sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Novidades na Confraria dos Enófilos do Alentejo

Meninas e meninos,

Minha amiga Cristina Neves, assessora de imprensa de vários organismos ligados ao vinho, avisa sobre a entronização na Confraria do Enófilos do Alentejo, de nosso medalhista olímpico Gustavo Borges.
A prestigiada Confraria dos Enófilos do Alentejo, com sede na cidade de Évora-Portugal, vai entronizar novos Confrades no próximo dia 15 de novembro.
Como reza a tradição, a Confraria vai entronizar aquelas personalidades que mais se destacaram, ao longo do ano, na divulgação dos vinhos da Região do Alentejo, quer seja através do trabalho (importadores, jornalistas, etc) ou como propagador da filosofia dos vinhos da Região.
Os indicados passam por uma rigorosa comissão que os avalia e credencia a ser (ou não) entronizado membro da Confraria, honraria máxima concedida a somente poucas pessoas em cada festividade.
E, neste ano, apenas um brasileiro será entronizado. Indicado pela primeira vez, o nadador Gustavo Borges, três medalhas Olímpicas, quatro vezes recordista mundial, 19 medalhas em Pan-Americanos, atleta que mais medalhas recebeu em Olimpíadas, será entronizado Confrade do Alentejo.
Natural de Ribeirão Preto, 36 anos, casado, pai de dois filhos, escritor (publicou em 2004 o livro “Lições da Água”, editora Gente – esgotado), Gustavo Borges é uma personalidade que se destacou, não só na sua modalidade esportiva, mas também como executivo, que à frente dos negócios, comanda-os com a mesma credibilidade, dedicação e responsabilidade dos tempos de atleta.
Hoje, não mais em atividade nas competições oficiais, ainda dedica-se a natação (dono da “Metodologia Gustavo Borges” para academias de natação), Gustavo elegeu os vinhos do Alentejo como sua bebida para o entretenimento com a família e os amigos, conhecendo a história, os hábitos e costumes, além da famosa gastronomia local.
A cerimônia é realizada na sede da Confraria em Évora, e contará com a presença do Presidente da Confraria do Alentejo, o enólogo Francisco Pimenta.
A festa é muito emocionante, cheia de rituais, onde o candidato é, finalmente, entronizado, recebendo a vestimenta oficial de Confrade.
Devido ao grande sucesso que os vinhos do Alentejo fazem no Brasil, várias personalidades brasileiras já foram entronizadas como membro da Confraria nos últimos anos, mas é a primeira vez que um atleta mundialmente conhecido recebe a homenagem.
O Brasil, sendo um dos principais mercados para os vinhos da região, é o único país fora da Europa a ter uma Delegação da Confraria dos Enófilos do Alentejo, onde, além de poder degustar os vinhos e azeites da Região, os interessados têm acesso a literatura sobre a região e podem conhecer uma típica casa alentejana.
Vale a pena conferir!
Mais informações:
Fonte Cristina Neves
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: