terça-feira, 5 de junho de 2012

A Grand Cru trás vinhos da Remhoogte, vinícola Sul Africana.

Meninas e meninos,
Em recente degustação na sede da Grand Cru, pude provar alguns bons vinhos vindos da África do Sul, de uma vinícola com vinhedos em Stellembosch e Simonsberg.
Dos 6 vinhos degustados, dois deles me chamaram a atenção, um branco e um tinto.
Começando pelo branco, o Remhoogte Chenin Blanc 2011 com 14,1% de álcool. Suas uvas são provenientes de pequena área de 2 ha desta variedade, com apenas 4.000 kg/ha de rendimento em Simonsberg, muito equilibrado, floral, mineral marcado, em boca marca frutas, ótima acidez, e aniz, que já percebera no olfato, em boca se mostra. Passagem de cerca de 15% do vinho por barricas durante 7 meses, torna este vinho elegante, sem afetar seu frescor.
Ótimo vinho para ser bebericado solo ou mesmo harmonizado com entradas onde folhas verdes e frutas se misturem, frutos do mar em saladas, até massas com molhos à base de queijo de cabra.
O outro, um tinto é o Remhoogte Estate Blend 2006, com poderosos 14,8% de álcool.
Como o próprio nome já cita, é um blend das variedades Merlot(32%), Shiraz(29%), Cab.Sauvignon(26%) e Pinotage(13%), também de Simonsberg.
Vinho este já mais redondo com a madeira marcada, pois passa cerca de 22 meses em barricas, sendo 80% delas novas, muitas especiarias no olfato e boca, o frutado também, aparece um certo olfato de charcutaria, os taninos presentes e bons ajudam. Vinho correto, equilibrado em acidez, taninos, e que não deixa sentir os quase 15% de álcool.
Bom para gastronomias mais pesadas, uma rabada, ossobuco, um pato, aves de caça como o marreco e a galinha d’Angola, queijos maturados.
Grand Cru
www.grandcru.com.br
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: