quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Pedro Parra, o Dr Terroir, encanta enófilos em palestra no primeiro seminário Terroirs do Chile.



Meninas e meninos,
Cada vez mais me convenço de que a grande saída de todos os problemas que encontramos na vitivinicultura, passa pelo terroir.
Esta palavrinha francesa tão falada e comentada, que é complexa em sua tradução, pois é ligada intimamente a varias determinantes, quais sejam: solo, clima (aqui se compreendem os regimes pluviais, as temperaturas nas diversas etapas desde o plantio até a colheita) manejo e condução, cepa da uva e proposta enológica.
Algumas delas podem ser subdivididas em outras tantas, mas creio que estas bastem para a definição que não é tão simples quanto alguns querem mostrar, principalmente quando falam em “tipicidade”.
Pedro Parra, um dos seis PhDs em terroirs do mundo, e único da América Latina, estudioso da geomorfologia, se dedica a analisar solos pelo mundo afora, compreendendo cada vez mais que os diversos substratos de um determinado local, podem ser “assemelhados” a outros, excluindo-se aí, é claro, o conjunto terroir já antes citado.
Tive a oportunidade de só este ano estar presente em duas ocasiões onde Parra nos elucidou sobre vários aspectos, mas nesta oportunidade que ora descrevo, no evento Wines of Chile, tivemos a presença em degustação de cerca de 40 vinícolas Premium representativas da diversidade dos terroirs Chilenos.
Parra nos mostrou em detalhada palestra como podemos através da litologia(O termo litologia refere-se ao tipo de rocha. Consiste na descrição de rochas em afloramento ou amostra de mão, com base em várias características tais como a cor, textura, estrutura, composição mineralógica ou granulometria), saber algumas características dos vinhos plantados em rochas sedimentárias(calcáreo); metamórficas(xistos e gneisses), intrusivas(granitos) e extrusivas(aluvião e coluvião). Como disse Parra ”a tipicidade das uvas está nas rochas; rochas valem ouro”.
Regiões Vitivinícolas Norte-Sul para conhecimento geral:
Elqui Valley(D.O Coquimbo)
Limarí Valley(D.O Coquimbo)
Choapa Valley(D.O Coquimbo)
Aconcagua Valley(D.O Aconcagua)
Casablanca Valley(D.O Aconcagua)
San Antonio/Lyda Valley(D.O Aconcagua)
Maipo Valley(D.O Central Valley/Maipo)
Cachapoal Valley(D.O Central Valley/Rapel)
Colchagua Valley((D.O Central Valley/Rapel)
Curicó Valley(D.O Central Valley)
Maule Valley(D.O Central Valley)
Itata Valley(D.O Região Sul)
Bío Bío Valley(D.O Região Sul)
Malleco Valley(D.O Região Sul)

Não vou me ater muito em descritivos dos vinhos, mas tive minhas preferências, em 1º dentre brancos e tintos El Principal, os outros três aparecem em empate técnico Altair, Limavida Old Bush e Clos des Fous Pinot Noir para os tintos e Willian Fèvre para os brancos. Para o seminário, e nesta ordem de degustação e serviço, Pedro Parra selecionou os seguintes vinhos:
1-Grand Cuvée Chardonnay 2010-William Fèvre (Valle del Maipo Alto). Aromas minerais, com floral e frutas cítricas, boa acidez.

2-Clos des Fous Clos des Fous Chardonnay 2010-Clos des Fous. Aromas mais florais, longo e “quente.”

3-T.H. Pinot Noir Leyda Pinot Noir 2009–Undurraga (Valle Leyda). Aromas florais, frutas maduras confirmadas em boca junto à especiarias.

4-Clos des Fous de Triaguen Pinot Noir 2010-Clos des Fous. Aromas com muitas especiarias (canela e cravo), e florais, mais complexo nas frutas maduras confirmadas em boca, Um dos vinhos que mais gostei!

5-Specialties Carignan 2008-Santa Carolina (Cauquenes). Aromas mais vegetais e com frutas, em boca frutado e especiarias diversas.

6-Pangea Syrah 2007-Viña Ventisquero-(Valle Colchagua). Aromas florais, frutados, os tostados como café aparecem tanto no olfato como em boca.

7-LFE 900 Malbec 2009-Luis Felipe Edwards-Complexo em aromas com frutas doces(marmelada), chocolate, floral(algo doce de mel), confirma em boca o chocolate, as frutas em doces “fundo de tacho”, taninos ainda jovens, secantes.

8-Limavida Old Bush Blend Malbec Carmenere 2006-De Martino(Valle de Maule) Muita fruta no olfato, especiarais e floral, longo em boca, frutado, equilibrado em taninos e acidez. 90% Malbec; 4% Carignan 1% Tannat:Gostei muito deste vinho!

9-El Principal 2006-El Principal(Valle de Maipo-Pirque). O vinho que mais gostei, complexo nos aromas e em boca, mesmo tendo 15% de álcool, há o equilibrio deste com os taninos e acidez, mescla de 83% Cab Sauvignon e 17% Carmenère.

10-Altaïr 2004-Viña Altaïr(Valle Cachapoal) Complexo também tanto em olfato como no palato, aparecem os tostados do barril. 86% Cab Sauvignon; 7% Carmenère e 7% Merlot. Bom vinho!
Parabéns Juan Somavia-Wines of Chile-Managing Director

Parabéns Vivian Alauf-Wines of Chile America Area Manager

Parabéns às lindas, eficientes e queridas amigas da CH2A

Wines of Chile
www.winesofchile.org

CH2A


Até o próximo brinde!


Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: