sexta-feira, 13 de novembro de 2009

De gustibus non disputandum est-Desafio de Espumantes Moscatel

Meninas e meninos,
Estive dentre os degustadores que passaram por uma prova com 11 espumantes Moscatel Brasileiros e um Asti Italiano para vinho surpresa para o Vinho Desafio de Moscatel do Falando de Vinhos do meu amigo João Filipe.
A relação dos vinhos foi a seguinte:
1-Marson Moscatel-Cave Marson
2-Terranova Moscatel-Miolo
3-Garibaldi Moscatel-Vinícola Garibaldi
4-Fontanafredda Asti-Fontanafredda Spa
5-Vallontano Moscatel-Vallontano Vinhos Nobres
6-Marco Luigi Moscatel-Marco Luigi Vinhos Finos
7-Don Giovanni Moscatel-Don Giovanni Vinhos Vinhedos e Pousada
8-Amadeu Moscatel-Cave de Amadeu
9-Aurora Moscatel-Cooperativa Vinícola Aurora
10-Cave Antiga Moscatel- Vinhos Finos Velha Cantina
11-Perini Moscatel-Vinícola Perini
12-Valduga Premium Moscatel-Famiglia Valduga

Todos se saíram a contento, mas em minha ficha, tenho que mencionar que houve um empate técnico entre três deles todos feitos pelo método Asti:
Garibaldi Moscatel da Vinícola Garibald, com as uvas Moscato Bianco e Moscato Giallo.
Marco Luigi Moscatel da Marco Luigi Vinhos Finos, com a uva Moscato.
Aurora Moscatel, da Cooperativa Vinícola Aurora, com as uvas Moscato Bianco e Moscato Giallo.
Dei como vencedor o Moscatel da Garibaldi pelo simples motivo de ter a melhor relação preço x qualidade dos três.
Vários deles vieram logo atrás, o que demonstra que temos mesmo uma boa quantidade destes espumantes bem feitos e adequados.
Mas o que mais chama a atenção, e tenho sempre dito isto em palestras e conversas, que o preço não pode e não deve ser empecilho para a qualidade do produto, desde que não seja exagerado, é claro.
Tanto o mais caro, quanto o mais barato, podem ter qualidade, e o que é mais importante, podem agradar ao paladar. No meu caso, quando analiso os vinhos, tenho que me ater a alguns critérios técnicos para julgar, mas o prazer que o vinho proporciona, não é só um fator diretamente ligado à qualidade ou ao preço.

De gustibus non disputandum est (gosto não se discute)
Aurora
http://www.vinicolaaurora.com.br/
Marco Luigi
http://www.marcoluigi.com.br/
Vinícola Garibaldi
http://www.vinicolagaribaldi.com.br/
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: