segunda-feira, 11 de junho de 2012

Mais uma variedade da especialíssima cerveja Paulistânia, agora a Vermelha, chega ao mercado.

Meninas e meninos,
Desde que conheci a cerveja Paulistânia, desenvolvida especialmente pela Bier & Wein Importadora, que esta se tornou a cerveja Brasileira que mais me cativa.
Primeiro porque ela é muito próxima de mim, já que conheço todos os envolvidos em sua elaboração, até a fábrica, onde estive em visita técnica.
Depois, porque realmente gosto das Lager(baixa fermentação), aquelas onde os fermentos ficam no fundo do tanque, e por falar nisso, com a devida vênias do mestre cervejeiro Matthias Rembert Reinold, do qual pego emprestado do seu site,a descrição básica dos 3 tipos de fermentação das cervejas.
-Cervejas de alta fermentação: Ale (clara, suave, amarga, Porter, Barley Wine, Stout), Altbier, Kölsh, cervejas especiais (Trappiste, Abbey, Saison), Weizenbier. Na fase de alta fermentação a levedura sobe à superfície. Tipo de levedura: Saccharomyces cerevisiae.
-Cervejas de baixa fermentação: Lager (Pilsener, Dortmunder, Malzbier), Wiener, Märzen, Münchener, Bock, Doppelbock, Rauchbier. A levedura utilizada sedimenta e deposita-se no fundo do tanque. Tipo de levedura: Saccharomyces uvarum.
-Fermentação espontânea: Lambic, Gueuze, Faro. As leveduras selvagens existentes no ar ambiente fornecem a fermentação.
Voltando ao lançamento da Paulistânia, desde a primeira lançada, a versão clara, uma Pale Lager,depois a minha preferida a escura, uma Dunkel Lager, e agora a Vermelha uma Strong Red Lager, fiquei encantado com sua leveza, seu frescor e sua capacidade de harmonização com diversos pratos. “É a realização de um sonho de mais de dez anos. Desde 1993 atuamos no segmento especializado de cervejas e agora tivémos a oportunidade de utilizar todo este conhecimento na elaboração da nossa própria cerveja. O projeto da Paulistânia teve a honra de contar com parceiros entusiastas; foi elaborado realmente com muito carinho e empenho e o resultado, desde já, é motivo de muito orgulho.”, diz Marcelo Stein - diretor da importadora.
Como já é tradição, os rótulos são alusivos à cenas da capital de São Paulo, e desta feita, as fotos foram escolhidas em um concurso de fotografias com o sugestivo nome Seu Olhar Sobre São Paulo.
Gostei da Red, mas ainda fico com o sabor tostado, achocolatado e o amargor da Dunkel.
Nesta data, creio que minha linda amiga Tatiana Spogis já tenha dado à luz seu segundo filho, ao qual desejo toda a luz.
Uma cerveja Belga que vocês têm que degustar, e a Bier & Wein é quem importa, é a deliciosa Coserdonk, uma alta fermentação, produzida com receita original datada de 1395 da Abadia de Corsendonk.
Para saber mais sobre esta magnífica cerveja, consulte
http://www.cervejapaulistania.com.br
Bier & Wein Importadora
http://www.buw.com.br
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: