segunda-feira, 30 de maio de 2011

Com o nome de Jardim do Vinho, importadora tráz “pérolas”líquidas” da Alemanha.



Meninas e meninos,
Em uma degustação muito interessante sob diferentes aspectos, sendo para mim, um dos importantes, a descoberta de novos varietais alemães, fiquei conhecendo a importadora Jardim do Vinho, na pessoa de Antonio Carlos Carrelha, que em um almoço, na sempre querida presença do winexpert-confrade, Sergio Inglez, na sempre linda presença da Fabiana Cherubim, representante no Brasil dos vinhos alemães de Baden-Württemberg, e do bem humorado Michael Dilewski, diretor internacional do mesmo consórcio.
Degustamos vários vinhos da Cleerbrom & Güglingen.
Passamos pelo ótimo rosado da uva Lemberguer, uva tinta, também conhecida como Blaufränkisch, encontrada também na Hungria e Áustria, o Lemberger Weibherbst Trocken 2009 com 12,5% de álcool. Salmão escuro, algo de adocicado em boca, mas creio que em virtude de seu floral e frutas. Mais adequado à gastronomia que o ligeiro rosado de Pinot Meunier.
O bom e encorpado tinto Emotion 2007, um Pinot Noir, que lá recebe o nome de Spätburgunder ou Blauburgunder, olfato frutado, longo, algo de café, já que passa 18 meses em carvalho alemão, em boca confirma frutas, morango, bom corpo, acidez muito interessante e equilibrado com 13,5% de álcool.
Gostei muito do Lemberguer 2008 Herzog Christoph Trocken, com 14% de álccol, que não aparecia nem no olfato e nem no nariz.
Esta uva parece ser oriunda ou da uva italiana a Elbling ou Albana, com ótima acidez, floral e frutado no olfato, aparecem também café e chocolate, apresa de sua passagem por madeira ser de 6 meses,
Em boca confirma frutas, aparecendo as cítricas, muito interessante para harmonizações com molhos mais ácidos como o de tomates, alguns queijos.Com carnes com certa gordura assadas ou grelhadas, vai bem, também por causa dos 14% que ajudam, podendo ser também em cocções com molhos como os brasatos.
Degustamos um corte de Trollinger(uva conhecida com Schiava na Itália) e Lemberguer 2008. Aromas frutados(melancia) cor mais clara, acidez boa, interessante para quedos de mofo branco..
Para fechar com chave de ouro, um Eiswein QMP com 12,5% de álcool, dulçor médio, acidez muito marcada, de uvas Riesling colhidas a -10º.
Nosso almoço transcorreu no North Grill unidade Frei Caneca, e não preciso dizer que as carnes estavam divinas.
Jardim do Vinho
http://www.jardimdovinho.com.br/
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

2 comentários:

Guilherme disse...

Álvaro,
Este eiswein me chamou a atenção no site porque custa menos de R$ 100. Como outros ice wines disponíveis no Brasil custam mais que o dobro, fiquei na dúvida em relação a compra. Além disso, a garrafa não tem aquele selo preto sobre o lacre, que identifica as vinícolas com as melhores práticas. Ele é um ice wine típico?
Abs

Álvaro Cézar Galvão disse...

Guilherme, é um bom vinho, com as uvas colhidas à temperaturas de
-10ºC. Como um QMP, temos no mínimo a certeza de um produto tecnicamente adequado, gostei, é típi, e não se esqueça que é de Riesling.
Abraços de luz