segunda-feira, 16 de maio de 2011

Chablis precisa ser sempre caro?



Meninas e meninos,
No evento anual onde o amigo Celso La Pastina nos mostra alguns dos vinhos de seu portefólio, degustei mais uma vez, os vinhos do Domaine Laroche, onde seus Chablis, os Chardonnays emblemáticos da Borgonha, se mostram frescos, agradáveis, com toques minerais e ótimos para serem degustados por aqui, onde os vinhos brancos ainda carecem de maior consumo e apreço.
Claro que degustar os vinhos dos Grands Crus e Premier Crus sempre será uma prazerosa aventura, mas estou falando de alguns dos vinhos que podemos sim degustar mais amiúde, pois seu preço favorece o bolso quando falamos da relação preço x qualidade, e Laroche tem um Chablis, que particularmente me chamou muito a atenção nestes quesitos.
Chablis 2008.
Vindo de 5 gerações de vitivinicultores, Michel Laroche produz vinhos que são considerados a expressão máxima da região, onde, aliás, a família começou em 1850 com 6 ha, hoje tem 100 ha, e levou o Domaine a receber a fama de o rei do Chablis.
Vinho com bons 12% de álcool, bem equilibrado com a ótima acidez e corpo, seu Chablis se mostra fresco e jovial, apesar dos 3 anos, o que demonstra que vinhos bons e bem feitos, não perdem as características que o enólogo previu, à não ser que algo de ruim ocorra contra sua vontade depois de engarrafado.
Harmonizações com peixe e frutos do mar nos ocorrem de imediato, mas algumas saladas com molhos mais leves, carnes como o lombo de porco assado, massas com molhos a base de queijos brancos e de mofo branco são a meu ver, perfeitas.
O Chablis em questão tem seu preço de venda ao consumidor de R$99,00.
O terroir ajuda, mas a tecnologia aliada à tradição, faz com que os Chablis do Domaine Laroche encantem a quem gosta de vinhos desta região.
World Wine
www.wolrldwine.com.br

Até o próximo brinde!


Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: