de 50 rótulos, o Marcos levou para degustação os mais recentes, os que acabaram de entrar na importadora.
Os vinhos, seis no total, número que acredito ser adequado para um almoço, todos de muita qualidade e de bons preços, variando de R$ 58,00 a R$ 113,00, são de 4 vinícolas distintas, com os exemplares seguintes:
Da Le Cinciole Podere, na Toscana, os Rosato IGT Toscana 2010 e o tinto Cinciorosso IGT 2009. Da Palazzone de Orvieto na Úmbria dois brancos, o Grechetto 2010 e o Orvieto Clássico Terre Vineate 2010.
Da Le Potazzine Gorelli, na Toscana, o Rosso di Montalcino 2008.
Da D’Angelo di Ruppi Filomena da Basilicata o Aglianico Del Vulture 2008.
Como disse antes, os vinhos em geral agradaram, mas claro que minhas preferências aqui serão externadas, pois falar que todos são bons, é “chover no molhado”, o melhor da festa é a impressão que nos passam os vinhos nesta ocasião, que, aliás, sempre importa muito, acreditem, já que o ambiente, o clima, os amigos em volta da mesa são componentes externos aos vinhos e à gastronomia, e que os tornam melhores ou piores, dependendo das condições.
Dos brancos, gostei muito do Grechetto, vinho varietal desta cepa, com aromas a frutas brancas, bastante floral, leve cítrico no olfato, que se mostra exuberante em boca, lembrando a cidra e o limão Siciliano.
Dos tintos, o meu preferido foi o Aglianico, varietal desta cepa, com muita fruta madura no olfato, algo de mineral(parece o talco que fica nas mãos), especiarias, taninos presentes e gostosos, boa acidez e equilíbrio com 13,5% de álcool.Passa por carvalho em grandes barricas de 5.000 litros por 18 meses, afinando o belo vinho, trazendo as especiarias da madeira, e que harmonizou muito bem com a porchetta romana.
Mas até pelo dia de calor descomunal, o vinho que mais me agradou em todos os quesitos, foi o Le Cinciole Rosato 2010, um 100% Sangiovese, vinho que a vinícola produz não mais que 2000 garrafas, muito fresco, ótima acidez, no olfato muito floral, frutas como cerejas e pitangas aparecem depois.Em boca, equilíbrio total entre acidez e álcool, que beira os 13,5%, mas em nada aparece prejudicando o frescor, aliás, só ajuda, pois encarou a porchetta com valentia, e só não foi melhor que o Aglianico neste prato, em virtude das especiarias que o tinto apresentava, gostaria de testa-lo com uma Galinha D’Angola ao molho.
Parabéns aos amigos da Osteria Del Pettirosso, Marco e Érika, às meninas do Gabinete de Comunicação, presentes a Arlene e a Karina, além do sempre alegre e irreverente Matias, ao Marco Simonsem, pelos vinhos italianos e pela nobre aquisição portuguesa que em breve chegará ao Brasil, os vinhos da Afros, sensacional vinícola biodinâmica da região dos vinhos verdes.
Osteria Del Petirosso
www.pettirosso.com.br
Gabinete de Comunicação
http://www.gabinete.com.br
MS Import
http://www.msimport.com
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: