segunda-feira, 12 de março de 2012

Union Des Grands Crus de Bordeaux


Meninas e meninos,
Muito já se postou sobre este mega evento, no qual, com a participação de cerca de 80Chateaux, de 13 denominações consagradas de Bordeuax, tivemos a oportunidade de degustar jóias preciosas da safra 2009.
Mas, quero abordar um pouco além da relevância da mostra, focando na parte técnica da degustação, senão vejamos:
Uma degustação onde tenhamos uma quantidade muito grande de amostras, e todas com ótima qualidade, acaba por dificultar nosso entendimento comparativo das diversas denominações, pois apesar de divididas por estas, os vinhos tecnicamente muito superiores, nos davam a impressão que só poderíamos distingui-los no mais antigo dos conceitos, o “gosto mais deste”, “pessoalmente prefiro este”.
Falo por mim, e pelo que escutei na mostra, o que não quer dizer que outros assim pensem, ou que o evento não tenha sido válido, absolutamente.
Mas, pela minha ótica, perdi uma ótima chance de comparar, numa mesma safra as sutilezas, ou quiçá nem tanto, que diferenciam os diversos produtores das diferentes denominações.
Há quem tenha dito que só pelas casas ali representadas, já valia a pena, mas não quero pensar em degustar ícones sem entende-los, degustar e gostar dos rótulos que outros gostem, mesmo que saiba de suas qualidades.
Creio que o dever de quem tem a responsabilidade de escrever sobre o assunto, tenha que ter mais profundidade.
Por minha humilde opinião, teria reduzido em muito as amostras, ou mesmo teria feito o que alguns importadores fizeram, aproveitando-se da visitas dos ilustres representantes dos Chateuax, degustações onde foram mostrados os rótulos por elas trazidos, em local menor, sentados e com conforto maior para quem quisesse fazer suas anotações, com as taças em sua frente, compararmos cores, aromas e sabores, sua evolução na taça, e quem de nós não aproveitaria ao máximo esta oportunidade?
Fiz este relato por amor ao vinho, e total desprezo pelo desperdício de produtos da maior qualidade, além da competência e seriedade dos produtores.
Vamos aos vinhos, que classifiquei como os que mais gostei, levando em conta um comparativo mínimo do que melhor se encaixava no meu paladar de apreciador, sem me importar com o tamanho e importância da vinícola.
Dos brancos todos, Pessac-Léognan- o Chateau Latour-Martillac.
Sauternes- o Chateau Doisy Daëne.
Saint-Émilion- o Chateau Ângelus.
Pomerol- o Chateau Clinet, um dos melhores da mostra, a meu ver, e Chateau Conseillant.
Margaux- quase empatados, com ligeira vantagem para o Chateau DAUZAC e o Chateau Du Tertre, devo considerar o DAUZAC como meu preferido dentre os preferidos.
Saint Julien- o Chateau Beychevelle.
Volto a dizer que todos os outros, e foram muitos os provados, estavam magníficos, em todas as denominações presentes, e estas eram: Pessac-Léognan; Graves; Saint-Emilion Grand Cru; Pomerol; Listrac-Médoc; Haut-Médoc; Médoc; Margaux; Saint-Julien; Pauillac; Saint-Estèphe; Sauternes et Barsac
Gostaria de deixar meus agradecimentos pelo convite a tão importante evento, que tem na pessoa de Sylvie Cazes, presidente da UGCB, seu representante no Brasil
UNION DES GRANDS CRUS DE BORDEAUX / Informações aos profissionais
Caroline Putnoki, Correspondente da SOPEXA no Brasil
Caroline.putnoki@cap-amazon.com
e às lindas amigas da Lucia Paes de Barros Assessoria de Comunicação,
www.luciapaesdebarros.com.br
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

2 comentários:

Eugênio Oliveira disse...

Álvaro parabéns pela crítica. Só se viu elogios repetitivos nas postagens, sem um senso crítico maior como o que fez em relação às várias amostras dificultando a comparação. Fui convidado mas declinei de ir a SP ou Rio por achar que tomar Bordeaux 2009 não seria um programa prazeroso como tomá-los com 20, 30 anos. Pontuação não me atrai, o que me cativa são vinhos prontos, domados e elegantes, coisas que acredito não serem possíveis em Bordeaux 09.

Forte abraço e parabéns,

Eugênio Oliveira

Álvaro Cézar Galvão disse...

Obrigado pelas palavras Eugênio, somos todos à favor dos bons vinhos, sem disperdicio.
Abraços de luz