quarta-feira, 22 de junho de 2011

A estrela Etrusca marca os vinhos do Castello Del Terriccio



Meninas e meninos,
A Toscana é emblemática por seus vinhos e paisagens, e Maremma, na costa Toscana acolhe uma vinícola que se situa em uma propriedade de tamanho incomum para os padrões Italianos.
Com a presença de duas lindas Sales Manager da vinícola, Carolina Metelli e Giuliana Cavaza, um pouco da história da vinícola foi contada.
Em 1700 ha, o Conde Serafini Ferri, começou a história, hoje levada adiante e incrementada por Gian Annibale Rossi di Medelana Serafini Ferri, um nome quase tão grande quanto a extensão da azienda. A vinícola em 6o ha de vinhas, restando do total, 800 ha cultivados com cereais e ainda sobram cerca de 900 ha de matas.
Carlo Ferrini, seu enólogo consultor desde1993, é de reconhecida competência e respeitado no meio, trouxe uma identidade própria à este terroir único Toscano de proximidade não maior que 2 Km do mar.
Sua cultura de vinhas é orgânica, embora não certificada e adotam o uso de barris de carvalho Francês, de Allier, em alguns dos vinhos os usados, em outros variam de 50% a 100% novos.
Outro método usual, é que todas as variedades são fermentadas e maturadas em separado, depois é que o corte se faz. tendo uma produção total de cerca de 200.000 gf/ano.
Provei 4 de seus vinhos:
1-Capannino Sangiovese IGT 2007, que leva em corte um pouco de Cab Sauvignon, Merlot, Cab Franc e Petit Verdot, passando 6 meses em carvalho e com 13,5%, ótimo frutado e floral(rosas) no olfato, confirmando frutas, em boca e acidez ótima para gastronomias várias.
2-Castello Del Terriccio Syrah; Mouvedre; Petit Verdot IGT 2004, vinho espetacular, elegante, equilibrado em 14% de álcool, acidez e taninos, frutas, mentolado, algo balsâmico e sutil charcutaria(talvez a influència marítma).
3-Lupicaia 2004, corte de Cab Sauvignon(85%); Merlot(10%) e Petit Verdot, com chocolate, frutas em geléia, acidez muito presente dando-lhe vida, taninos macios e presentes, espetacular.
Mas, o que posso dizer sem medo de errar, que todos são excelentes, e só mesmo a preferência pessoal, até tendo que apelar pela razão preço X qualidade, é que pude dizer ter gostado mais do: 4-Tassinaia Sangiovese; Cabernet Sauvignon; Merlot IGT 2005 uvas em proporções iguais.
Frutas e floral, café torrado, açúcar caramelado, algo vegetal e pimenta se mostram no olfato, confirmando o caramelo, as frutas o café em boca.
Equilibrado em acidez e álcool, 13,5%, é o que mais abriu em aromas durante o tempo em taça, aliás, todos os vinhos, aconselho decantar por ao menos uma hora, pois ganham muito com a aeração, mesmo os mais simples, se é que posso assim chamá-los.
Quem importa os vinhos a Mistral
www.mistral.com.br

Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: