terça-feira, 28 de junho de 2011

Hotel Holiday Inn em São Paulo ofereceu festival gastronômico de New Orleans



Meninas e meninos,
Quando recebi o convite para jantar no Restaurante Camauê, localizado no Hotel Holiday Inn Parque Anhembi, maior hotel da América Latina, vislumbrei uma oportunidade de retornar ao local onde faz alguns anos, poucos, lá estive com uma turma da pós-graduação em gastronomia do Senac, para ministrar-lhes palestra sobre harmonização e conhecer a cozinha e o funcionamento do hotel.
Desta vez, a cozinha estaria ao encargo de outro chef, um convidado especial, Klaus Happel, responsável pelo cardápio do hotel Intercontinental de New Orleans, com o primeiro “Taste Of New Orleans” - festival Gastronômico da cidade de New Orleans, conhecida por sua música e culinária, esta cidade do sudeste do estado da Louisiania se tornou um destino turístico mundialmente famoso graças aos seus vários festivais. Dentre eles vale citar o Mardi Gras, que é considerado o mais visitado carnaval dos EUA, Jazz Fest, Southern Decadence e Sugar Bowl (Festival de Campeonato de Futebol Americano)..
Muito Jazz e muita cultura norte americana desembarcaram em São Paulo no inicio deste mês, e aproveitei para provar iguarias como a carne de jacaré ensopada ao molho picante, o feijão vermelho com arroz e paios.
Para harmonizar com estas gastronomias mais picantes, preferi dentre os vários vinhos da carta, um Chileno do Vale do Rapel, da uva Cabernet Sauvignon, com boa acidez e corpo para fazer frente à gastronomia, o Santa Alvara Cab Sauvignon 2009 com 13,5% de álcool.
Vinho da famosa Casa Lapostolle, não desapontou, apesar da dureza do embate.
Com o ensopado de jacaré ao molho picante saiu-se muito bem, e para o feijão também, mas é claro que alguns outros pratos do vasto bufe não eram para ele.
Vinho com frutas frescas no olfato, algo vegetal, nada daquele mentol ou eucalipto, longo e apimentado(pimenta do reino) em boca.
O festival já acabou, mas vale uma visita ao restaurante.
Hotel Holiday Inn Parque Anhembi
Rua Professor Milton Rodrigues, 100, Santana – São Paulo.
11 2107-8825

Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: