quinta-feira, 16 de junho de 2011

Bodegas Pinuaga chega ao Brasil pelas mãos do grupo St Marche.

Meninas e meninos,
Em meio ao torvelinho de degustações de vinhos Espanhóis, Italianos e Portugueses dos últimos dias, só faltava ficar sem speedy, pois foi o que aconteceu desde ontem .
Mas falando de coisas mais agradáveis, a chance de conhecer uma linha de vinhos de muito boa relação preço X qualidade, vindos de Castilla-La Mancha, mais precisamente de Toledo, a 70 Km ao sul de Madri, Espanha me seduziu, não só pelos belos vinhos que sei, a Espanha hoje vinifica, mas também pela oportunidade de conversar com a proprietária e enóloga da Bodegas Pinuaga, Esther Pinuaga.
Convite feito pela amiga assessora Sandra Schkolnick, sempre linda e muito eficiente, e que em nome do Empório Santa Maria, do grupo St Marche, o qual está importando esta linha de vinhos, nos chamou para, além de degustar os belos vinhos Pinuaga, refazer a trajetória lúdica e deliciosa de degustar seus novos rótulos de vinhos da sua Enomatic (máquina italiana que preserva vinhos abertos e serve doses para degustação).
Quanto à Enomatic, já fiz matéria lá mesmo no Empório Santa Maria, quando da inauguração da máquina, e depois volto em outro post.
Esther Pinuaga, representante desta bodega familiar, que está no ramo de vinho há várias gerações nos diz que possuem 60 hectares de vinhedo (de uvas Tempranillo, Merlot, Airen e Monastrell), sendo que 15 hectares são de vinhedos de 35 anos de Tempranillo não enxertado, ou seja pés francos, pré-filoxera..
Degustei os três vinhos que estão no Brasil:
1-Pinuaga La Senda 2009, um corte de Merlot(80%) e Tempranillo, sem passagem por madeira, fresco, gostoso, com muita fruta no olfato e confirmada em boca, equilibrado em acidez e álcool 14,5% , o vinho de entrada e que será vendido por R$40,00, uma ótima compra.
2-Pinuaga Nature 2009, um varietal Tempranillo, vinificado de uma parcela com idade de 17 anos, e com passagem ligeira por madeira, por cerca de 4 meses.
3- Pinuaga 2005, outro varietal Tempranillo, mas já de vinhedos de 35 anos, de pés francos. Passa por barris de carvalho francês e americano, sendo 1/3 novos; 1/3 de 1º uso e 1/3 de 2º uso.
Nota-se a madeira, mas de modo sutil, agregada ao vinho, tornando-o mais sedoso e redondo em taninos, presentes, mas finos e elegantes. Muita fruta em compota e geléia no olfato e confirmadas em boca, especiarias, sutil floral e algo mineral. Bom vinho para acompanhar carnes de caça, mesmo aves como a perdiz e a galinha d’Angola, cordeiros, porco, e queijos também.
Pensam que é muito mais caro? R$89,00 - ótimo preço pela qualidade.
St Marche
http://www.marche.com.br/

Empório Santa Maria
Av Cidade Jardim, 790
11 3706-5211
Até o próximo brinde!


Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: