sexta-feira, 4 de maio de 2012

Polvo à Provençal e vinho branco Riojano, podem levar ao êxtase.

Meninas e meninos,
Estive novamente no O Pote do Rei, para um almoço onde meu amigo Willian Ribeiro, preparou um almoço Provençal, com lulas de entrada e polvo grelhado para prato principal.
Como eu nunca havia provado o polvo de lá, para acompanhar, pedi um dos vinhos da carta que muito me agradam, o Conde Valdemar, safra 2008, da Bodegas Valdemar, da região vinífera de Rioja, Espanha.
Vinho barricado da uva Viura, também conhecida como Macabeo em outras regiões espanholas, que trás a baunilha e untuosidade nos aromas, ligeiro tostado, que com o polvo, sabia serem perfeitos.
Como sabia que os pratos seriam com bastante azeite, precisava de um vinho com certo teor de álcool, e o Conde Valdemar 2008, tem 13%, e uma acidez marcante além do frutado, cítrico e mineral necessários para a pegada dos pratos, que continham, no caso do polvo, uma cama de batatas, portanto amido que pede álcool, e um molho vinagrete, aonde o cítrico vem do limão Siciliano e suas raspinhas, alem de ervilhas tortas e pedacinhos de baicon torradinhos.
Perfeita combinação entre vinhos e pratos.
As lulas estavam macias, no ponto, nada daquelas “borrachinhas” que as fazem perder o glamour, e o polvo, macio, carnudo, crocante, saboroso, muito bem combinado com o vinagrete, à cama de batatas, fora o tostado dos baicons que o vinho agradeceu.
O Chef Willian me disse que em breve todos os ingredientes de sua cozinha serão orgânicos, alguns deles já em testes de padronização específica para seu cardápio, que também, deverá ser trocado, já que a sazonalidade do outono-inverno pede pratos mais substanciosos, algo calórico sem exageros, alguns caldos, por exemplo, massas recheadas, que estou sabendo devem também fazer parte das mudanças.
Entrem no site muito bom do restaurante e vejam algumas das delicias sólidas e líquidas deste jovem Chef que vem surpreendendo pela sua gastronomia autoral, porém sem rebuscados.
O Pote do Rei
Rua Joaquim Antunes, 224-São Paulo-SP
http://www.opotedorei.com.br
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: