sexta-feira, 3 de junho de 2011

Workshop de Mídias Sociais mobiliza comunidade real e virtual



Meninas e meninos,
Este evento que ainda está sendo realizado, durante todo o dia de hoje, e culminando com uma degustação “on line” logo mais às 19h30min, também faz parte das comemorações do dia do vinho.
A primeira degustação de vinhos Brasileiros ao vivo e on line, fará parte das comemorações da programação do Dia do Vinho, onde um dos principais destaques é o Workshop de Mídias Sociais. O evento inédito, promovido pelo do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e patrocinado pelo SEBRAE, visou abordar o impacto da comunicação digital no mercado da uva e do vinho durante esta sexta-feira 03/06, das 8h às 19h, no Farina Park Hotel, em Bento Gonçalves.
Conforme o gerente de Marketing do Ibravin, Diego Bertolini, a demanda surgiu do próprio setor, que sente necessidade de usar as ferramentas on line para potencializar os negócios. “Queremos levar este tema para o setor vitivinícola e do turismo para que eles possam trabalhar com a web”, diz.
Amigos convidados para a palestra, dentre eles Alexandre Frias, criador do portal Enoblogs, onde me coloco desde o início, tendo sido se não me falha a memória, um dos 10 primeiros participantes, e também do blog Diário de Baco.
Daniel Perches, publicitário com foco em web, sommelier internacional, blogueiro e apresentador do programa Na Estrada do Vinho, além diretor de conteúdo do portal IG e autor do Blog do Vinho Roberto Gerosa.
Com espaço para perguntas no Facebook (facebook.com/vinhosdobr), transmissão do evento minuto a minuto no site www.saca-rolhas.com e também pelo Twitter (@diadovinho), os debates envolveram participantes do Brasil e do mundo. “O aviso inicial do workshop foi: o funcionamento de celulares, Ipad, Iphone, notebook, etc está liberado”, lembra o diretor-executivo do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Carlos Paviani.
As conferências sobre Mídia tradicional X Mídia Digital mostraram como as mídias impressas complementam o trabalho das digitais, e que ambas têm seu papel. Sobre o tema, falaram a coordenadora de conteúdo da Zerohora.com, Marcela Duarte, o diretor de conteúdo do portal IG e autor do Blog do Vinho, Beto Gerosa, e Leonardo Attuch, sócio e criador do Brasil 247, primeiro jornal brasileiro desenvolvido para iPad.
À tarde, o evento continuou com dicas de como se destacar no mundo da comunicação digital. As informações vêm de PC Dias, sócio da Mazah Live Marketing, e Fabiano Goldoni, gerente de estratégias digitais da agência de publicidade Escala. A importância da inovação como estratégia na internet será tratada pelos palestrantes Anselmo Endlich, presidente da Wine.com.br, maior loja virtual de vinhos do Brasil, e Márcio Cunha, especialista em colaboração em massa e sócio-fundador do WineTag, rede social que conecta os amantes do vinho e que fornece informações por meio de QCodes e dispositivos móveis.
Degustação on line
O ponto alto do encontro será uma degustação on line feita por 10 blogueiros de diferentes estados e pela platéia do workshop. A intenção, segundo Bertolini, é gerar um movimento em tempo real nas redes sociais e em ferramentas como twitter e facebook. Os rótulos que da deustação serão os dois mais bem pontuados vinhos tintos e espumantes brut na seleção feita para o Projeto Para Saber o Sabor dos Vinhos do Brasil, realizada pelo Ibravin, Associação Brasileira de Enologia (ABE) e Federação Sommelier Internacional do Brasil (FSI) na Escola de Gastronomia de Flores da Cunha.
Completando ainda teremos amanhã sábado, dia 04/06 um brinde simultâneo marcando a passagem do Dia Estadual do Vinho que acontecerá em cinco municípios da região da Uva e do Vinho, levantando as taças ás 23h.
Os municípios da região da Uva e do Vinho que participam das comemorações do Dia Estadual do Vinho farão brindes simultâneos e coletivos para marcar a passagem da data. As taças serão levantadas em Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Garibaldi, Flores da Cunha e Monte Belo do Sul na noite de sábado para domingo (Dia do Vinho), por volta das 23h.
Cada município fará a concentração em um local. Em Caxias, o brinde será no Baile Municipal do Clube Juvenil. Em Bento Gonçalves, os amantes da bebida se reunirão no Filó Italiano do Hotel Villa Michelon. O 10º Festival do Vinho será palco do brinde em Monte Belo do Sul. Garibaldi escolheu o Festival Colonial que se realiza nos pavilhões da Fenachamp. E, em Flores da Cunha, a comemoração pelo Dia Estadual do Vinho será no restaurante Casa Nostra.
Eu o farei de Marília, estado de São Paulo, onde me encontro, e espero que todos os amantes dos vinhos Brasileiros o façam, onde estiverem.
O brinde também poderá ser feito por todos os apreciadores e amantes do vinho, tanto no Brasil como no exterior. Quem levantar as taças das 23h do dia 4 até as 24h do dia 5 poderá registrar o momento e enviar sua foto para ser publicada no site do Dia do Vinho

Para participar, basta remeter a foto para o e-mail:


Informações no site
www.diadovinho.com.br


Crédito da foto: Gilmar Gomes / Ibravin
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: