quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Um encontro com Pablo Morandé



Meninas e meninos,
Pablo Morandé é um dos icônicos enólogos chilenos, reconhecido mundialmente pela sua capacidade técnica e inovações no mundo vitivinícola.
Estive com Morandé em uma degustação muito elucidativa, que o amigo Otávio Piva, da Expand, a importadora que trás os vinhos Morandé, proporcionou, onde degustei em uma vertical(a seqüência de várias safras de um mesmo vinho) os vinhos House of Morandé.
Como diferencial, todas as 5 safras desde a 1ª em 1999, até a penúltima engarrafada, a de 2005, pois a última, a de 2006, veio em garrafas de 750 ml, vieram em frascos doble magnun, aquelas com conteúdo em dobro da magnun que é de 1,5litros, ou seja contêm 3 litros.
Porque assim engarrafadas, creio que seja mais um toque de expertise do Morandé, pois é sabido que quanto maior for o conteúdo do frasco de guarda do vinho, este tende, via de regra, a evolucionar melhor, do que os engarrafados em frascos normais, de 750 ml ou menos.
A linha House of Morandé, é basicamente Cabernet Sauvignon, e começou com a safra de 1999, que, aliás, foi vinificada com uvas compradas de vinhedos velhos, com mais de 30 anos à época. Daí em diante, todos os demais provêm do vinhedo San Bernardo, com 46 ha no Maipo, plantado em 1998, onde o solo tem gama variada de sedimentos vulcânicos, marinhos, rochas graníticas, mesclado de argilas e areias cobertas de sedimentos aluviais.
Os vinhos da linha House of Morandé, só são vinificados em safras especiais, que atinjam o padrão mínimo requerido, e curiosamente também, a 1ª safra comercial, a de 2001, foi obtida com rendimentos de 12.000 Kg/ha, considerado muito alto para os padrões modernos, que estima em 7.000 a 8.000 Kg/ha como ideal. Rendeu um vinho muito especial, frutado, elegante, com acidez muito notada, abrindo um mentolado com o tempo em taça. Seu corte é 68% Cab.Sauvignon; 19% Cab.Franc; 6% Carignan e 3% Carmenére, 14% de álcool. Foi o meu segundo melhor vinho da série, só perdendo para o 2005.
House of Morandé 1999 é o único varietal Cab.Sauvignon, 13% de álcool, na cor não aparenta a idade que já tem, nariz mais balsâmico, terroso, com frutas maduras, fumo de corda. Em boca confirma as frutas, algo animal, acidez notável ainda, e taninos bem resolvidos.
House of Morandé 2003, corte de 67% Cab.Sauvignon; 17% Cab. Franc; 10% Carmenére e 6% Carignan, 13,7% de álcool, mais floral que os anteriores, frutado, toque animal, em boca confirma o frutado, algo vegetal que não consegui definir muito bem.
House of Morandé 2004, corte de 76% Cab.Sauvignon; 19% Cab.Franc; 5% Carmenére, 13,5% de álcool, este parece mais evoluído na cor que os anteriores, nariz frutado, animal, e balsâmico.Em boca confirma o balsâmico, as frutas, bem lácteo e equilibrado.
House of Morandé 2005, corte de Cab.Sauvignon 91%; Cab.Franc 7% e Merlot, com 13,7% de álcool. Frutas mais maduras, abundantes no nariz e em boca, sutil floral, especiarias também tanto no nariz como em boca, com um cravo delicioso dando certo ardor em ponta de língua, taninos firmes, acidez, como nos outros da linha, espetacular, e com leques aromático e gustativo complexos, que vão se abrindo à medida que o vinho se abre em taça. Foi o meu preferido. Apesar de ter estilo mais novo mundo do que os meus preferidos do velho mundo, está muito bem equilibrado, gostoso e pronto. Muito adequado a gastronomias suculentas e graxas, em virtude de seu álcool e seus taninos, além da acidez marcante.
House of Morandé 2006, corte de 89% Cab.Sauvignon; 4% Merlot; 4% Carignan e 3% Carmenére, com 14,2% de álcool. O único que veio em garrafa de 750 ml, o mais mineral de todos, frutado, floral, algo de embutidos, em boca confirma o frutado, boa acidez, taninos ainda vivos, café e tostados, e um ligeiro amargor no final de boca, que em nada compromete o vinho.
Todas as uvas dos vinhos House of Morandé são de cultivo orgânico, passam por barricas francesas mescladas de vários usos por 18 meses, e descansam em garrafas por mais 24 meses.
Vale a pena experimentar esta linha, e disse o Otávio Piva, que a linha 2006 está disponível, e que tentaria trazer algumas garrafas de 2005, será que vai conseguir? Se afirmativo, já deixo reservadas algumas para mim.
Expand
www.expand.com.br
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

2 comentários:

Anônimo disse...

Lindo blogueiro lindo, cade nosso email semanal? Minha vida tá tão triste sem ele?

Álvaro Cézar Galvão disse...

Linda anônima linda,
Não se sinta triste, pois penso em todas as lindas meninas lindas todas as sextas-feiras, mesmo que não consiga enviar a mensagem.
Dá próxima vez, minha linda amiga, identifique-se para eu saber de qual das lindas meninas veio a mensagem!
Beijos de luz