terça-feira, 31 de julho de 2012

Vinho raro de Champagne, o Rose des Riceys, era o rosé preferido de Luiz XIV.

Meninas e meninos,
Tive a oportunidade de degustar um vinho raro, um AOC Champagne, o Rose des Riceys 2009, um vinho tranqüilo, ou seja, aquele que não guarda o gás carbônico de sua segunda fermentação, o que o torna uma raridade na região.
Por se tratar de um vinho tranqüilo, e ainda mais um rose, de Pinot Noir, uva emblemática de Champagne, é uma exceção na AOC.
Sua uva é a Pinot Noir, porém, vindo de uma maceração curta com as cascas, sua cor é um cereja claro, brilhante.
Por ser de Pinot Noir, guarda algumas características olfativas desta casta como o floral, e um toque de pimenta, mas é um vinho de aromas diferentes, terrosos, com fruta madura, mas aquela que cai do pé e na terra úmida, quando exala seu perfume.
Em boca seu corpo é médio, acidez média, refrescante em virtude de seu teor alcoólico estar no patamar dos 11,5%.
Vinho bom para se beber solo, creio que mais ao cair da tarde do que pela manhã, pois seus toques de frutas secas, aliás, característico deste vinho, pois os produtores param a maceração quando atingem estes aromas e sabores particulares, me chamam para um Happy Hour.
Para harmonizações gastronômicas, não é um vinho fácil, pois pelas características de corpo, álcool e acidez, o tornam um vinho para os degustadores mais experientes, os neófitos ficarão sem “parâmetros”, já que os vinhos roses mais comuns, são muito diferentes.
Não fiz esta harmonização, mas creio que com escargots, onde não se tenha muito alho na preparação (lembrei-me de certa vez ter harmonizado com um Malbec AOC Cahors, já com uma certa idade, evoluído, e de ter se saído bem).
Servi-lo mais refrescado, ao redor dos 8º C, acentuará sua acidez e vivacidade, apesar de que ao esquentar na taça, seu álcool não incomodará.
Frutos do mar em geral ficam bem, contanto que não tenhamos peixes muito gordurosos, ou gorduras em excesso na preparação.
Detalhe, a garrafa é belíssima, escura e fosca, ótima para se guardar o azeite!
O Rose des Riceys 2009 é importado pela Franco-Suissa dos amigos da família Srour
Frnaco-Suissa
www.francosuissa.com.br
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: