sábado, 14 de novembro de 2009

Miolo desenha vinho para o mercado internacional

Meninas e meninos,
Recebi o release da assessoria de imprensa da Miolo sobre o Alísios e aqui a repasso na íntegra.

Linha Alísios desembarcou sua primeira carga em novembro no mercado inglês, um dos mais exigentes do mundo

“A Miolo Wine Group lança pela primeira vez um vinho elaborado especialmente para exportação, o Alísios, que desembarcou sua primeira carga em novembro, na Inglaterra para a Bibendum, um dos maiores distribuidores de vinhos daquele país. Após conquistar a referência internacional no segmento de vinhos finos brasileiros, com presença em mais de 28 países, a Miolo investiu cerca de um ano em pesquisa de tendências e no desenvolvimento de produto para chegar neste vinho despojado, elegante e com características modernas do novo mundo. “É um vinho alegre, fresco e frutado que passará alguns atributos do Brasil admirados no exterior como o calor humano, a qualidade de vida e a receptividade do povo brasileiro”, afirma o diretor de relações internacionais da Miolo, Carlos Eduardo Nogueira. O produto será exportado para as principais redes de supermercados e restaurantes da Inglaterra.
As pesquisas apontaram que o ritmo de vida acelerado provocou no Velho Mundo uma mudança no consumo de vinhos, antes dominado pelos produtos mais encorpados e com bastante tanino, a exemplo dos vinhos franceses. “Os consumidores estão querendo comprar o vinho para consumir no dia ou em no máximo uma semana, o que abre espaço para os vinhos jovens e prontos para beber”, explica. Outra característica que influenciou a mudança, conforme Nogueira, é a concentração populacional nas grandes cidades. As adegas perderam espaço nos apartamentos cada vez menores habitados pelos europeus. “As pessoas também mudaram seus hábitos de compras. Hoje, as redes de supermercados são o principal canal de vendas de vinhos na Europa”, afirma Nogueira, destacando que a Miolo pretende fortalecer sua presença no varejo internacional.

Produzido na região da Campanha (RS), a linha Alísios estará disponível nos varietais cabernet sauvignon, tannat e no corte de tempranillo e touriga e de cabernet sauvignon e merlot. Para os brancos, chega no varietal sauvignon blanc e no corte de pinot griggio e riesling. A expectativa é exportar 180 mil garrafas nós próximos dois anos. O produto também estará disponível no mercado nacional. “Escolhemos o mercado inglês para estréia do produto por ser o segundo maior importador de vinho do mundo, reconhecido por ter consumidores exigentes e dispostos a experimentar vinhos de diferentes localidades”, diz. Na Inglaterra, a Miolo conta com apoio do Master of Wines Dirceu Viana Júnior, que auxiliou no trabalho de desenvolvimento do produto, juntamente com uma empresa de design com base naquele país.
A embalagem do Alísios foi desenvolvida para fazer com que os consumidores se sintam atraídos pelo conceito do vinho jovem e descomplicado, gerando um link com as cores do Brasil e a natureza. O nome foi inspirado nos ventos alísios, que sopram desde o Oceano Atlântico (sudeste) e se caracterizam por serem cálidos e úmidos. Estes ventos sopram sobre os campos onde crescem as uvas que dão origem a esse vinho, dando a ele características particulares. “A proposta é mostrar o balanço vento de maneira sensual, sutil e elegante, como é o Brasil que queremos mostrar no exterior, e reforçar o conceito utilizando as cores da nossa bandeira, reconhecida internacionalmente”, explica.
A decisão da Miolo de apostar num vinho especial para o mercado externo constitui-se em uma nova etapa do processo de internacionalização da empresa iniciado em 2002, quando a Miolo partiu na busca de mercados internacionais.Em 2008, a Miolo registrou aumento de 94% nas vendas internacionais, chegando a quase US$ 2,4 milhões de receita. Em volume, os embarques totalizaram 685.700 garrafas, número 96% maior que o do ano anterior. A vinícola já exporta para 28 países e quer ampliar seus negócios na Europa e nos USA. A expectativa para 2009 é exportar para pelo menos 4 grandes redes internacionais, prioritariamente nos USA, Alemanha, UK e Holanda.
O fortalecimento no mercado internacional não é retratado apenas pelo crescimento das vendas, mas também aumento de valor da marca, o que é medido a partir da presença em pontos nobres em Países da Europa, América e do Oriente Médio. É possível encontrar vinhos Miolo no Buddha Bar, em restaurantes internacionais famosos, como o Benares, em Londres, CN Tower, no Canadá, no Hotel Le Meridien, em Dubai e nas churrascarias que fazem sucesso nos USA, como Fogo de Chão, Chima’s e Porcão, entre outras.


Fortaleza do Seival Vineyards

A Fortaleza do Seival Vineyards foi fundada em 2006 e integra a Miolo Wine Group. Produz 2 milhões de litros anuais e está localizada em uma das regiões vinícolas mais promissoras do Brasil, a Região da Campanha, identificada na década de 1970 como uma das 3 melhores regiões do Mundo para produção de vinhos finos. Este estudo foi realizado pela Universidade de Davis, na Califórnia, referência internacional e vinhos.”
Miolo
http://www.miolo.com.br/
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

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