sexta-feira, 12 de agosto de 2011

A hora e a vez do Seña-Delícia, mais uma vertical com vinhos de respeito.




Meninas e meninos,
Em recente encontro onde a estrela de uma degustação vertical, aquelas onde degustamos várias safras de um mesmo vinho, foi o ícone sul americano Seña, pude revisitar um pouco da história dos vinhos Top Chilenos.
Durante sua primeira visita ao Chile, em 1990, Robert Mondavi descobriu o enorme potencial para produzir vinho finos naquele país, e quando conheceu Eduardo Chadwick, presidente da Viña Errazuriz, fundada em 1870, verificou que ambos eram portadores dos mesmo ideais e paixão pelos vinhos. Esta amizade os levou a formar uma sociedade em 1995, onde a filosofia era o esforço de alcançar a excelência na vitivinicultura.
Nascia o Seña, com o propósito de materializar o sonho das famílias envolvidas em demonstrar todo o potencial Chileno, na elaboração de vinhos de alta gama.
A busca pelo melhor terroir para o Seña, levou as equipes de Mondavi e Errazuriz, durante 4, anos ao Valle do Aconcágua, distrito de Ocoa, próximo da costa do oceano Pacífco, e em Setembro de 1999 adquiriram as vinhas de encosta, com 45 ha plantados de Cabernet Sauvignon, Merlot, Cabernet Franc, Petit Verdot, Carmenère e Malbec, sendo os vinhedos conduzidos de acordo com a biodinâmica.
O avô de Chadwick já dizia 125 anos antes que “da melhor terra vem o melhor vinho”
Degustei as safras de 1995; 1997; 2001; 2003 e 2006, e vamos às minhas impressões:
-1995 corte de 70% C. Sauvignon e 30% entre Malbec e Carmenère.
Sua cor denota idade, mas ainda muito brilhante, aromas terciários e balsâmicos, ainda aparecem frutas, mas as de compota.Em boca, confirma o balsâmico, sutil chocolate, acidez muito marcante e taninos presentes, denotando que ainda com o equilíbrio alcoólico, 13%, taninos e acidez, este vinho não chegou ao topo, pode levar mais alguns anos muito bem. Meu segundo vinho em preferência, depois da safra 2003, soberba! Estagia por 14 meses em madeira.O mais europeu de todas as safras, até no álcool moderado para os padrões do novo mundo.
-1997 corte de 84% C. Sauvignon e 16% Carmenère.
Cor muito próxima do anterior, no olfato surgem florais, frutas maduras, terciários também.
Em boca confirma as frutas, acidez boa, taninos macios, e o álcool, 14% aparece um pouco dando calor. Mais de 12 meses em madeira
-2001 corte de 74,9% C. Sauvignon; 15,1% Merlot; 6,3% C. Franc e 3,7% Carmenère.
Com tal precisão no corte, era de se esperar mais desta safra, mas a mim, mostrou-se até mais evoluído na cor que os seus irmãos mais velhos, olfato frutado e algo mineral surge como novidade.
Em boca confirma frutas, acidez mais controlada e um tanto mais curto, álcool 14,3%. Estagia por 18 meses em madeira.
-2003 corte de 52% C. Sauvignon; 40% Merlot; 6% Carmenère e 2% C. Franc.
ESPETACULAR!
Visual rubi denotando a idade, bem brilhante, olfato com mineral(petrolatos), frutas maduras algo dos terciários, o mais intrigante e que sofreu mais modificações com o passar do tempo em taça. Em boca, confirma os frutados, o mineral, taninos presentes e macios, álcool, 14,5% equilibrado, com ótima acidez, surgem notas de café.Longo e expressivo. Muito complexo também em boca. Estagia por 18 meses em barris.
-2006 corte de 55% C. Sauvignon; 16% Merlot; 13% Petit Verdot; 10% Carmenère e 6% C. Franc.
Visual confirma a idade, aliás, foi uma constante em todas as safras. Olfato doce no nariz, com floral e frutas, surgindo sutil cítrico e mineral.Em boca confirma frutas, acidez muito boa, taninos algo secantes ainda, mostrando que este vai bem longe em idade, com seus 14,5% de álcool para ajudar. Devo confessar que meu paladar e o do Robert Parker nunca se aproximaram muito, pois nesta safra ele pontuou o Seña com 95, um ponto abaixo da safra 2007 e dois pontos acima da safra que mais gostei, a 2003. Estagia por 18 meses em barris, é decantado e volta à madeira por mais 12 meses.
-2007 corte de 57% C. Sauvignon; 20% Merlot; 6% C. Franc e 5% Petit Verdot.
Minha terceira melhor safra, com a cor desta vez não indicando seus 4 anos de vida, brilhante, olfato frutado e floral.Boca confirma as frutas, acidez muito boa, equilibrado com taninos e álcool de 14,5%. Estagia apor 22 meses em madeira.
Agradecer por esta oportunidade única se faz mais que urgente, ao Otávio Piva e turma da Expand, responsáveis pela importação e distribuição do Seña.
À enóloga Carolina Herrera, do grupo Errazuriz, que conduziu a degustação, esclarecendo algumas dúvidas, e ao Bar des Arts pelo almoço onde acompanhados das nossas melhores opções dentre as safras, harmonizamos os vinhos com vários pratos.
Expand
www.expand.com.br

Até o próximo brinde!

Álvaro Cezar Galvão

Nenhum comentário: