quinta-feira, 28 de junho de 2012

Ambrogio e Giovanni Folonari Tenute, e seus vinhos especiais.

Meninas e meninos,
Depois de degustar os maravilhosos vinhos no evento Istituto del Vino Italiano di Qualità - Grandi Marchi, que ainda descreverei com calma, tive o prazer e a honra de jantar com um representante desta importante associação de produtores familiares italianos, o Sr Giovanni Folonari, da Ambrogio e Giovanni Folonari Tenute.
As meninas super eficientes da CH2A, capitaneadas pela linda amiga Alessandra Casolato, que jantou conosco, que em nome da Cantu Importadora, a importadora que Importa, que assessoram, reuniu em jantar muito informal para degustar além de outros vinhos da Folonari, o seu lançamento, o Folonari Santa Martina.
Também presentes a bela Jacqueline Avilla do mkt e Paulo Puig ambos da Cantu
Localizada no coração do Chianti Clássico, a vinícola expandiu-se para outras regiões Toscanas como em Greve in Chianti, com a Tenute Del Cabreo, onde elaboram supertoscanos, em Bolgheri, na Tenute Campo al Maré, com seus vinhos DOC.
Também a Tenute Vigne a Porrona, próximo a Grosseto, onde produz vinhos com uma relação preço X qualidade muito interessante.
Começo pelo vinho que foi apresentado oficialmente como lançamento, o Santa Martina 2009, um IGT Toscana Rosso.
Muito aromático este corte de Sangiovese, Cab.Sauvignon, Merlot e Syrah, estagia em barris de carvalho da Eslavônia com capacidade de 3 a 5 mil litros, deixando somente o que a madeira tem de melhor e muito sutilmente no vinho.
Boa acidez, equilibrado em taninos e álcool.
Melhor do que tudo é o seu preço girando em inacreditáveis R$ 30,00.
Também degustei o belo Chardonnay Cabreo La Pietra IGT Toscana 2008, com fermentação em barricas de 50%novas e 50% de 2º uso, depois segue em barricas por 12 meses com batonnage.
Campo al Maré Rosso Bolgheri DOC 2008, corte de Merlot(60%); C.Sauvignon(20%), C.Franc(15%) e Petit Verdot, vinho ótimo, com frutado exuberante, especiarias, confirmando as frutas em boca, boa escolha para as carnes vermelhas em geral.
Cabreo Il Borgo IGT Toscana 2007, meu preferido, corte de Sangiovese(70%) e C.Sauvignon.
Passagem por barricas de carvalho francês 30% novas, 40% de 2º uso e 30% de 3º uso, por 18 meses, com decantações a cada 3 meses.
Frutado, algum balsâmico e mineral, confirma frutas, couro e especiarias que aparecem em boca.Longo e encorpado, excelente para carnes de caça, assados e ensopados.
Interessante que aparecem frutas frescas e também frutas mais maduras, como compotas, creio que devido a sua boa acidez.
Campo al Mare Baia al Vento Bolgheri Superiore Rosso DOC 2007, corte bordales de 90% Merlot, 5% C.Franc e 5% Petit Verdot.
Passa por barris durante 18 meses, muita fruta vermelha, especiarias, pimenta, novamente creio que seja bom com carnes de caça, ensopados, assados e queijos.
Da Vigne a Porrona provei o Sangiovese Montecucco DOC 2008, corte de Sangiovese (85%), Petit Verdot(10%) e Alicante-pela legislação quando uma uva aparece com mais de 80%, pode-se leva-la ao rótulo.
Passa por barricas de 500 l por 12 meses, muita fruta, taninos macios, acidez que não nega a Sangiovese, bom para gastronomias várias, como massas, queijos, carnes e algum peixe de couro.
Apesar de ter gostado muito do Cabreo Il Borgo, não posso deixar de postar a foto do Santa Martina, afinal, VINHOS BONS POR PREÇOS IDEM, É TUDO O QUE NÓS ENÓFILOS PROCURAMOS.
Cantu Importadora
www.cantuimportadora.com.br
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: