segunda-feira, 18 de junho de 2012

Robalo ao molho de limão Cravo, perfumado com gengibre e pimenta de cheiro.



Meninas e meninos,
Há algum tempo postei aqui , as cervejas espanholas Rosita e Carmem, trazidas pela Costazzurra, mas me faltava uma harmonização para que pudesse comprovar sua excelência, já observada só com a bebida.
Criei um prato para a Rosita Picant, álcool 4,9%, e que leva em sua composição, malte e trigo como cereais, cana de açúcar, flor de hibisco, mel, gengibre, limão, coentro, lúpulo e claro, levedura.
Complexa? Também achei, então os pratos que criei, e modéstia à parte, ficaram ótimos, foi um robalo, aberto pela parte de cima, ou seja, pelas costas, para que eu o recheasse com camarões, feito assado no cartoccio, ao molho de limão cravo, gengibre, pimenta de cheiro e cheiro verde.
Preferi não usar o coentro para não ficar meio demais.
Para acompanha-lo, uma farofa de cogumelos shimeji e banana da terra, previamente passada na frigideira com pouco azeite, além de chips de banana da terra assados.
Foi ímpar a harmonização, pois o certo dulçor nada exagerado da cerveja, com os toques de gengibre e limão, caíram muito bem com o limão cravo e o gengibre do molho, além do picante suave e aromas marcantes da pimenta de cheiro.
Este molho que praticamente “cozinhou” o peixe e os camarões no vapor deles, já que o “envelope” nada deixou escapar, creio tenha sido a golpe de mestre(se é que me permitem).
Isto mostra a versatilidade das cervejas em harmonizações, e com um prato onde o vinho reina sempre.
Procurem conhecer esta gama de rótulos de cervejas espanhola, e verão o que digo.
Outra boa opção para harmonizações é a Black da Rosita, que inclusive se sairá muito bem com cookies, bolos de café e chocolate, contanto que não tenham cremes em demasia.
Costazzurra
http://www.costazzurra.com.br
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: