quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Hervé Birnie-Scott e os vinhos TERRAZAS DE LOS ANDES



Meninas e meninos,
Hervé Birnie-Scott, chef de Caves da vinícola, esteve em rápida passagem pelo Brasil, e por São Paulo, não sem ao menos, com a ajuda do amigo Fred, da assessoria de imprensa, intermediar uma pequena resenha, pois a falta de tempo e o acumulo de atividades não permitiu muito mais.
Antes um pouco do que já escrevi poderá ser lido em: http://divinoguia.blogspot.com/2008/09/este-vinho-pede-sobremesas-afincado.html



Um pouco da história da vinícola:

Terrazas de los Andes, localizada em Mendoza, Argentina, é uma bodega especializada em vinhedos de altitude, onde elabora vinhos considerados super Premium.
Ao findar da década de 50, a Moët & Chandon, empresa do grupo LVMH, enviou à
América do sul, seu diretor de enología, Renaud Poirier, para investigar o potencial da região para a elaboração de vinhos de qualidade internacional.
Poirier se impressionou com as ótimas condições encontradas em Mendoza, principalmente em Lujan de Cuyo, inclusive com vinhedos já plantados nesta altitude. Poirier e Moët & Chandon decidiram então aí iniciar seus primeiros vinhedos fora da França.
A bodega Terrazas de los Andes surge ao final da década de 90, pensando em vinhos superiores, e ao longo de anos de estudos sobre o microclima e solos da região, permitiram à vinícola se fortalecer na criação de belos vinhedos e conseqüentes vinhos espetaculares nesta altitude Mendoncina, focados em algumas variedades que se expressam de maneira única neste terroir, combinadas à altitude de cada parcela do vinhedo.
Chardonnay (1200 m.); Merlot(11500); Malbec (1067 m.); Petit Manseng(1000); Cabernet Sauvignon (980 m.); e Syrah (800 m.).
Vejam o que o Hervé me respondeu:
DivinoGuia-Como foi a adaptação de um enólogo francês ao terroir Mendoncino?
Hervé-Foi como um encontro de uma pessoa e um tesouro. Descobri um diamante ainda não lapidado, que era Mendoza 20 anos atrás. Tive que lapidá-lo.
DG-A Petit Verdot está nos planos para integrar a família de rótulos Terrazas?
H-Não como variedade pura, mas sim como componente para temperar alguns varietais dominantes como Malbec, C. Sauvigbon ou até com a Merlot.
DG-A Petit Manseng do Afincado Tardio, seria interessante para um Botrytizado? ver http://divinoguia.blogspot.com/2008/09/este-vinho-pede-sobremesas-afincado.html
H-A Petit Manseng é uma variedade muito especial que permite elaborar vinhos licorosos com super maturação e colheita bem tardia por sua casca grossa. O fungo botrytis precisa de umidade e não se desenvolveria na área seca de Mendoza.
DG-Quando o vi, na ocasião daquele almoço ano passado, havia dito a você que para mim, o Terrazas Reserva Malbec, nada devia ao Afincado. E agora nesta nova safra, com está vinho? ver http://divinoguia.blogspot.com/2010/07/almoco-com-herve-birnie-scott.html
H-A safra 2008 do reserva Malbec tem uma definição aromática de fruta muito elegante e muito precisa, muita fruta negra como cereja, longo na boca, com intensidade de Malbec; floral (violeta) e uns aromas complexos como menta e canela, e isto complementado com aporte de barrica nova, com tostado que trouxe aromas de baunilha, caramelo em harmonia com a fruta. Foi um ano de temperatura fresca e em boca sentimos a frescura natural do vinho, boa acidez e tanino sedosos e equilibrados. Um vinho que tem ótimo potencial de envelhecimento.
DG- Planos para um espumante com rótulo Terrazas, já que a LVMH é expert em tais vinhos?
H-Não há nenhum interesse em elaborar vinhos espumantes na Bodega Terrazas.
DG-Em sua opinião, para a enogastronomia, qual família de rótulos Terrazas aconselha?
H-Torrontés: vai bem com comida asiática e sushis
Chardonnay: vai bem com peixes e frutos do mar
Malbec: para carnes suculentas de churrasco
Cabernet Sauvignon: vai bem com ragouts de carne e molhos mais fortes
Afincado Malbec: por ser mais denso e concentrado e complexo vai bem com carnes tostadas por fora.
Pena que não pudemos nos estender e usufruir a sabedoria e experiência do Hervé, mas vinho é business, e ele mal teve tempo de respirar, quando em sua passagem por aqui.
Obrigado pela pequena resenha.
Terrazas de los Andes
www.terrazasdelosandes.com.ar

Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão







Nenhum comentário: