quarta-feira, 16 de maio de 2012

Comissão de Viticultura da Região dos vinhos Verdes entrega prêmios: Os Melhores Verdes 2012



Meninas e meninos,
Os amigos Manuel Pinheiro, Carla Cunha, Bárbara Roseira, Bruno Almeida, Antonio Cerdeira do CVRVV, e demais amigos e produtores dos Vinhos Verdes, pedem para avisar que a CVRVV irá realizar no próximo dia 01 de Junho a cerimônia de entrega dos prêmios do Concurso Os Melhores Verdes 2012, no Palácio da Bolsa no Porto. A comissão realiza este concurso todos os anos, como forma de premiação do que se faz de melhor nesta bela região de Portugal.
Ano passado, quando lá estive, tive a oportunidade de degustar os 20 melhores Vinhos Verdes safra 2011, e já sinto saudades.Espero poder participar em breve de outras provas como estas e de conhecer mais produtos e produtores. Ainda ontem, degustei um ótimo Afros Loureiro 2010 produzido pelo amigo Vasco Croft. Estava fantástico com frutos do mar grelhados.
Além do Júri oficial que prova os vinhos, há outro concurso chamado de “Best Of”, em que o painel do Júri é composto por um elemento de cada um dos principais mercados de exportação dos Vinhos Verdes.
O Best Of Vinho Verde é uma categoria internacional do “Concurso Melhores Vinhos Verdes”, promovido há 25 anos pela Região Demarcada dos Vinhos Verdes, no qual um reconhecido júri Português tem premiado anualmente Vinhos Verdes de diferentes castas e lotes. Este Concurso é um dos mais importantes concursos Portugueses, com forte visibilidade na comunicação social nacional, reunindo cerca de 200 vinhos da Região Demarcada, a maior região vitivinícola de Portugal e uma das maiores da Europa.
Na edição de 2009 deste Concurso foi introduzida a nova categoria Best Of Vinho Verde, premiando os cinco melhores Vinhos Verdes na ótica de um conceituado júri internacional. Os vinhos premiados nesta categoria serão os embaixadores dos Vinhos Verdes nas iniciativas internacionais promovidas pela CVRVV, principalmente nas provas realizadas na Alemanha, Brasil, Canadá, EUA, Noruega, Reino Unido, Suécia e Suíça, com forte promoção na imprensa especializada.
O júri internacional do Best Of Vinho Verde, constituído por oito especialistas dos mercados de exportação acima referidos, e um representante do mercado nacional analisam sensorialmente e classifica os vinhos com a garantia de absoluto anonimato. As provas decorrem em sala de provas tecnicamente adaptada para análise sensorial, com recurso a ficha de prova internacionalmente reconhecida. Normalmente participam cerca de 35 vinhos nesta categoria. Aos cinco vinhos melhores classificados é atribuída a distinção Best Of Vinho Verde.
A cerimônia de Entrega de Prêmios decorrerá durante a Gala dos Vinhos Verdes, que contará com a presença de cerca de 300 convidados, entre produtores, distribuidores, líderes de opinião e os principais meios de comunicação social. A Gala Dos Vinhos Verdes realiza-se no dia 1 de Junho de 2012.
Para maiores esclarecimentos
CVRVV
www.vinhoverde.pt
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: